15 de abr de 2010

Bolinho de Chuva



Ontem, finalmente, consegui assistir ao filme do Chico Xavier e fiquei muito feliz. Mesmo com a sala lotada, muitas  crianças, o silêncio era respeitoso, as  risadas surgiam nas horas  certas, pois o Chico tinha [tem] um senso de humor refinado, uma delícia. Além de toda bondade e amor desse ser humano, o filme mostra  também seu lado humano, que levou muita lambada da  vida, da madrinha e do próprio Emmanuel! Vale a pena ser visto, independente de credo, religião ou qualquer coisa.

Eu tenho uma amiga linda, a Graciela, que hoje mora com o marido e o filho em Barcelona, na Espanha. É uma pessoa a quem devo muito em termos de carinho, incentivo, apoio, que sempre teve uma palavra amiga e os braços estendidos. E outro dia ela me pediu aqui que publicasse a minha receita de Bolinhos de Chuva. Então, ontem, quando cheguei do cinema, o Marido também me pediu pra  fazer, aproveitei, levei papel e caneta, pra  anotar direitinho as medidas, pois sempre faço no olhômetro!;oD
E aqui está, especialmente pra você, Grá, minha amiga muito amada!!

Ingredientes:
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúca
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo para fritar

Making of:
Peneire todos os ingredientes secos e ponha em uma tigela. Faça um buraco no meio e coloque o ovo batido e o leite. Mexa com uma colher até formar uma massa homogênea. Aqueça o óleo e, com uma colher de sobremesa, pingue a massa na frigideira. Frite os bolinhos até dourarem, poucos por vez, e passe no açúcar e canela. 
Evite fazer bolinhos muito grandes para que não fiquem crus por dentro, mas  se vc gosta da massa crua, como algumas das minhas amigas, frite-os em óleo mais quente ou os faça maiores.


Prontinho, Grá, tenho certeza de que agora você não passa mais vontade de comer bolinho de chuva por aí, viu?
Saudades amiga!!

Um xêro a todas! ;oD





12 Comentários:

Alessandra disse...

Menina!
Meus bolinhos de chuva são totalmente sem forma!
Seus bolinhos estão bolinhas perfeitas e cobertos todinho ...hum....que delícia!

Bjocas,
Ale

Juliana Masselli Castro disse...

Sou apaixonada por bolinho de chuva!!! :)
Adorei seu blog, estou seguindo!

Bjos

Magia na Cozinha disse...

Ai que delícia! Me lembra minha infância. Já fiz algumas vezes, mas não ficam redondinhos como os seus. Preciso aprimorar a técnica.
Obrigada pelo feed-back sobre o filme do Chico Xavier. É ótimo saber que gostou.
Bjs :)

Trocando Idéias com a Dênia disse...

Hummm, lembra minha infância!!! Eu fazia com minhas amigas e não lembrava mais a receita, obrigada pois vou tentar fazer!!!
Ah, passei p pedir p vc dar um pulinho no meu blog que eu postei um selinho p vc, lá ensina como passar adiante.
bjs e tenha um ótimo dia!!!!

Dona Amélia disse...

E não é que bolinho de chuva só tem cara mesmo de infância e de vó na cozinha preparando? rs
Que bom que vcs tb gostaram, meninas!

Valeu.
Xêros

Paty

Margaret disse...

Vim aqui dar um oi e normalmente nem leio muito post quando é de receita (sou sincera e odeio cozinha...rs)
mas ai fui descendo e desmaiei - mentira, só exagero mesmo - porque eu amo bolinho de chuva e nunca sei direitinho como faz.
Minha mae fazia quando eu era pequena e eu amava...e amo....
E ja to copiando porque eu detesto cozinha mas por um bolinho de chuva boto o avental e vou la.
beijinhosssss

Eliza Lopes disse...

Ah eu amo bolinho de chuva ainda mais com café.. Um deu até vontade de fazer agora, rsrs. Sempre como bolinho de chuva ou bolo de fubá, meus favoritos. Beijos Paty.
PS: Não creio que você viu o filme? Ai eu tenho que assistir urgente estou ansiosa demais rsrs.
BJO.

EVA CAROLINE | disse...

bolinha de chuva tem gosto de infancia! nunc amais comi... vou guardar a receita pra fazer pra Isadora (se é que ela vai querer provar) e amei o seu plano de fundo!
E vamos combinar, caneca embalada nao tem a menor graca.

Arte Em Casa da Dê disse...

Oi Amiga que delícia esse bolinho...lembra sempre infância, vou experimentar depois te conto...beijos

Elisângela Silva disse...

Eu sou simplesmtene apaixonada por bolinhos de chuva, sempre fiz com aqueles de caixinha, queria mto a receita!
Ameii, vou fazer e te falo!
Bjs

João Fernando disse...

Patyzinha,

Minha poetiza preferida!! Muito obrigada… Receita de bolinho de chuva com lagrimas de agradecimento por tanto carinho e amizade.... Como dizem os espanhóis: Pues, es todo lo contrario, vc sim que sempre foi uma amiga de ficar ali do meu lado, mesmo sabendo que o que eu estava fazendo nem sempre era uma boa idéia. Uma amiga que incentiva sonhos malucos e que quando eles dão errados esta do lado sem julgar ... Paty, vc é amiga que me faz pensar que eu não estou no lugar errado, que este mundo é bom. De verdade que saber que vc existe e que é minha amiga me conforta muito, muito.... Vc faz a vida das pessoas mais amena, mais cor de rosa... e é de uma generosidade sem igual... Adoro o seu blog. É muita generosidade compartilhar tanta coisa boa com o mundo.... Obrigada, minha querida....
O filme do Chico... um dia quero assistir....  O livro é excelente...

Amei a receita.... muito obrigada, fiquei super metida...... E ao mesmo tempo arrasada: aqui não tem maisena, não tem amido de milho!!!!!!!!!!! Como pode uma coisa destas? Buaaaaaaaaaa!!!! Vou procurar em lojas de produtos latinos e em um supermercado que tem de tudo (e na sessão de produtos internacionais de alguns supermercados....) De qualquer forma vou ao Brasil por alguns dias no inicio de maio e vou trazer um montão de maisena.... E se alguém no aeroporto me perguntar o que é aquele monte de pacotes de pozinho branco eu entrego a sua receita de bolinho de chuva e digo que se trata de um gênero de primeira necessidade, que não deixar seria discriminação cultural!!! Mas ai eu correria o risco de eles fiarem com a receita e a maisena..... Melhor dizer que é como a gente costuma tratar assadura de neném.... hahahahaha

bolinho de chuvas disse...

A receita me lembra muito a minha infância onde eu comia muitos bolinho de chuvas. É quase uma rotina, quando chovia tinha o bolinho de chuva delicioso e quentinho me esperando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo