30 de set de 2010

Mogana das fadas - Minha personagem favorita - Blogagem Coletiva



Sou uma apaixonada pela leitura desde cedo. Aos 4 anos de idade já sabia ler e dava os primeiros rabiscos.
Aos 13 era ratazana de biblioteca, cheguei a ter poltrona cativa na biblioteca de Linhares, no ES, onde morei por 6 anos. Já li de tudo, mas nenhum livro me marcou tanto quanto As Brumas de Avalon! Demorei a lê-lo, pq ainda mais nova, lá pelos meus 15, 16 anos, ainda era bestinha o suficiente pra julgar o livro pela capa, literalmente. Mas os 19 eu li e foi a melhor coisa que fiz! Devorei os 4 volumes da  saga em apenas 7 dias! E como se não bastasse retomei a leitura, só que de uma forma mais lenta. E esse é um ritual que faço todo ano: reler As Brumas de Avalon!
Mas o que há de tão interessante nesse livro? A história do Rei Arthur? Lancelot? Não!




O que o torna tão especial pra mim é a personagem Morgana, que também foi chamada de Morgana das Fadas ou Morgana, Le Fay.
Uma mulher inteligente, forte, decidida, apaixonada, de uma sensibilidade e senso crítico absurdos. Abnegada, carinhosa, vibrante, lúcida e que soube reconhecer seus erros, pagou por eles e recomeçou.
Nunca tive ídolos, pessoas em quem me espelhar, e isso é engraçado, porque sempre me perguntam. E Morgana não é nada disso pra mim, mas ela mexe comigo, tem meu respeito e admiração.

A saga é contada por ela. E a Marion Zimmer Bradley tem o dom de saber contar muito bem, pois conta a estória pela visão das mulheres que a fizeram. No livro há personagens fortíssimas, como Viviane, a Senhora do lago e tia de Morgana, e há tb Gwinivere [que chego a sentir asco por ela quando leio, tamanho abuso que tomei dessa personagem rs!]

Eu fico possessa com as versões criadas pra história e que ainda se dizem baseadas no livro. Pois nunca assisti nenhum, a nenhunzinho que fizesse juz ou ao menos se mantivesse fiel a obra.
Em todos Morgana não passa de uma bruxa, uma víbora interessada em tomar o poder do Rei, uma mulher sedutora, loira e, segundo alguns padrões, linda.
Na verdade ela era considerada feia, por ser morena, cabelos negros e enrolados, mas eu jamais a conseguir ver feia. E no último lançamento cinematográfico, que eu NÃO recomendo, a única coisa que foi bem feita foi a escolha das atrizes para os personagens de Viviane e o de Morgana, que foi pra mim, legal, porque era parecida com a que eu via, mas no filme a interpretação foi muito chorosa, coisa que a personagem não é.



Well, a admiração e o gostar é mesmo tão grande, que um dia, numa conversa com um amigo, ele me desafiou a tentar explicar a força dessa personagem, e eu, lá pelos idos de 2007, brinquei e tentei, ams claro, nem cheguei perto. rs



Essa é uma blogagem coletiva proposta pelo blog Fio de Ariadne e sei que a frô Elaine Gaspareto, do Um pouco de Mim, também particpa. 
E você, conte pra gente qual seu personagem preferido! ;oD


9 Comentários:

Carol disse...

As Brumas de Avalon é pura magia e há quem diz que de todas essas lendas há um fundo de verdade. Tudo de lindo.
Beijos

Amanda Luna disse...

Aii eu nunca li este livro, deve ser ótimo... eu quero!! quando terminar de ler o meu, já sei qual vou comprar!!
beijinho
www.sermulhereomaximo.com.br

Elaine Gaspareto disse...

Querida, eu também li a saga toda de uma vez, terminava um e me jogava no outro. e quando acabou deu uma dor...

Eu gostava da Igraine. E do Merlin.

Guinevere me dava nos nervos. Eta mulher chata!
E dava vontade dar uns tapas em Lancelot...
Eu tenho os livros, e não dou e nem empresto.
Beijosssss

Caty - @fulozita disse...

Eitaaaa! As Brumas de Avalon são a cara da minha adolescência, viajei muuuito lendo esses livros, kkkkk.

O filme não chega nem aos pés da estória escrita.

Preciso reler! Preciso comprar! =D

Meu personagem favorito? Arthur! rsrsrs

Bjoca, Paty =**

Cantinho da Cê disse...

Excelente escolha amiga. Uma personagem forte e destemida. Muito bom mesmo...

Beijos da Cê

Giuliana: disse...

Não li estes livros, então não conheço a personagem, porém você a definiu tão bem que já dá pra começar admirando.

Vai pra minha listinha de livros a comprar/baixar/ler..rs

Beijos.

Leticia disse...

Amiga
Devorei a coleção em menos de um mês... é ótima! Também gostei muito da morgana... acabei lendo vários livros da série de avalon, incluindo a senhora de avalon e outros... não tenho de cabeça aqui!
Está entre os meus favoritos. Gosto muito dela, mas a minha identificação com ela é mais como vou dizer, "espiritual" ou seria "sobrenatural"? Tem uma amiga minha que fala q tenho um lado meio bruxa... rs. Nunca me dediquei a wicka, mas já fiz curso... um básiso, só pra conhecer o mínimo...
Acho lindo os rituais e a valorização da mulher, da fertilidade...
Ótima escolha!
Beijos
lelê

Cintia Branco disse...

Ótima escolha, As Brumas é uma obra muito boa e a Morgana é fascinante.
Não sei se tenho uma personagem feminina preferida, porém gosto bastante de algumas, claro que sempre me identifico mais com os personagens masculinos, rs. Mas acho que parte da minha escolha se deve não a personagem, mas a maneira como o autor tem de nos envolver na narrativa, destaco Anna Karenina, obra que releio sempre que posso, Aurélia da obra Senhora de José de Alencar, Bibiana da Saga O tempo e o Vento.
beijos

Tri disse...

Olá,
muito legal sua escolha, também li As Brumas quando tinha 13 anos... loucamente devorei os 4 livros. Hoje sei que são mais já até comprei a colação (igual a da foto) para também reler...
=)
Um beijo
tri

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo