3 de mai de 2010

Penne ao molho béchamel e presunto no domingo de lesera


Que o domingo é um dia de preguiça a gente concorda né, mas um dia em que vc faz um esforço hercúleo pra  conseguir se livrar da cama às 11 da manhã e ainda se arrasta pela casa sem ânimo e forças pra  nada, é triste!
E infelizmente foi assim o meu domingo. E o pior é que tinha tanta coisa programada e praticamnete não fiz nada mesmo, nem dormi. Depois de toda a odisséia travada pra  saber o que fazer pro almoço acabei fazendo mesmo penne  ao molho béchamel, incrementado com queijo mussarela e presunto. Ficou bem bom.
E o restante do domingo prosseguiu com a lesera mor. Mal consegui ficar navegando também. Aliás, um horror mesmo. A minha sorte foi a santa Gurua Veronica Kraemer, lá do Além da Rua Atelier que me soprou a dica de um banho de sal grosso, lá no twitter. Ah, bem, foi o mesmo que tirar com a mão, viu! Vero, você foi suuper, frô. Brigdão! ;oD
Ah, vc quer a receita do Molho Béchamel que eu usei??? Peraí então... Eita displicência a minha... tsc tsc tsc.

Ingredientes:
4 colheres [sopa] de manteiga
3 colheres [sopa] cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
Noz moscada ralada a gosto
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
2 dentes de alho
2 folhas de louro
2 cebolas em fatias
Sal a gosto

Making Of:
       Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.[Ah, preciso dizer que com a lesera instalada eu fiz isso?? necas de pitibiriba, nada  de coar!]
      Derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor.
      Tire a panela do fogo. Adicione o leite [pouco a pouco] sem parar de mexer com um batedor de arame [fouet, mas é mesmo muito chique isso, hem?? Amei essa palavra e mais ainda o batedor depois que descobri o nome, ser chic é pra  quem pooode bem, nem é pra  quem quer!] ou uma colher de pau até que o leite e a farinha se incorporem. Cuidado pra  não empelotar.
      Coloque o sal;
      Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme.
      Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.

Caso o molho, apesar de todo cuidado, empelotar,a  solução é simples, frô amiga, bata tuudo no liquidificador. ;oD




4 Comentários:

Roberta M. disse...

Simples e clássico, bom como sempre!! Beijocas

Abobrinhas na Cozinha disse...

Hummm, que massinha boa! Esse molho bechamel vai bem com tudo, né...adoro!
Lindo prato!
Beijocas,
Thais

»¤Þ䵣䤫 disse...

Olá, boa tarde, conheci seu blog através do blog da Re - Eternos Prazeres, já me identifiquei com vc, meu domingo foi bem preguiçoso também, estou com o corpo péssimo, nem cozinhei, como que é esse negocio do banho com sal??? Acho que estou precisando também! Bjinhos e uma ótima semana!

Renata disse...

Hummmmmm...que tudinho esse penne!!!
Amo as suas receitas!!!
São as melhores, sempre!!!!

Passa a receita do banho tbm, rs...

beijão!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo