15 de mar de 2010

Organizando o Guarda Roupas



Um armário bem organizado, com todas as peças bem divididas é o sonho de muita gente, e comigo não é diferente. Mas a verdade é que a física explica muito bem o que acontece com o meu: o caos se instala mais rápido e gasta menos energia que a ordem. Mas  enfim, hoje é dia de por a mão na massa e deixar tudo mais arrumadinho, e assim organizar a vida e os pensamnetos tambémn, já que dizem que o nosso armário ou closet é o espelho de nosso interior, não? Assim vou tentar  seguir as orientações que fui descobrindo e adequando-as à minha realidade. E claro, divido com vocês, para se quiserem fazer o mesmo! ;oD



Pegue um dia de folga, coloque uma roupa confortável e ligue o som. Escolha músicas alegres, que você goste muito e prepare-se para mudar sua vida. Pelo menos em relação as suas roupas. [Isso comigo funciona que é uma beleza, aliás, só funciona assim!]

Separe por cores
Uma dica bastante comum é a de separar suas roupas por cores. Por peças também. Exemplo: todas as camisas penduradas, uma ao lado da outra, mas seguindo a disposição das cores. Você cria um degrade com elas. Branca, amarela, laranja, azul claro, azul escuro, preta e assim por diante.

Se você tem poucas gavetas, utilize caixas bonitas com cores que combinam entre si e guarde suas meias, bijuterias, lingeries. [como tenho poucas  gavetas e ainda por cima duas se quebraram, acabei usando o espaço para acomodar caixas de sapado (por enquanto, até providenciar de MDF) para ir organizando as calcinhas e soutiens]

Vamos começar a organização.

Antes de começar, separe roupas e sapatos de estação, que você tem certeza que não irá usar agora e guarde-as em sacos de lixo escuro, até a próxima temporada. Para as peças de lã e seda, faça furinhos no saco, elas precisam respirar. Esteja certa de que as peças estão limpas. Não guarde peças que foram usadas sem lavar, pois podem se danificar. [Aproveite essa  hora  pra ir separando as roupas que vocês  não usam e que podem ser reaproveitadas por outros, e faça uma doação. Haja saco pr a guardar a minha pilha de doação!!]

Porque saco de lixo escuro? Eles impedem a ação da luz e mantém suas roupas protegidas de se tornarem amarelas ou mofarem, por estarem guardadas. Se agora estamos no inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves, roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros, luvas, etc.

Com isso você ganha espaço para organizar melhor as roupas que está usando e as que eventualmente, vier a comprar. Você pode guardá-las num maleiro. [Esse é meu sonho de consumo, aliás, vou mandar fazer um baú bem legal justamente pra  armazenar essas  roupas menos usadas, de acordo com as  estações, mas esse também é um procedimento que muitos organizadores não aconselham.]



Mais uma dica, se não usou no último ano, talvez não use mais.



Passada a etapa de seleção do que você realmente usa, é hora de limpar o armário e as gavetas por dentro e por fora antes de recolocar as roupas neles. Use apenas um pano limpo e úmido para tirar o pó. Você pode colocar plástico auto-adesivo transparente (tipo con-tact) nas gavetas, prateleiras e chão do armário para garantir a durabilidade do mesmo.

Os armários têm acessórios, que são cabides, caixas, cestos, suportes para cintos. Capriche neles!

Os cabides devem ter boa qualidade. Alguns, ás vezes, vem com rebarbas e danificam suas roupas. Escolha todos do mesmo material e cor, assim deixaram seu armário mais bonito. [Se você gostar de cabides de madeira pode encapá-los com papel de scrap e deixá-los ainda mais bonitos.]

Separe seu armário por setores. Exemplo: Setor de peças mais longas, como: vestidos, casacos, túnicas, robes. Depois setor de camisas e blazers. Depois de calças, saias, etc. Fica mais organizado e fácil para encontrar as roupas.

Gavetas ou colméias – São ideais para você colocar suas peças miúdas, como lingerie, meias, suéteres, camisetas, shorts. Se forem grandes, você pode criar espaços com divisórias e caixas, organizando melhor. Pode por exemplo em uma gaveta grande, com a divisão colocar lingerie, meias e lenços.
Separe uma gaveta e coloque suas calcinhas e soutiens, separados por cor. Você pode formar os conjuntos, colocando a calcinha dentro do bojo do soutien.

As meias de lã, algodão e finas, podem ficar juntas. As meias finas devem ser mantidas em sacos plásticos para não desfiarem. As outras meias, de preferência dobradas. Quando você as fecha como um casulo, o elástico acaba esticando.

Camisetas e pijamas podem ser guardados enrolados, pois não amassam mantidos dessa forma. Se você dispõe de mais espaço, coloque-os dobrados. Se você possui prateleiras ou colméias, podem ser colocados dobrados e separadas por cores. Fica bonito e fácil de localizar a peça que você quer.

Suéteres e blusas de frio, também em gavetas ou colméias. Roupas de ginástica, idem, pois são miúdas e geralmente não amassam.

Penduradas no armário – Disponha as roupas por setores, como mencionado antes. Vá arrumando por tamanho. Um exemplo. Os vestidos longos e normais, depois pode ser os sobretudo, blazers, conjuntos, camisas e por fim as calças compridas. Tudo em cabides.

Então já temos uma seqüência do maior para o menor. Mantenha agora a de cores, nessa mesma proporção. Os vestidos do mais escuro para o mais claro. E o mesmo com os blazers, conjuntos, camisas, calças. Se afaste um pouco e olhe seu armário. Está harmonioso?

Sapatos – A parte baixa do armário pode ser organizada para colocar os sapatos. Existem caixas, com uma janela transparente, onde você vê o sapato. Então coloque todos em caixas e arrume um sobre o outro. Será fácil localizá-los e estarão protegidos. Outra opção, caixas com etiquetas, você escreve o tipo de sapato, sua cor e assim você acha fácil o par. Forme pilhas com as caixas. Você ganha mais espaço.

Bolsas – Prateleiras ou colméias são boas para acomodar suas bolsas. Mantenha o enchimento de papel que acompanha as bolsas quando você a compra, elas permaneceram mais bonitas por um tempo maior. Arrume uma parte do armário, que seja uma prateleira e arrume-as, uma ao lado da outra, seguindo um padrão de tamanho e cor. Você também pode pendurá-las em um mancebo. Eles ocupam pouco espaço.

Pequenos Itens – Lenços, echarpes, luvas, cachecóis, bonés. Se tiver gaveta, pode colocar todos juntos. Ou pendurá-los no armário. Crie, com um acessório para pendurar cintos, uma opção para esses itens. Ou uma caixa bonita.

Alguns armários têm prateleiras ajustáveis, o que ajuda a planejar o espaço para cada setor.

Em lojas de materiais de construção você encontra aramados, caixas, prateleiras que podem ser adaptados ao seu espaço e necessidade.

Algumas dicas
Se usar bolinhas de naftalina, não deixe que elas toquem a roupa. Coloque dentro de meias velhas.[Pessoalemnte eu odeeeio naftalinas. Bolinhas de cedro são bem mais eficientes!] Se suspeitar que traças estejam passeando pelo seu armário, tire tudo e coloque para tomar sol. Passe um pano úmido com sabão neutro no seu móvel. Depois de bem seco, retorne com suas peças.

Use também um desumidificador ou sílica gel dessecante para eliminar o mofo de seu armário. Você encontra em lojas de material de construção ou na internet.

Use saches perfumado nas suas gavetas, caixas e pendurados entre os cabides.

Mais boas  dicas Aqui.

17 Comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Olá, obrigado por ter passado lá no meu cantinho, volte sempre!!!
Até que as minhas roupas são um pouco(rs) organizadas!!!òtimas dicas!!!

Um grande bj!!!E uma ótima semana!!!

Nanda disse...

Nossa!!!
Meu Deus!!!
O meu está virado pelo avesso! E eu com preguiça de arrumar...


Bjos, Paty.

Dona Amélia disse...

Pois é meninas, o meu tb não estava tão zoneado, mas sabe como é, sempre tem alguma coisa pra descartar, é incrível como acabo acumulando as coisas.

Xerinhos

Paty

Isabela Kastrup disse...

Queridaaa, adorei todas as diquinhas, realmente preciosas. O blog está maravilhoso!
Já virei seguidora!
Beijos,
Isa

Arte Em Casa da Dê disse...

OI vim conhecer Dona Amélia...adorei. Estarei aqui te visitano e acompanhando seus post sempre. Mas por que está triste hoje? Fica não...a vida e a alegria dela está dentro de você e nada nem ninguém pode abafá-la..beijos

Eliene Vila Nova disse...

Oi minha querida
por quê você está triste hoje?
vi no seu perfil ao lado.
fica não, quer conversar?
me adiciona no msn:
mulherseverino@hotmail.com
adoro suas visitas
uma dia abençoado
beijos

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado por sua visita!!!

Bjs...

Michelle disse...

Oie!!!

Dá licença, tô entrando...rs...estou tentando arrumar o armário, mas só de olhar dá uma preguiçaaaaaa....no final de semana dou um jeito nele...e aí colocarei todas as suas dicas em prática...obrigada por compartilhar...vou te seguir, ok???

Beijos...e nada de tristeza, hein!!!

Dona Amélia disse...

Meninas, vocês são uns amores, viu?!
Obrigada a cada uma e às novatas: sejam sempre muito bem vindas ao Dª Amélia!! ;oD

um mega xêro à todas!

Paty

Rose disse...

Paty, quando eu crescer quero um armário assim tudo organizadinho...kkkk bem que eu tento mas em 2 dias já ta tudo fora do lugar de novooo...
Bjinhus lindinha

Nárriman disse...

Paty, minhas irmãs costumam dizer que sou a mais organizada da família rss. Eu gosto muito de mexer nos armários, ficar ajeitando minhas coisinhas...muitas dessas dicas eu havia aprendido num programa de televisão (não me lembro qual) mas as dicas que deu estão bem mais completas!! Gostei muito da dica do saco escuro e ainda não conhece essa tal bolinha de cedro.
Valeu!!

Bjs!!

Já respondi seu e-mail, tá linda?

Roberta Granada disse...

Oi, adoro teu blog , tudo muito lindo como sempre,visite meu blog também,sobre artesanato em geral, com várias receitas,beijokas
http://agulhaetricot.com
http://agulhaetricot.blogspot.com
http://titacarre.elo7.com.br

Dona Amélia disse...

Eose, sofro do mesmo mal que vc. rs

Nárriman, eu até que não sou tão desorganizada, o problema é que deixava bagunçar demais pra arrumar, agora estou aprendendo a todo dia dar uma ajeitadinha leve, do que ficar um dia todo no pesado pra ajeitar tudo. rs

Roberta, fico feliz que esteja gostando mesmo do meu cantinho, volte e comente sempre quiser, viu? Fique á vontade, como ficarei nos teus.

Xerinhos, meninas.
Paty

Alessandra disse...

Ontem eu li as suas dicas, só não deu tempo de comentar.
Achei ótimas!

Bjocas,
Ale

Dona Amélia disse...

Esquenta não, Ale, sei que tem dias que é tudo corrido. rs

Xeros

Maria do Socorro disse...

Oi Paty! amei as dicas e o seu blog... DEUS te abençoe! bjao

mymmiarteira disse...

prazer,agora sou seguidora ,menina cada dica massa;é que eu sou limpinha ,mas tãaaaaaaaao desorganizada,adorei seu blog,vou tirar proveito das suas dicas,pode? deus te abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo