4 de jun de 2010

Como Escolher e Usar as Especiarias








Com esse friozinho que está fazendo, nosso corpo quer um lugar quentinho, aconchego e nosso apetite aumenta. As especiarias casam perfeitamente com tudo isso! Pense na canela, no gengibre, na noz-moscada! Elas estão sempre por perto, seja para nos animar, nos curar ou nos esquentar!
Estes dias, assistindo o filme “O Tempero da Vida” comecei a pensar mais nas especiarias, pois vi o amor com que aquele avô ensinava os segredos e “truques” ao seu neto (principalmente a canela) sobre a culinária da Grécia e Turquia. Além da tradição familiar de se passar esses ensinamentos através das gerações. Todas as mulheres ajudavam no preparo, arrumando a mesa e aquele menino sempre observando e encantado com tudo aquilo que via. É realmente mágico!
 As especiarias além de serem utilizadas na culinária, também possuem as finalidades de conservação de alimentos, na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos.
As mais comuns são:





1. AÇAFRÃO
Um dos condimentos mais caros do mundo, é muito potente e essencial na paella espanhola, na bouillabaisse francesa, no risotto alla milanese e em pratos marroquinos. É encontrado também em pó.
Especiarias


2. AÇAFRÃO-DA-TERRA (CÚRCUMA)
De sabor ligeiramente picante, existe nas versões em 
pó e raiz fresca. No Nordeste, entra no preparo de arroz, peixadas e pirão.
Especiarias


3. ANIS-ESTRELADO
De sabor forte e aroma doce, vai bem com peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoitos e doces.
Especiarias


4. CANELA
Quanto mais fina é a casca da canela, melhor é o seu sabor. Aparece na culinária mundial em receitas doces (arroz-doce, bolos, bebidas e chocolate) e salgadas (carnes e ensopados), em pau ou moída.
Especiarias


5. CARDAMOMO
A essência aromática está nas sementes dentro das cápsulas. Serve para aromatizar doces, salgados e algumas bebidas, como chás.
Especiarias


6. COENTRO
As sementes (inteiras ou moídas) têm sabor mais suave do que as folhas e vão bem com legumes, assados, ensopados e chutneys.
Especiarias


7. COMINHO
De aroma acentuado e sabor fresco, esse condimento é muito comum na cozinha árabe, no Extremo Oriente e na América Latina. Combina bem com outros temperos.
Especiarias


8. CRAVO-DA-ÍNDIA
De sabor intenso e ligeiramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces, assados e bebidas em geral.
Especiarias



9. MOSTARDA
Os grãos servem para realçar o gosto de conservas, batatas cozidas e receitas de carne de porco. Já a mostarda em pó é ótima opcão para caldos, sopas e molhos.
Especiarias

10. NOZ-MOSCADA
Essa semente perfuma receitas à base de leite e creme de leite, como purês e molhos brancos, com vegetais como cebola, couve-flor, espinafre e batatas, além de bolos.
Especiarias


11. PÁPRICA
De sabor picante ou doce, esse condimento deriva de um tipo de pimentão de cor vermelha-escura. É bom em molhos e ensopados de carne ou frango.
Especiarias

12. PIMENTA CALABRESA SECA
Essa variedade seca e flocada é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada com parcimônia.
Especiarias


13. PIMENTA-DO-REINO
Nas versões preta (colhida verde, com a polpa, que depois escurece) e branca (colhida madura, sem a polpa), é encontrada em grãos ou já moída. Tempera molhos, carnes, saladas, maionese e uma infinidade de pratos.
Especiarias


14. ERVA-DOCE
De aroma adocicado, as sementes entram no preparo de infusões, peixes, legumes, bolos e biscoitos.
Especiarias

15. KÜMMEL (ALCARAVIA)
As sementes dessa especiaria, uma das mais antigas da Europa, servem para perfumar receitas com batatas e repolho ou pães.
Especiarias


16. ZIMBRO
Costuma ser usado inteiro em porco, cabrito e carnes de caça, como javali, mas também combina com chucrute, beterraba e marinadas.
Especiarias

17. PIMENTA-DA-JAMAICA
Como o nome sugere, é nativa da América Central e a principal produção vem da Jamaica. É também conhecida como allspice (todas as especiarias, em inglês) por ter sabor ligeiramente picante, como o da canela, do cravo e da noz-moscada. Inteira ou moída, vai muitobem em marinadas, picles e receitas de bolo com mel.

Especiarias


Para ler mais, vá direto à Fonte que usei: Claudia Online 


9 Comentários:

Monica disse...

menina! Excelente seu post! Adoro especiarias . Vivo comprando o que vejo por aí para experimentar.
Bjk

Gina disse...

Gosto demais de especiarias. Só não uso mais, porque a família não aprecia como eu.
Bjs.

Denise Lopes disse...

Oi Amiga...que saudade...perdi meu Blog Art Em Casa da Dê completo...sumiu tudo...nossa passei dias arrasada...chorei tanto...mas refiz minhas energias e recomecei...estou buscando minhas queridas companheiras devagar...Senti muita saudade de vocês...Seu post está maravilhoso...acho que você deveria investir em culinária...você será uma excelente Chef...beijos

Alessandra disse...

Olá Paty!
Aqui em casa adoramos especiarias!
Achei seu post muito útil, pois muita gente não conhece e não sabe como usar esses "temperinhos" tão bons!

Bjocas,
ale

Débora... disse...

Oi Paty, vim dar notícias do meu caldo, de ontem....
MARAVILHOSO!!!
Da próxima vez tenho que fazer uma quantidade maior porque é bom demais...
Mais uma vez, obrigada...
Bjokas...

welze disse...

não gosto muito nem posso abusar do sal, então , na minha cozinha, as especiarias reinam absolutas. uso de tudo, no prato certo e na quantidade certa. para cada preparação, tem uma erva e especiaria que cai melhor, é só a gente se acostumar à elas. bom final de semana

Joana Campos disse...

Ki legal, dá até vontade cozinhar um monte de coisas pra usar todos...mas daí, lá se vai meu regime! AFF

Bjs

Joana Campos

Fernanda Reali disse...

Ué! Vim jantar e nã tinha comida, só temperos!!! Ah, eu quero comidinha da Paty...

bjs

Elisângela Silva disse...

Nossa que delicia!
Hum esse friozinho faz a gente comer mais mesmo, ontem no feriado fiz arroz doce pra nos esquenter e com uma canela por cima é uma delicia!
Confesso que não conheço mto desses temperos que vc citou ai, mas como já falei que estou começando ainda, quero conhecer todos pra saber dar mais sabor as delicias, amei as dicas!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo