Domingo é dia de Churrasco
Marcadores: Dica Básica, Menu do dia
Carnes preferidas para o churrasco
Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.
Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer.
O ponto certo da picanha é o malpassado.
O ponto certo da picanha é o malpassado.
Contra-file : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.
Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida malpassada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.
Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém.
Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.
Chuleta : é também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o malpassado. É entremeada de gordura, que a mantém suculenta.
Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.
Além do churrasco tradicional, usa-se no Brasil outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da linguiça, coração de galinha, etc.

Essas dicas para a produção de um churrasco são ótimas. No seu blog só tem coisas gostosas é de ficar com água na boca, parabéns!!!
Bjs e tenha uma ótima semana
OI PATRÌCIA
aqui em casa sempre rola um churrasquinho. Meu marido prefere fazer com a carne fatiada mais grossa, assa mais rápido e se precisar colocra mais um pouco assa bem rapidinho.
Coloquei a receita do empadão no blog hoje. passa pra ver.
bjus e obrigadinho pela visita.
Hummmmm sou doida por Churrasco!!!!
Ontem teve em casa tb! :)
Beijos!
Hum q delicia!
Sou gulosa pra carnes(nw deveria,eu sei,rs)
Gostei das informações,aqui tbm todo domingo faço churrasco!
Suas dicas me ajudaram a tirar algumas dúvidas,principalmente quanto come de carne cada pessoa em média!!!Valeu!
Bjokas
Adorei o tutorial churrasco!
Meu marido precisa ler!
Bjs
uma senhora aula de como preparar um bom churrasco e qual carne usar. Nós aqui em casa adoramos as de porco e fraldinha faz muito sucesso aqui tb. bom dia
hummmmm...
deu até vontade!!!
ótimas dicas!!!
Mas lá em casa, o churrasco será sempre por conta do marido, que é gaúcho e entende tudo, bah! hahaha
beijão!!!
Que delicia, churrasco é sempre bem vindo né, muito bacana o post! Bjinhos e uma ótima semana!
ótimas dicas! Preciso msm dessas informações pq adoro fazer uma coisinha em casa... e churrasco é básico, né? rs
Bjks
Postar um comentário