20 de ago de 2010

O arroz queimou? O bolo ficou embatumado? O feijão salgou demais? Calma, para tudo isso tem solução!



Aprenda alguns truques para salvar suas receitas. Foto: Getty Images
 Foto: Getty Images


A gente  sabe que até uma dona de casa experiente, ainda mais  uma aprendiz de cozinheira como eu, se embanana muitas  vezes com algumas coisas  na cozinha. Ainda mais se tiver um notebook à tira-colo [ainda tem o hífen?], né! Alguns macetes fáceis nos ajudam a evitar o arroz empapado, desencaroçar a polenta e tirar aquela baba horrível do quiabo. Seguindo nossas dicas, a gente pode deixar o cardápio de todos os dias com um certo loosho e glamour, né não? rs

• Para eliminar a baba do quiabo: Lave-os inteiros, seque-os e coloque-os numa tigela com um pouco de suco de limão por 15 minutos. Enxágue, pique como preferir e cozinhe.
• Para conservar a alface fresquinha: Lave as folhas e enxugue. Ponha numa vasilha fechada e guarde na geladeira. Coloque o sal na verdura só um pouco antes da refeição: o tempero faz as folhas murcharem.
• Para que o caqui amadureça depressa: Pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe a fruta com jornal.
• Para manter a couve-flor branca: Adicione um pouco de leite à água do cozimento.
• Para o tomate não estragar facilmente: Coloque-o numa vasilha com farinha de trigo. Você pode mantê-lo tanto dentro quanto fora da geladeira.
• Para conservar as frutas por mais tempo: Embrulhe uma a uma com papel-alumínio e, depois, guarde-as na geladeira.
• Para o abacate cortado não escurecer: É simples: basta passar na fruta uma camada bem fina de manteiga.
 Feijão: Para que o feijão cozinhe em menos tempo, dê uma primeira fervura por cinco minutos. Depois, escorra e leve para cozinhar em nova água. Outra dica é colocá-lo de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Para a casca não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo.
Frango: Para o frango ficar pronto mais rápido, adicione ½ copo (100 ml) de cerveja ao cozimento. Para que o frango à milanesa ganhe mais sabor, acrescente um pouco de queijo ralado à farinha de rosca.  Antes de temperar o frango, escalde-o com água fervente e suco de limão. A carne ficará menos gordurosa.
Carnes: Para que o assado fique dourado, pincele molho de soja antes de levá-lo ao forno. Para que os bifes fiquem mais macios, tempere-os com vinagre e um pouco de óleo. Ao preparar bifes à milanesa, passe-os na farinha de trigo, depois em clara batida e, por fim, na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.
Molhos: Para engrossar molhos em geral, acrescente 1 col. (sopa) de farinha de trigo dissolvida em água fria. Se o molho ficar salgado demais, adicione uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco. O pão absorve o excesso de sal.  Misture a maionese que sobra no fundo do vidro com um pouco de suco de limão: você terá um ótimo molho para salada. Se você fizer um molho à base de farinha e ele encaroçar, passe-o pela peneira e leve-o ao fogo novamente.
Arroz: Para tirar o cheiro do arroz queimado, coloque algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampe a panela por alguns minutos.
Doces e biscoitos: Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles se soltarão facilmente. Para conservar os biscoitos sempre fresquinhos, coloque um pedaço de pão dentro do recipiente em que for guardá-los. Se o brigadeiro passar do ponto, adicione à receita 1 copo de leite e deixe apurar novamente. Para que o creme ou pudim de pacote (industrializado) não fique com aquela casquinha indesejável, polvilhe açúcar depois que tiver terminado o preparo.


Fonte: Blog da  Karlinha

8 Comentários:

Jurubeba disse...

Me digam, o que seria da minha vida sem as dicas da Dona Amélia? Me digam!!!!

rsrsrs

Patricia Daltro disse...

Menina, dicas mais que úteis essas, heim?! Já anotei tudo por aqui, principalmente do arroz, não espalha, mas volta e meia, esqueço a panela no fogo. rs

Leticia disse...

Opa!
Vou guardar para a minha futura cozinha!
Beijos
lelê

Priscila disse...

Já estão todas anotadas, principalmente a do arroz queimado, de vez em quando isso acontece, porque será????kkkkk Dizem que é culpa do Tui, do blog, kkkkk eu não concordo!hahaha
bjs e um ótimo fds!

Lígia Mendonça disse...

Chegando no teu blog agora e adoooooooooooorei as dicas!!!
Bjos

Renata disse...

Adorei as dicas. Vou imprimir e deixar junto do meu livro de receitas.
Bjs

Cassi disse...

"Marcadores: Dica Básica"
Como assim básica?
É muito mais que básica, adorei, vou deixar sempre à mão no meu livro de receitas também! Continue sempre postando coisas tão úteis e importantes pra nós todas! Obrigada!
Bom domingo!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Frô.
eu sou negação na tar de cozinha. E essas dicas pra mim são valiosas.
Eu gostei, não sabia quase nenhuma delas.

Obrigado e boa semana pra vc e el maridón!
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo