5 de jun de 2010

Como combinar os molhos com o tipo de massa





Eu deveria ter nascido na Itália, isso é fato!
Amo massa de todo tipo e troco, sorridente, qualquer churrasco ou carne por um belo prato de macarrão. E à caça de novas variações pra tanta massa, acabei caindo nesse especial sobre massas e não resisti, vim correndo compartilhar com vocês!
Espero que gostem! ;oD

Tipos de massa

De grano duro
A farinha é feita de uma parte do trigo chamada trigo durum (não empapa), misturada a água. Com alto teor de glúten (proteínas) e nutrientes, é originária do sul da Itália, mas também é produzida no norte.

Com ovos
Preparada com farinha de trigo comum, ovos e água, surgiu como uma alternativa em lugares onde não havia a farinha de grano duro. Quando vendida fresca, é pesada e sensível ao cozimento. É mais calórica.

De sêmola
Produzida com um tipo especial de farinha de trigo, de granulação maior, é acrescida de vitaminas, minerais, colorantes e, às vezes, de ovos.

Fresca
No Brasil, inicialmente era feita de farinha comum, ovos e água. Hoje, alguns tipos são produzidos artesanalmente, em rotisserias, com farinha especial importada. Nos supermercados, as recheadas, longas e para rechear (mais comuns) ficam no balcão refrigerado.

Integral
De farinha de trigo integral tem mais fibras e coloração bege-escuro. É indicada em geral para dietas que restringem o consumo das massas tradicionais.

Com sabor e cor
Além de farinha, água e ovos, essa massa leva ingredientes como espinafre, beterraba, tomate, tinta de lula ou açafrão. 


Conforme o formato e o tamanho, as massas são agrupadas em famílias. Para cada uma há um tipo de molho adequado. Ainda que as trocas não sejam recomendadas, se você precisar substituir o macarrão de uma receita, opte por outro da mesma família.


Pequenas

São ideais para receitas de caldos e sopas. O risoni, conhecido como cevada ou arroz, muitas vezes acompanha carnes.


MacarrãoMacarrãoMacarrão
RisoniEstrelinha (Stelline)Padre-Nosso (Corallini)





Curtas

Podem ser espetadas com o garfo. O molho certo para elas é mais rústico, com pedaços maiores de legumes ou carnes. Molhos mais densos aderem melhor à massa. Também podem ser utilizadas no preparo de saladas.
MacarrãoMacarrãoMacarrãoMacarrão
Gravatinha (Farfalle)Penne
(de massa comum, com espinafre e com tomate)
Parafuso
(Fusilli)
Risoni Orelhinha (Orecchiette)



Longas


Elas aceitam bem molhos simples ou mais condimentados (absorvem bem os sabores). Os ingredientes em pedaços pequenos são envolvidos pelos fios de massa quando enrolados no garfo.
MacarrãoMacarrãoMacarrão
TalharimEspagueteFettuccine Talharim
MacarrãoMacarrão
Cabelo-de-anjo
(Capelli D'Angelo)
Tagliatelle com tinta de lula




Recheadas e para rechear
O molho e o recheio devem estar em harmonia, um não deve competir com o outro. Molhos de sabor leve, à base de tomate ou manteiga com ervas, são os melhores. A lasanha vai bem até com mais de um molho, como o bolonhesa combinado com o branco.

MacarrãoMacarrãoMacarrãoCapelletti
Espaguete rigatoni (para rechear)Ravióli (de massa comum e com espinafre)Lasanha lisa fresca (de espinafre)Capelete (Com recheio de carne ou frango )



Fonte para ler mais: Claudia Online

8 Comentários:

Gina disse...

Acho que as massas são consenso. São tantas as variedades, que é impossível não apreciar pelo menos 1/2 dúzia delas... rs!
Bom final de semana.

Elisângela Silva disse...

Ai meu Deus!
Qdo eu penso que já estou ficando 'entendida' de cozinha descrubo ue não sei nada, rsrs
Mas ainda bem que vc sempre posta essas dicas maravilhosas, vou guardar pra não errar ;)
Bjs

Fernanda Reali disse...

Aqui em casa, somos fãs de massas. Prefiro longas, tipo espaguete, grano duro ou integral. Molho com tomates pelados, naturais e enlatados, que faço com fio de azeite de oliva, orégano ou manjericão. Bem light mesmo. Abolimos molhos Alfredo (brancos) há uma década. Quando faço lasanha, o molho branco é um truque: caixinha de creme de soja com noz moscada e pitada de sal. Engana bem e não tem colesterol.
Ai, esse post me deu vontade de comer uma massa bem saborosa. Vou fazer para o jantar.
Beijos!!!!!!!!!!!

Daniela Lima - Contatos: danieladecarvalho@uol.com.br - Fone: (17) 9143-0223 disse...

Sou nova ainda nesse mundo dos blogs, mas eu adoro o seu e sempre olho, porque é cheio de dicas, utilidades e coisas muito interessantes. Adorei as dicas sobre harmonização de molhos e massas - Vc é show!!
Bjs, Dani.

Silvana Fabbri disse...

Oi queridona... obrigada pelas visitas lá no meu mundinho abóbora ... adoro, tenho que te pedir mil desculpas, mas estou completamente sem tempo, tenho visto todas as suas receitas maravilhosas, mas é tão rápido que só passo, olho fico com água na boca. Parabéns.
Aprendimuito com esse post, você é sensacional.
Beijokas milllllllll

So artes disse...

quanta dica boa...adorei!
Tenha um lindo Domingo,
beijinhos carinhosos
So

Fernanda Reali disse...

Mais um post em tua homenagem, passa lá!

Costelinhas do Outback http://bit.ly/dwXzsc

Rose disse...

Paty, eu também acho que tenho um pezinho na Italia...kkkk
Boas dicas.
Bjinhus e bom restinh de domingo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo