17 de fev de 2010

Limpeza e manutenção da geladeira




Olá meninas!! O sol brilha lá fora e aqui dentro a TPM ainda reina, mas correndo riscos de logo ser destronada! Ainda bem!! ;oD

Hoje tirei a manhã para fazer uma boa limpeza na geladeira, que convenhamos, ninguém merece abrir a dita e receber um bafo de cheiro ruim na cara né?? Aprendi que é legal limpar a geladeira toda semana, e a melhor hora é depois da feirinha, antes de acomodar as compras frescas.

Uma coisa que aprendi com mamys foi que não se forra as prateleiras da geladeira, não se guarda alimento quente, pois tudo isso dificulta a circulação do ar frio e faz com que a belezinha gaste mais energia.

Para limpar por dentro faça a seguinte solução:
Para cada litro de água 02 colheres (sopa) de vinagre branco (é mais suave) ou bicarbonato de sódio. Molhe uma esponja nessa mistura e passe no interior da geladeira. Ou vá aspergindo e limpando. Seque com um pano. A limpeza externa deve ser feita com uma esponja embebida em água e sabão neutro.

Evite o mofo da borracha de vedaçãoda seguinte forma: para cada copo de água, coloque 2 colheres (sopa) de água sanitária e aplique com uma escova de dentes e seque depois. Para manter a qualidade da borracha passe um pano com vaselina líquida após a limpeza e faça o degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de 1 centímetro.

Já a organização da geladeira se procede dessa maneira^:

* Leite e seus derivados, bacon presunto, iogurte, ficam na primeira prateleira, ou se a sua geladeira tiver a gaveta embaixo do congelador, lá é o lugar deles.
* Margarina, maionese, catchup, molhos em geral, água, refrigerantes são acondicionados na porta da geladeira.

* Os ovos devem se guardados nas prateleiras intermediárias, e nunca na porta, pois são frágeis e estragam com facilidade por conta do frequente abrir e fechar da porta. Acondicione-os, de preferência em um porta ovos.

* Frutas como abacaxi, mamão, melão, melancia devem ser limpas, cortadas e acondicionadas em recipientes com tampa ou coberta com papel-filme por no máximo 3 dias. Dê preferência às vasilhas quadradas, retangulares, menos as redondas, pela facilidade de acomodar e ganhar espaço na geladeira.

* Os frios e legumes dever ser lavados e guardados em recipientes limpos e ou em sacos novos e secos.

* Não usou todo o enlatado? Retire da embalagem e acomode num recipeinte limpo, seco e com tampa. Principalmente extrato de tomate, e para que ele dure mais coloque uma camada de azeite de oliva por cima, evitará qualquer tipo de bolor.

* As carnes devem ser separadas e etiquetadas com o nome e a data que irão ao freezer ou congelador, e setorize-as, pr a ficar mais fácil de encontrar o que quer.

E para manter a geladeira longe de qualquer cheiro ruim, não guarde nada destampado e nada de carvão, casca de ovo seca, essas baboseiras não funcionam, já dei a cara à tapa. O que realmente funciona é colocar num potinho 2 colheres (sopa) de pó de café com 5 a 6 cravos da índia, e deixe na porta da geladeira. Troque a mistura a cada 15 ou 20 dias.



Já que a sua geladeira, como a minha, está bem limpinha e devidamente organizada, que tal incrementá-la com uma linda galinha decorada, como essa da foto?
Essa é do Ateliê Mundo Country, passe por lá, delicie-se com as lindas peças e encomende a sua também!

2 Comentários:

Débora disse...

Achei muito bacaninha as dicas q vc deu! Algumas eu até conhecia, tipo o lance da comida muito quente na geladeira, de não poder forrar as prateleiras e etc.

Agora a dica para evitar o mofo na borracha foi demais da conta!!! Essa semana irei ao mercado, ou seja, será perfeita pra botar em prática o q vc ensinou aqui.

Depois te contarei o resultado, tá???

Parabéns e continue com o ótimo trabalho!

Beijos!

Dona Amélia disse...

Essa da borracha também foi um achado pra mim, mana.
Mas que bom que estou ajudando, viu, e se souber de alguma dica boa, manda brasa e fala aqui, pra eu aprender tb.

E o bolo, gostou?
Beijão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo