Como Reciclar o Óleo de Cozinha
Marcadores: Bem Saudável, Reciclando
Antes de ontem eu falei sobre os diferentes tipos de óleo vegetais, mas também ressaltei a importância de sabermos descartá-lo para que não contaminemos o meio ambiente. Achei esse vídeo da TV Gazeta de 2007 e achei super válido trazê-lo pra cá. São idéias simples, porém conscientes, que nos ajudarão a mudar esse mundo pra melhor.
E eu aprendi com Mamys uma receita diferente dessa do vídeo, super fácil de fazer e que rende um sabão maravilhoso, que nunca deixo sem ter em casa, já que tenho alergia à detergentes:
Sabão de òleo reciclado da D'Lourdes:
Ingredientes:
6 litros de óleo [Você pode, inclusive comprar o óleo, se quiser, em pastelarias e ou lanchonetes. Aqui em Uberlândia muitas já vendem, o que poderia ser doado, né, mas enfim... Se quiser tb pode sre usado o óleo novo]
4 litros de álcool [compensa comprar em posto de combustíveis]
2 litros de água
1 kg de soda cáustica
Making Of:
Coe o óleo e misture com o álcool numa bacia grande, pode ser de plástico sim.
Dissolva a soda na água, [e não deixe de usar uma máscara, pois o cheiro é muito forte.] e despeje devagar na mistura do óleo, sem deixar de mexer [usamos um cabo de vassoura velha]
Mexa até que a mistura tenha uma consistência de fio, ou melhor, quando levantar o cabo que se usa pra mexer, percebe-se o fio, como se fosse uma calda de açúcar.
transfira, se quiser para um recipiente quadrado e deixe de repouso até endurecer [Faço á noite e deixo até a noite seguinte, quando estará no ponto do corte.]
Se quiser pode adicionar também a essencia que desejar. Mas o cheiro natural dele é uma delícia e seu aspecto é glicerinado. Ótimo tb pra ralar a parte da espuma, que fica por cima, e usar na máquina de lavar roupas, substituindo o sabão em pó. Além de dar um brilho especial em alumínios deixa as roupas branquinhas.
Pena o meu ter acabado, mas assim que fizer posto fotos aqui.

Paty adorei a dica! E já anotei a receita! Parabéns por essa postagem, o meio ambiente agradece!
É super fácil mesmo!
Aqui nos EUA não existe sabão em barra, ninguém usa para nada. As casas não tem nem tanque, tudo é lavado na máquina de lavar e seco na máquina de secar. E na cozinha usa-se a máquina de lavar louça.
Bjs :)
Oi Paty, que receita boa,vou tentar fazer.bom final de semana beijo Lu
Oi aqui onde moro eles recolhem o óleo nos supermercado para fazer combustível para os caminhões, para quem quer participar eles entregam um pote de plástico retornável, também é uma idéia muito legal.
bjs
Que legal essa dica.
Parabéns!
Cintia Branco
http://sobreviveremsinop.blogspot.com/
Adoro esta ideia de reciclar o óleo, mas tenho medo de mexer em soda cáustica. O que fazer?
Bjkas e bom domingo!
Olá Dona Amélia...
bem vinda ao meublog...
espero poder trocar muitos informções...
Feliz de ganhar minha primeira seguidora...
Um grande beijo!!!
:)
Querida Patrícia,
Já estava com saudades de vir aqui!!!!
Bem esse sabão é ótimo, não resseca as mãos como alguns detergentes e eu também recomendo, além do meio ambiente agradecer!!!!!!!
Beijos e um ótimo início de semana!!!!!!
Estou seguindo vc!
Bjkas e uma ótima semana.
Oi Paty ,passei pra te desejar uma Maravilhosa semana beijo Lu
Patrícia, conseguiu ler alguma receita do livro do SESI em pdf? Espero que sim.
Muito obrigada por participar da comemoração do 1°ano do meu blog.
Até quinta feira, sai o ganhador da maleta e, na sexta-feira, vou dar outro prêmio.
Tem um blog que vais gostar:
calmaqueestoucompressa.blogspot.com (reciclagem e reutilização)
Participe e seja sempre bem-vinda!
Beijinhos
Olá!
Mto bom seu post,parabéns!
Gostei de seu blog,voltarei...
Ótima semana t+
Ana.
Paty,muito importante as sua dicas, nosso planeta precisa de ajuda!!Beijos !!!
Fia...
Dona Lourdinha sabe mess das coisas, né?! Reciclar, cuidar do ambiente é necessidade... e ainda ter sabão de quebra é mió =)
Gostei da dica de ralar para lavar na máquina...
Um bejim e uma linda semana!
Vinni
Adorei e vou retuitar.
Bjs!!!
Aqui no Japão a gente entrega o óleo na reciclagem e ganha sabão em pó feito do óleo.
Ou então usam em trens.
mas gostei da receita pq aqui não tem sabão em barra. E tem um lugar que vende óleos perfumados com preço bom. Então dá pra fazer um sabãozinho caseiro bem legal.
Eita moça de primeira que é essa amiga Patrícia. Ensina a economizar e a salvar o meio ambiente.
Vc é mesmo uma frô especial!
bjs
Oi, Paty.
No último final de semana sobrou um pote de óleo de fritura em casa, e eu fiquei doidinha sem saber o que fazer com ele.
Pois bem: agora nuuuuunca mais vou ficar aflita nessas horas.
Adorei a dica.
Só fiquei com uma dúvida: o álcool que vc usa é o combustível, mesmo (esse que agora virou etanol ? rs) ??
Espero sua resposta, tá ?
Obrigada.
Beijos,
Cris
soulartesanal.blogspot.com
Eu vou guardando o óleo usado em garrafas de amaciante e depois dou para uma senhora que vive disso. O Sabão q ela faz é maravilhoso.
Ah, se todos tivessem consciência...
Muito bom abordar assuntos importantes como esse. A natureza agradece.
bjs!
Acabei de anotar a receita. Valeu pela dica!
Beijitos
Olá!
Queria experimentar esta receita, mas estou com uma dúvida em relação ao álcool. Em Portugal não se vende, que eu saiba, álcool em postos de combustível. Portanto, a que álcool se refere? (o que diz na embalagem?)
Obrigada
Muito legal essa receita!!!
E que blog bonito esse, tá bem legal!
Como tirar o odor de peixe do óleo
Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:
rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.
Fiz meia receita hoje..no lugar do oleo coloquei gordura de boi, aquela q a gente tira na hora de preparar a carne.. :D fiz ás 9 horas ás 12hs já cortei..Uma maravilha,,Eu recomendoooo!!!!
Caraca o de todo mundo da certo menos o meu!!! Toda vez que tento fazer sabão de barra nunca da certo. Essa receita fiz domingo e até hoje nunca endureceu a ponto de corte. Buaaaaa :/ :/ :/
Postar um comentário