22 de abr de 2010

Tirinhas de Fígado com Pimentão


Como ontem foi feriado e eu resolvi desbundar da  casa, hoje tive que fazer tudo o que ficou de ontem e o que estava previsto pra  hoje. Mas  tudo bem, ando até que bem disposta pra isso. Arrumei o quarto, varri a casa, uma lim pesa boa no banho social e do quarto e chegou a hora do almoço.
Sei que muitas  pessoas não curtem muito comer Fígado de Vaca [ou boi, sei lá, rs], mas  eu adoro! Sem falar que é uma fonte de ferro maravilhosa, ainda mais que ando comendo bem menos feijão. Como Marido adora pimentões [eu nem tanto], resolvi agradá-lo e o menu do dia ficou assim:

*Arroz Branco
* Purê de Mandioquinha [também chamada de Batata baroa, batata salsa...]
* Salada de alface, tomate e pimentões
* Tirinhas de Fígado com Pimentão

Ingredientes:
500 g de bife  fígado [usei cortado em tirinhas]
1/2 xíc. [chá] de vinagre branco [usei o de maçã]
2 pimentões cortados em tiras [usei verde, amarelo e vermelho]
1 cebola em rodelas [pitaco meu essa cebola]
1 col. [sopa] de sal [usei o tempero que fiz ontem]
1 col. [sopa] de molho de pimenta
3 col[sopa] de óleo [gosto mais de azeite]
1/2 xíc. [chá] de caldo de carne quente [usei um cubo dissolvido na quantidade de água citada]
1 col. [sopa] de massa ou purê de tomate

Making of:
Tempere as  tirinhas de fígado com o vinagre, os pimentões, o sal e o molho de pimenta. Deixe no tempero por 30 min.
Leve ao fogo o óleo e, quando ele estiver quente, frite o fígado e reserve-o.
No óleo que ficou na panela, frite a cebola, os pimentões que temperaram o fígado até ficarem moles.
Acrescente as tiinhas, o caldo e a massa de tomate ao molho. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo brando, durante 5 min.

Receita inspirada pela que vi no livro Dona Benta Comer Bem. [Clica aí no link, o livro tá de promoção!! ;oD]





PS: Sei que sou uma negação pra  tirar fotos dos meus pratos, mas adorei essa foto!! ;oP
Um dia eu aprendo, ah se aprendo!!



9 Comentários:

Alessandra disse...

Paty, você tem razão!
Temos um cardápio muito diferente no que diz respeito aos nossos gostos. rsrs
Mas, adoro purê de mandioquinha e vc já percebeu isso, né!?
A foto ficou ótima!

PS: aquela receita de Frango assado ao mel e vinho, tb pode ser feita com carne de porco, que sei que sei marido gosta. Se calhar, ele não vai gostar do mel....não sei!
Bjocas,
Ale

Eliza Lopes disse...

Nunca fui fã de figado, mais eu não como nem 1 caroço de feijão então tenho que comer figado p/ repor o ferro que falta no corpo.
Mais é uma delicia um figado bem fritinho com tiras de pimentão.
Além de ser saudavel é muito saboroso.
Beijos.

Cibele disse...

Amiga, ameiii adoroo tudo isso, vc esta de parabéns a foto esta lindo ameiii, tem um pratinho desse ai??

hummm fiquei com fome

beijão

Dani Etoile disse...

Paty, amo, adoro, caio de paixão!!! Esse prato, do jeitinho que está aí minha mãe fazia para mim... Saudade...
A foto ficou FANTÁSTICA! Já aprendeu hahahahaha!
Beijos, querida,
Dani

Sandra Peres disse...

Eu era da turma contra o pimentão, até aprender a preparar, o corte certo e o tempo correto de cozimento, evitam que ele fique azedando no estomago, agora como sempre, qdo eu preparo!!!

Esse cardápio está muito bom, vc fez nutrição ou é só bom gosto mesmo???

Rose disse...

Patyyyy, adoro figado aliás sou a única aqui em casa que come então compro sempre muito mas muito pouquinho kkkkk e aqui chamamos de batata salsa adoroooo esse purê também...da próxima vez me chama tá...kkkk

E quando eu voltar pra Paris guay te aviso antes pra dar tempo de pegar sua listinha de desejos tá...Bjinhus!!!

Art Em Casa da Dê disse...

Amiga você me enlouquece com suas receitas..adoro fígado de todas as maneiras...Sobre a foto está linda mesmo...Mas da onde vc tirou que suas fotos são ruins...Tá louca!!!! Suas fotos nos abre o apetite...beijos

Figos & Funghis disse...

Eu gosto de bife de fígado. Mas nunca faço porque é sempre a mesma coisa, grelhadinho e tal. Mas agora com esta versão que você deu fiquei com vontade. Ficou lindo e deve ter combinado muito bem.
Bjinhos

Silvana Fabbri disse...

Queridona, eu amo fígado, adorei a receita.
Já vi tudo e amei, uma grande beijoka e bom final de semana.

meumundocordeabobora.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo