2 de nov de 2010

Aos Diabéticos, com carinho

Blog de projetoinovador :projetoinovador, Hábitos alimentares ideais para diabéticos

Depois de ler esse post e ficar matutando um bocado com relação à situação da Cíntia, do Sobre Viver em Sinop e de todos os diabéticos, eu tomei uma resolução, vou procurar sempre deixar receitas que sejam boas e gostosas também pra  eles. Fiz uma promessa à Cíntia e faço questão de cumprí-la a partir de agora.

Ter diabetes não significa renunciar a todos os alimentos que você come atualmente. Mas, a alimentação equilibrada no diabetes é fundamental no controle da glicemia, na manutenção de um peso desejado e na melhoria do bem-estar. Pois é ela quem ajuda a controlar a glicemia, a pressão arterial, os triglicérides e o colesterol.

Escolher os alimentos
Coma alimentos variados:  verduras, legumes, frutas, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, carnes magras, leite e derivados desnatados e cereais ricos em fibras.

Uma boa alimentação é composta de carboidratos, proteínas e gorduras, de forma balanceada:

- Carboidratos – proporciona a maior parte da energia que necessitamos. A alimentação diária nos oferece os carboidratos na forma simples (açúcar refinado e mascavo, mel, cana-de-açucar, doces, refrigerantes) e o amido, presente nos pães, bolachas, cereais matinais, aveia, arroz, milho, macarrão, farinha de trigo, de mandioca e de milho, batata, mandioquinha e mandioca.

- Proteínas – estão presentes nas carnes de boi, aves, peixes e frutos do mar, nos ovos, queijos, leite, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e fava.

Os carboidratos e as proteínas devem ser consumidos em quantidades adequadas para você, ou seja, as necessidades destes nutrientes são individuais. E é por isso que o auxílio de um nutricionista é indispensável!

- Gorduras – o consumo deve ser moderado para as gorduras saudáveis como óleos vegetais (soja, arroz, milho, girassol, gergelim e azeite) ou evitado (manteiga, banha, gordura de carne, creme de leite, maionese, coco, gordura vegetal hidrogenada e os alimentos que a contêm).

Quantidade de alimentos

O nutricionista poderá avaliar se você deve recuperar ou perder peso e orientá-lo quanto a quantidade dos alimentos, sempre aliados aos exercícios físicos.

No tipo 1, a insulina deverá ser ajustada à quantidade de alimentos que ingere. Comer a mesma quantidade de alimentos todos os dias torna mais fácil manter a correspondência entre insulina e os alimentos.

No tipo 2, a maioria das pessoas tem obesidade, dificultando a produção e a utilização da insulina pelo organismo. Perder o excesso de peso, comendo menos e perdendo peso é fundamental no tratamento do diabetes tipo 2. A taxa de açúcar no sangue pode melhorar e até normalizar em algumas pessoas com perda igual ou maior que 10% de seu peso corporal.

Contagem de Carboidratos

Comendo uma quantidade planejada de carboidratos em cada refeição e lanches você pode controlar sua glicemia ao longo do dia. O nutricionista determinará o total de gramas de carboidratos que você deverá ingerir em determinada refeição ou lanche, com base na medicação, exercícios, peso corporal e no controle glicêmico. Essa contagem  é um método de alimentação que oferece variedades em suas escolhas e flexibilidade na sua alimentação.

Quando ingeridos, os carboidratos são quebrados em pequenas moléculas e são absorvidos na corrente sangüínea, aumentando sua glicemia. As proteínas e gorduras não aumentam tanto a glicose no sangue como os carboidratos, porém estão presentes nos alimentos, possuem calorias e se consumidos em excesso podem levar ao aumento de peso.

Com o auxílio de um nutricionista você saberá o total de escolhas de carboidratos que você poderá ingerir. Assim, você saberá quantos gramas de carboidratos ingerir em cada refeição e lanches. Você poderá substituir e incluir alimentos de sua preferência.


Quando comer

Procure alimentar-se nos mesmos horários. Quando há um atraso ou falta de uma refeição, a taxa de glicemia pode diminuir muito, principalmente se você usa insulina.
O ideal é fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) com lanches leves nos intervalos, inclusive antes de dormir.

Nos restaurantes

- Prefira os alimentos grelhados ou assados.
- Peça o tempero das saladas em separado.
- Leve sempre um lanche com você caso aconteça alguma troca de planos. - Recomenda-se evitar as bebidas alcoólicas que podem abaixar muito o nível da glicemia.
- Leia os rótulos dos produtos light e diet, nem todos são indicados.
- Diminua a ingestão de sal e gordura trans, reduzindo o consumo de alimentos industrializados. A maior parte dos conservantes contém sódio que é a parte do sal que faz aumentar a pressão arterial. As gorduras trans aumentam o colesterol ruim (LDL colesterol) e reduzem o bom (HDL-colesterol).
E o mais importante, a alimentação deve também ser uma forma de prazer.



Fonte: Celeste Elvira Viggiano
Nutricionista especialista em doenças metabólicas
Universidade Municipal de São Caetano
Site: http://www.portaldiabetes.com.br


15 Comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NOSSA QUE POST MARAVILHOSO VIM AQUI EM BOA HORA PARA APRENDER BASTANTE SOBRE ESSE PROBLEMA !
ESTOU NESSA COM VOCÊ TBM VOU FAZER UMAS COMIDINHAS ESPECIAIS PARA OS DIABÉTICOS VOU VER SEMPRE O MELHOR!
BEIJO
PARABÉNS PELO POST!

Rita Vieira disse...

Oi, amiga!
Ótimo post! Hoje em dia o que tem de gente diabética!

Meu pai e meu sogro sofrem desse mal...

Beijoca lindona do pezinho pequeno!

Regina Laura disse...

Ótimo post Paty!!!
Parabéns pela iniciativa!
Beijão

Cintia Branco disse...

Paty,

Estou aqui maravilhada, emocionada e chorando, claro, não podia ser diferente, tamanha sua dedicação e preocupação. Adorei amiga, do fundo do coração! Estou ansiosa pelas novidades que vem por aí. O buraco quente, uma vez ao mês, sendo uma unidade só, está liberado pela minha médica, kkk.
Beijos no coração

Cantinho da Cê disse...

Paty,

Que iniciativa generosa e maravilhosa a sua. Fiquei emocionada querida...muito bonito...

Beijos,

Vania disse...

Oi boa noite, obrigada então pelo carinho...sou uma diabética e com muita responsabilidade em relação a tudo que posso e não posso !!!
E uma coisa eu coloquei na minha cabeça qdo descobri...simples mesmo...NÂO POSSO E NÃO DEVO...me tornar uma pessoa infeliz...e muito menos AMARGA...só porque não posso comer açucar...porque a minha doçura interna terá de ser trabalhada sempre...simples...vc não acha?
beijos.

Vania disse...

Voltei...rs, só para dizer que sou cadastrada neste portaldiabetes, e muito interessante e esclarecedor mesmo !!!
beijo.

Giuliana: disse...

Paty,

Que legal essa iniciativa, e eu vou ficar de olho, tenho fortes tendências genéticas para diabetes, porém preciso reavaliar meus hábitos alimentares para tentar reverter este ciclo.

Grande beijo.

Giu.

Jurubeba disse...

Paty,

Excelente Iniciativa sua! E boas dicas também.
Meu avô materno tinha diabete, mas ele viveu 90 anos super bem, pois desde que descobriu cortou o açúcar de vez de sua alimentação. E como era disciplinado fazia refeições ótimas, balanceadas e só comia o que lhe era indicado.
Minhas taxas estão normais. Mas o importante é sempre monitorar1
E também uma refeição balanceada e sem exageros, é ideal para todos, né?

Beijos ;)

Neli Rodrigues disse...

Mto legal vc falar sobre os diabéticos. Tb fiquei "abalada" c/ o post da Cíntia. Eu tb venho de uma família de diabéticos e essa doença foi mto cruel com meus familiares, que na verdade não se cuidaram como deveria, aí ela não perdoa.
O que percebo na alimentação do diabético é que devem seguir uma alimentação balanceada, acima de tudo, como TODOS nós deveríamos.
Mto legal sua consideração...os diabéticos agradecem.
Bjs♥

Tauana disse...

Amiga vc caiu do céu... esse post tá tudo pra minha atual situação, meu trigliceres está 98 uepaaa preciso me cuidar e colestorel aff nem te conto, maior que da minha vó... resultado de muito lanche, pizza, e bobeiras a parte.
Estou me reeducando e amei o que escreveu.
Bitoconas!!!

Elis (Coisas de Lily) disse...

Excelente iniciativa! Mais uma demonstração de carinho com quem lê o seu blog. Te admiro, mulher!
bjs!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

A Cintia merece esse carinho!
é uma queridona ela.

E as dicas são boas para todos, é saúde!

vc é uma amigona mesmo, Frô!
bom descanso e depois bom dia pra vc e maridão

Beta disse...

Menina seu blog é ótimo!!!!!

Parabéns!!

bj

Amanda Luna disse...

Nossa adorei esse post!!! tô até imprimindo!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo