10 de out de 2010

Dona Amélia dá a dica...

Dona Amélia dá a dica...

  • Antes de usar, em qualquer preparação, palmito, alcaparra ou azeitona em conserva é aconselhável passar esses ingredientes rapidamente em água, para retirar o excesso de sal da conserva.
  • Depois de acrescentar água fervente ao arroz, misture rapidamente e não mexa mais, para que o grão não libere mais amido. É ele que faz o arroz ficar empapado. Deixe ferver, inicialmente em fogo forte, e, quando a água começar a secar, abaixe o fogo.
  • Para que a clara em neve fique mais volumosa, retire os ovos da geladeira 1 hora antes de preparar a receita. Não se esqueça de que os batedores e as vasilhas que vão ser usadas devem estar limpas e bem secas. Nunca bata as claras com muita antecedência, pois elas soltarão água.
  • Como a carne de qualquer salsicha já vem cozida, na hora de prepará-las é só colocá-las na água fria e quando levantar fervura desligar o fogo. Desta forma a pele não arrebenta e a salsicha fica aquecida.
  • Colocar sal nas fatias de berinjela, deixar escorrer e espremer levemente antes de suá-las nas receitas retira o amargo e a água desse legume. Na hora de fritar, a berinjela  mais  seca absorve menos gordura. Resultado: mais gostosa e bem sequinha.
  • Você pode secar ervas frescas, como cebolinha, salsinha, hortelã e manjericão no microondas. Pois assim evita que as ervas estraguem. faça assim: Lave-as e seque-as bem. Separe as folhas  dos talos e forre o prato do microondas com papel absorvente. Espalhe as folhas sobre o papel, deixando o centro livre. Leve ao micro em potência alta. O tempo varia de acordo com cada erva: Salsinha cebolinha, manjericão, coentro e hortelã levam de 3 a 4 minutos. Orégano, 2 a 3 minutos. Louro, 3 a 5 minutos. Depois de secas guarde-as em potes fechados, em temperatura ambiente. Se desejar, misture várias ervas e pique-as. São ótimas para temperar carnes, aves, legumes.




6 Comentários:

Cintia Branco disse...

Que dicas legais, gostei muito da que ensina a secar as ervas.
Beijos

welze disse...

sábios conselhos, minha querida. bom feriado

Helena Garcia disse...

OI, amiga querida !!

Muito obrigada por compartilhar estas dicas de cozinha! Adoro! Puxa, com 26 anos de casada não sabia dessas dicas!!!rsrsrsrrs
Fica com Deus
Beijão e um ótimo feriadão!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Roberta M. disse...

Opa, que dicas boas querida!!! Adorei, beijocas

Telma Maciel disse...

Ótimas as dicas mas eu gosto tanto do salzinho da azeitona e do palmito... ain... rs
Beijão!!

Jurubeba disse...

Paty,

Adorei as dicas,como sempre , super úteis para mim!! ;)
Tinha lido ontem e reli hoje, só para reforçar alguns pontos... rsrs

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo