29 de abr de 2010

Propriedades e como utilizar os óleos vegetais


Ai gente, TPM, pra mim, é um caso sério viu! Ainda pior quando fico colérica e ensandecida! rs Mas ao menos o humor negro me salva, porque vai diluindo à cada piada e se transforma em bom humor. O ruim é quando uma série de coisas vão acontecendo, aí não tem jeito. Hoje mesmo, caí por causa do cachorro e torci o pé, passando pano na casa prendi a palma da mão entre o cabo do rodo e a parede, resultado? Um calo de sangue na mão, em forma de um grão de café, tá igualzinho, precisam ver. rs Mas  enfim, mais calma, mas ainda brigando com a sombra, me lembrei de uma conversa que ouvi no mercado outro dia sobre óleos vegetais e achei uma boa idéia pra  trazer pra  cá.Espiem:

Com a variedade de óleos existentes no mercado, é difícil saber qual é a melhor opção para levar pra casa. Os óleos de origem vegetal são fundamentais para a nossa alimentação, pois são fontes importantes de energia e atuam na abosrção de vitaminas. Mas por serem bem calóricos devem ser consumidos com moderação. A recomendação é consumir 2 colheres [sopa] de óleo nas refeições e 1 colher [chá] de azeite por dia.




Propriedades de cada óleo:

Óleo de Soja
Tem como principal vantagem o seu baixo custo, pois é do tipo mais barato encontrado no mercado. Embora  possua ômega 6, que ajuda a regular os níveis de colesterol, não traz muitos benefícios à saúde. É indicado para o preparo de pratos doces e salgados, principalmente frituras.


Óleo de Canola
Com sabor suave, possui quantidades de ácidos graxos insaturados e baixos níveis de gordura saturada, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e na manutenção da pressão arterial. Ajuda a aumentar o HDL [coleterol bom] e diminui o LDL [colesterol ruim]. É ideal para o preparo de peixes, legumes e verduras e também saladas.

Óleo de Girassol
Apresenta alto índice de ômega 3 e vitamina E. também auxilia na redução do colesterol por possuir baixa quantidade de ácidos graxos saturados e ser rico em gorduras monoinsaturadas, que aumentam o HDL e reduzem o LDL. Ótimo para utilização em saladas, frituras, cozidos e conservas.


Óleo de Milho
Esse óleo dificulta a formação de gordura no sangue, ajudando a reduzir o nível do colesterol. Bastante usado no preparo de massas doces e na indústria alimentícia, principalmente em confeitaria.


Óleo de Gergelim
Com aroma e sabor característicos mais fortes, esse óleo apresenta alta estabilidade e tem propriedades  antioxidantes, agindo contra os radicais livres. É utilizado principalemtne nas culinárias chinesa e japonesa e na fabricação de doces e balas. Também pode substituir o azeite no tempero de saladas e pratos frios.

Azeite de Oliva Extravirgem
Rico em gorduras monoinsaturadas e vitaminas A, D, E e K, o azeite é um poderoso antioxidante capaz de retardar o envelhecimento. É indicado para saladas ou pratos que não são levados ao fogo em altas  temperaturas, pois o azeite perde suas propriedades nutritivas quando aquecido.


Importantíssimo, meninas[os]: 
 O óleo que já foi utilizado em frituras nunca deve ser descartado na pia, onde vai parar direto na rede pública de esgotos. Podemos acondicioná-los em garrafas pet e juntá-lo ao lixo orgânico, mas o melhor mesmo e ecologicamente correto é entregá-lo às empresas que recolhem esse material para reciclar e utilizar, transformando em sabão, por exemplo.



8 Comentários:

Margaret disse...

nao aguentei, ri muito do inicio do post.
mas vou te ensinar uma simpatia que uma amiga me ensinou pros periodos que acontecem essas coisas. Escreve em algum lugar assim: "Sai Adelaide".....
Eu ate ri quando me ensinaram, mas fiz. nao custa nada ne?
faz e bota na geladeira...kkkkkkkk
beijossss

Ana Maria disse...

Muito bom o seu post e seu bom humor....rs. Li com atenção as descrições dos tipos de óleos. Valeu. Conhecendo seu blog. Bjs

Mais Equilibrio disse...

Olá Patricia
Adorei seu blog, principalmente sendo recém casada e já está na ativa de dona de casa....
Sou de Uberlandia, mas moro em Belo Horizonte há mais de 20 anos.
visite o meu blog
maisequilibrio.blogspot.com
Bjs
Eliana Delatorre

Dani Etoile disse...

Adorei as definições, mais uma que imprimo e vai para a porta da geladeira! beijos
Dani

Magia na Cozinha disse...

Eu uso o óleo de milho e o azeite de oliva extra virgem normalmente. Tenho o de gergelim tb se quiser fazer algo prato oriental, mas isto é raro.
Bjs :)

Carla disse...

Olá querida!!!
Bem...estou sempre passando pra te espiar...e lembrar como eu ainda quero conhecer teu estado e trazer pra minha casa um lindo oratório! hummm...que esse dia chegue logo Meu Deus! hehehehehe
Adorei as dicas...e me ajudou a decidir a continuar no oléo de milho e no meu azeitinho extra-virgem!
Bjs amada!!!
Ps: Quer dizer que somos duas a sair por ahi "Amor, Amor"?
Hum...que cheirinho bom né? o meu marido aprovou...o que é melhor!!!!hihihi

Renata Boechat disse...

OLá bom dia!

Conhecendo seu blog, e agradecendo sua visita ao EternosPrazeres!

Tenho preferido o óleo de milho pra tudo, já que o de canola, apesar de ser o melhor, tá caro pra xuxu!

Valeu,
Abraço,

Rita Vieira disse...

Oie! ví seu comentário lá no Panela e vim te conhecer! muito legal seu blog! já tô seguindo pra não te perder de vista e a gente trocar umas receitinhas!!! beijo! beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo