13 de jul de 2010

Passo a passo de pintura imitando tijolo a vista

Fonte da imagem e PAP: Decoralli


Eu sou apaixonada por paredes de tijolinhos expostos. Acho de uma rusticidade super loosho, se é que existe isso, mas tudo bem, se não, acabei de inventar! ;oD
Pra mim, ela cabe em quase todos os ambientes e fica linda assim, ao natural ou branquinha tb, com a pintura meio falhada, lembrando uma pátina. 
Então, imaginem minha alegria ao ver esse PAP e descobrir que ter uma parede de tijolinhos é mais fácil do que eu imaginava e sem a necessidade dos tijolos! rs
Ah, vai, não é um loosho isso?
Olha só o making off:





1 - Faça linhas na parede paralelas ao chão. Para isso, prepare um fio de giz da seguinte maneira: passe o giz pelo fio de algodão, segure as duas pontas e estique-o bem contra a parede. Depois, puxe do meio para fora e solte para que o giz fique marcado na parede. Repita o procedimento várias vezes, fazendo linhas horizontais. As linhas devem ter uma distância de 6cm entre si. Sobre essas linhas, meça o comprimento de um tijolo. Faça uma fileira diferente da outra, para que os “tijolos” fiquem desencontrados. Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo. Coloque a fita adesiva de 1cm sobre as linhas horizontais e verticais. 


- Misture a massa corrida com areia fina. A proporção é de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia. Com uma espátula, deixe a mistura bem homogênea. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros. Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.

3 - Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco. É mais fácil do que depois de seco. Deixe secar.

4 - Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto

5 - Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.


6 - Passe o selador sobre toda a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto. Acrescente um pouco de areia a essa preparação. Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos. Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta. Assim, você suavizará os tons. Deixe secar.


Ah, vamos logo por a mão na massa e fazer uma igual? Quem se arriscar, me fale e mande uma foto pra  vermos o resultado, tá bom? ;oD


11 Comentários:

calma que estou com pressa disse...

adorei o making off- meu sonho é ter uma parede assim - acho lindo, rústico-
mas não entendi esta história de giz? que giz é este? pode ser massa acrilica?
adorei teu post
bjs

Jujju ♥ disse...

Oie linda... vim te visitar...!!!

Adoreii o Pap.. tmb adoro tijolinhos.. queria na cozinha, bem branquinho... Acho tudo...

Bjooos pra vc e uma otima terça.

Soraya disse...

Legal né Paty,mas que trabalheira!!!!!!!
Vim te convidar pra participar do primeiro sorteio do meu blog!
Corre lá!
Bjos

Carol disse...

Uau! Eu nunca imaginava isso!
Ficou muito legal essa parede, com cara de tijolinho mesmo.
Beijos

Rita Vieira disse...

É lindo mesmo...mas não me arrisco não...imagina o trabalho?!? e fazer as linhas certinhas??? Deus me livre e guarde! rsrs

Mas que é bonito, ah! isso é!

Beijoca e xêro!

Fernanda Reali disse...

Não faço nem morta, para não lascar meu esmalte, hahaha

Adorei o PAP explicadinho, memso que eu não planeje fazer, porque gosto muito de aprender.

Beijos

Amanda Luna disse...

Nossa que lindo, também adoro ambientes rústicos, eu acho super legal!!! só não entendi muito bem a parte 1... onde ocmpro esse fio de algodão? e o giz é de algum tipo especial?
ah e o selador? eu compro nacasa de material para construção?
Não pretendo fazer agora, mas ano que vem mudarei para o meu apto ( enfim a casa prórpia) e tô pensando em fazer na minha sala!!!
beijão
sermulhereomaximo.blogspot.com

Trocando Idéias com a Dênia disse...

Nooossa quanta novidade no seu blog, adorei!!! Eu também acho linda parede com tijolinho e muito legal seu post ensinando como fazer, show de bola!!!
bjs...

Tauana disse...

Ah para tudo, tô aqui boquiaberta com a técnica e com o resultado, tb sou apaixonada por tijolinhos a vista, acho lindo e deixa o ambiente com um ar rústico que eu adoro!!
Bitocas muitas!!!

Sandra disse...

Tá brincando! Aquele tijolinho da parede é falso? Incrível!'
Beijos

Geni Ferreira disse...

incrivel ficou lindo mesmo parabens... eu faço diferente mas adorei sue jeito de ensinar parabens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo