20 de mai de 2010

Compostagem Doméstica - Eu faço, e você?


Se há uma coisa que eu tenho pavor é ao desperdício, principalmente de alimentos. Então procuro reaproveitar tudo o que posso em casa. Mas  convencer o Marido a comer talos e cascas ainda tá complicado. rs E como aqui em casa tem muita planta, minha mãe ama e tem seu jaridm que agora  está sob minha supervisão, resolvemos fazer uma Compostagem Doméstica. Ontem falei sobre isso com a Rose, pelo twitter, e achei uma ótima idéia pra colocar aqui no blog também.

A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. 
Pode ser montada em um tambor plástico. O tamanho da composteira de cascas de frutas, folhas e talos depende muito do espaço disponível para abrigá-la. para uma família formada por um casal e 2 filhos, um tambor de 50 litros é suficiente para comportar o lixo produzido em um mês.

Para começar é preciso fazer furos na lateral do recipiente, a fim de escoar o líquido que se forma com a decomposição dos restos. Ele pode ser recolhido em vasilhas. Esse líquido não é tóxico, ao contrário do chorume doas aterros, que resulta da mistura de outros tipos de detrito

Com o recipiente da composteira pronto, forre o fundo com pedrinhas e coloque a primeira camada de lixo orgânico. Em seguida, cubra-a com terra de jardim, folhas secas ou serragem. Vá intercalando as camadas de detritos com esse tipo de cobertura.

A cada dois ou três dias, revolva camadas e coberturas para garantir a oxigenação do material e acelerar, assim, a decomposição.

Uma vez que o recipiente esteja cheio, é preciso esperar em torno de 2 meses para que o processo de compostagem se complete. Depois disso, o conteúdo pode ser usado como adubo

vale muito a pena, pois você deixa  suas plantas mais saudáveis e  pode reduzir seu lixo doméstico em até 60% ! ;oD

Retirei da Revista Veja - Edição 2131 de 23 de setembro de 2009 essas dicas e faço a minha compostagem desde então. ;o)

4 Comentários:

Vicentina disse...

Muito bacana fazer isto, eu já tentei fazer mas não dei conta.
Tbm tenho quintal aqui em casa seria muito bom que eu fizesse mas...
Muito boas dicas.
Bjs

Fernanda Reali disse...

Que boa ideia, Paty!!!

Nunca pensei nesse assunto, foge muito da minha realidade, pois moro em apartamento, nem lembro de quintal.

Para poluir menos, gerar menos lixo, temos um triturador sob a duba da pia da cozinha. Cascas de frutas, pequenos ossos e cascas de ovos, tudo desce ali e é triturado ao máximo. De vez em quando, lavo a louça com água quente para descer ali. Para evitar maus odores de algum restinho, todo dia trituro casca de limão, ou laranja, aí fica um cheirinho fresco. Quem puder adquirir um triturador, compre, reduz o lixo e o trabalho.

Beijos!!!

Lilian disse...

Amiga,
Uma atitude assim é digna de aplausos,Parabéns!

Corretíssima aproveitar e reutilizar.

Moro em apartamento,nw tenho jardim em casa,nenhuma plantinha :(

Mas as sobras eu reservo e a cada 2 dias eu levo para minha mãe fazer a compostagem dela, ela tem uma casa enorme com 1 jardim lindo.

Sua dica é ótima!Bjs

Carla disse...

Oi querida, hj passei pra "escolher" uma das tuas receitas pra fzer no domingão...ahi...ampliando a espiada vi esse post e não pude deixar de comentar que estás de parabéns. Adoraria poder fazer aqui em casa tb,porém morando em ap, fica complicado e por vezes inviável. Mas....sempre incentivo as escolas onde trabalho, a terem a composteira e toda essa parte de reciclagem com os alunos e pessoal da cantina! Cada um faz o que pode não é?
Um bj grande!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo