3 de jun de 2010

Como escolher verduras e legumes?


Todo mundo já sabe que eu gosto de comprar as  minhas verduras, legumes e frutas semanalmente, porque acho que assim tudo fica fresquinho e não corro o risco de perder nada na geladeira, pois tenho horror a desperdício. Mas não pensem que sempre soube ao certo como fazer, que nada, apanhei muito pra  saber como escolher. Então vejam como levar pra cada ótimos produtos e não errar na escolha:

Verduras:
As verduras devem estar sempre com aparência e cheiro de frescas. As folhas precisam estar brilhantes e levemente úmidas, sem manchas escuras. Não leve pra casa se estiverem murchas ou com rasgos, pois pode ser sinal de mordida de insetos.

Legumes:
Prefira sempre os legumes da estação, pois eles são mais frescos e saborosos. Escolha os que estejam com a aparência firme, fresca e com folhas brilhantes. Evite os que apresentem manchas escuras, folhas  murchas, estejam esfolados ou amassados.

* Cenoura, batata, beterraba e rabanete: devem estar firmes, frescos e com a pele lisa. Não compre se apresentarem manchas ou brotos. Prefira as  cenouras bem alaranjadas, sem manchas verdes  e com os talos bem longos e verde-escuros.

* Cebola: a casca deve ser bem brilhante, seca, e  sem sinal de brotos. O bulbo precisa estar firme e a casca deve soltar das mãos com facilidade.

* Tomate: a casca deve ser lisa, firme, de cor bem viva e sem cortes. Os que estiverem moles ou enrugados já passaram do ponto.

* Beringela: só compre se estiver com a casca lisa, brilhante e bem firme. Se a casca estiver enrugada ou furada, é sinal de que está com bigatos.

* Mandioca: a casca deve estar solta, pois significa que está mais macia e vai cozinhas mais rapidamente.

* Brócolis e couve-flor: devem estar com os buquês compacto e bem feitos. As folhas precisam estar frescas, nem murchas e nem amareladas. O talo deve ser firme, úmido e quebradiço.


À primeira vista parece tão óbvio saber isso tudo né? Mas né não, e a cada  dia eu aprendo mais. rs




Fonte: Revista Na Cozinha com Edu Guedes - Ano 2, Nº 4 - 2009





3 Comentários:

Jurubeba disse...

Preciso de mais dicas, quando bate o desespero no supermercado e não sei como avaliar, eu ligo para minha mãe...e com o tempo vou aprendendo.
Dicas mais do que essenciais!

xanó disse...

Olá amiga

Obrigada pelas dicas , nunca é demais aprender e reaprender. Beijocas muito grandes da Xanó

Cassi disse...

Adorei!
Obrigada pelas dicas!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo