18 de mar de 2010

Como Deixar um Banheiro Limpo e Organizado


A gente sabe bem o quanto um bom banho pode deixar um banheiro desorganizado, ainda mais se tivermos crianças e adolescentes em casa. Por isso, e aproveitando que hoje foi dia de lavar os daqui de casa, deixo algumas dicas de uma boa organização:

Toalhas e roupa suja

Tire todas as toalhas molhadas e deixe-as secando estendida, de preferência no sol para não dar mau-cheiro. Recolha as roupas sujas e coloque em um cesto (coloque em baixo da pia para não ocupar espaço). Deixe sempre uma toalha de rosto pendurada do lado da pia para a sua higiene (troque uma vez por semana).

Pia

Deixe a vista só as coisas que você usa diariamente, todo o resto guarde em um armário. Tome cuidado com alguns produtos, quando expostos a umidade podem ser danificados. Coloque esses objetos em um cestinha para manter a ordem. Se você tiver uma saboneteira, tire a água acumulada para não amolecer o sabonete.Você pode também preencher o fundo da saboneteira com pedrinhas (seixos), para que a água que escorre do sabonete não acumule sob ele e forme aquela indesejada gosma (eca!). Dê preferência aos sabonetes líquidos, são muito mais higiênicos.

Box

Deixe no Box apenas o necessário. Coloque um suporte para colocar todas essas coisas. Deixe apenas o shampoo, o condicionador e o sabonete. Os “adicionais” pente, Gilette (lembre-se de não deixá-la molhada senão enferruja), óleo para o corpo, ou qualquer outra coisa de uso pessoal estão inclusos. A calcinha/cueca molhada fica FORA da torneira. É anti-higiênico, e perigoso para a saúde – o problema principal está relacionado à lavagem deficiente, permitindo a persistência de restos de pele ou líquidos vaginais e possíveis microrganismos, como o Candida albicans (fungo causador da candidíase, ou corrimento vaginal). Isso sem falar no efeito estético terrível causado pela presença de roupas íntimas espalhadas nas torneiras.

Armário

Guarde as outras coisas como secador, chapinha, escovas de dente (para evitar que elas sejam contaminadas perlos coliformes fecias que circulam pelo ar do banheiro, mantenha o porta escovas dentro do armário), de cabelo, cremes hidratantes, desodorantes, etc. Maquiagem está fora, deixe bem longe do banheiro por causa da umidade. Remédios também ficam em outro lugar.


Dicas Extras

Até quatro rolos de papel higiênico podem ser guardados em um cesto de plástico ou de vidro,  de preferência com tampa (para evitar pó e umidade). Você pode armazenar no mesmo recipiente o estoque de sabonetes da casa, sem as  embalagens. Além de economizar espaço deixam os papéis perfumados. Mas coloque o cesto bem distante da lixeira, ok?!

Para remover o mofo da parede (vale pra  toda a casa) faça uma solução de 50% de água sanitária e água. Pulverize nas partes com bolor, aguardando uma hora para raspar o local. Repita a operação e deixe secar por 24 horas, para, se for necessário, pintar depois.

Se você gosta de esponjas para o banho, dê preferência as naturais, e lembre-se que seu uso deve ser indivudual e que devem ser trocadas mensalmente. Guarde-as penduradas para escorrerem.

Mosquinhas  no boxe indicam: o ralo precisa de limpeza. as moscas surgem de lavas que se aliemntam de bactérias do lodo que se forma no local. Retire o tampão do ralo, use luvas, escovas, sabão e água quente e esfregue a área interna. Despeje água bem quente com uma solução de 2 colheres de água sanitária para um litro de água.

Ralos desentupidos e sem cheiro.
Polvilhe de 20 a 40 g de bicarbonato de sódio sobre o ralo e pingue água quente - só o suficiente para a solução descer. Deixe por, pelo menos 2 horas e jogue água quente em abundância. Atenção: essa receita é eficaz para manter o ralo desentupido, e não para desentupí-lo.

1 Comentário:

Fernanda Reali disse...

Utilíssimo. Qualquer horinha vou levá-lo emprestado para o meu blog,ok?
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo