12 de nov de 2010

Farinhas que protegem o corpo de doenças e ajudam a emagrecer



Obtidas através da moagem de vegetais ou cereais, as farinhas têm alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos e são opções práticas e fáceis de serem incluídas no cardápio. Basta adicioná-las à comida, caldo de feijão, sopas, molhos, receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo na água.

Conheça vários tipos e o bem que cada uma delas faz ao seu organismo:

Farinha de berinjela - fonte de fibras, aumenta a sensação de saciedade e, portanto, é uma boa ‘aliada’ para ajudar a perder peso. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal. Consuma duas colheres de sopa no almoço e jantar.

 Farinha de soja preta – A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante importante para a prevenção do câncer e do envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares e diabetes. Ela também prevene o ganho de peso, controla os índices de gordura e o nível de colesterol no sangue. Consuma duas colheres de sopa por dia.  

Farinha de feijão branco -Fonte de faseolamina, que inibe parcialmente a ação da amilase, enzima que digere carboidratos. A menor absorção de carboidratos pelo organismo tem um efeito coadjuvante no processo de emagrecimento, e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue em diabéticos. Esse tipo de farinha não é usado em receitas. Um bom jeito de consumi-la é acrescentar uma colher de café de farinha de feijão branco em sucos ou água, antes das principais refeições

Farinha de banana verde – Contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Essas bactérias têm relação com maior produção intestinal de hormônios saciogênicos, que causam a saciedade. Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL e melhora o funcionamento do intestino, deixando o corpo mais resistente a doenças. Consuma duas colheres de sopa ao dia (no almoço e jantar).


fonte: Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde

Faça em casa
Feijão-branco: lave os feijões e deixe secar ao sol. Depois, triture no liquidificador ou processador e peneire. O ideal é preparar pequenas quantidades, que serão consumidas em até 10 dias, para que o extrato não fique velho e tenha menos efeito.
Linhaça: o melhor é triturar as sementes em um processador logo antes do consumo. Para preservar as propriedades da farinha, caso seja armazenada, guarde em um recipiente de vidro escuro, impedindo o contato da luz que pode oxidar as gorduras, e deixe na geladeira por um período máximo de três dias.
Maracujá: lave bem a casca e torre antes de triturar, em forno médio por aproximadamente 30 minutos. Não há necessidade de consumo imediato, pois apresenta boa estabilidade, podendo ser conservada por até 90 dias em recipiente fechado, longe de umidade e abrigado da luz.
Receitas:
Pão com farinha de feijão-branco
Ingredientes
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres (sopa) de água
1 colher (café) de fermento
1 pitada de sal e uma de açúcar
Preparo
Misture tudo até formar uma massa lisa. Coloque em uma forma e deixe descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima. Por último, faça um corte no centro da bolinha e coloque no forno preaquecido por mais ou menos 15 minutos.
Rendimento: 5 pães
Suco de frutas
Ingredientes
1 laranja
½ maçã
1 colher (sobremesa) de farinha de maracujá
Preparo
Descasque a laranja e corte em cubos. Corte a maçã e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Sirva com cubos de gelo.
Rendimento: 1 porção
Vitamina de frutas com farinha de linhaça
Ingredientes
Suco de 2 laranjas
½ cenoura ralada
½ mamão papaia
1 maçã média
2 colheres (sobremesa) de farinha de linhaça
Preparo
Bata no liquidificador o suco de laranja, a cenoura, o mamão e a maçã. Misture a farinha de linhaça e sirva.
Rendimento: 2 porções
FONTE: Revista Vida Natural

10 Comentários:

Sandra disse...

Paty, será que dá pra passar um mês só comendo farinha e depois, como recompensa, vestir aquele biquini e arrasar na praia????
Vou ter que começar a viver à base de farinha e água!
kkkkk
Brincadeira, adorei as dicas! Mas o difícil mesmo é deixar de comer essas maravilhas que você ensina.
Beijos

Roberta M. disse...

Ihh, mas eu gosto dessas coisas viu Paty!! Adorei a dica, aqui tem uma feirinha que vende essas farinhas todas!! Legal, beijocas

Iliane disse...

muito boa reportagem..eu uso umas duas delas todos os dias..e adoro..bjus e bom feraido...li

JOANA CAMPOS disse...

Ai Frô, eu tenho a de linhaça, mas confesso que é u ó tomar! aff

e tbém não me dei bem com a ração humana.

Beijos

Joana Campos

Clau Finotti disse...

Huummm, amiga, vc amanheceu hoje toda trabalhada na vida natureba e saudável, né? rs... mas já li mesmo que todas essas farinhas aí são muito eficientes, inclusive já fiz essa de feijão branco, pena que lá dentro do potinho dentro do armário não faz efeito, né? sou negligente demais, confesso.

Linhaça eu adoro usar nas vitaminas de frutas e não fica com gosto ruim, além de ser ótimo para o intestino.

#patríciatravassosfeelings... rs

Bjos.

Piell Rouse disse...

Muita boa postagem,
adoro saber mais sobre a alimentação alternativa e natural!
beijokas

Cantinho da Zazá disse...

Oi Paty!
Não tem jeito né... o verão já tá aí então temos mesmo é que procurar alternativas mais saudáveis para a nossa alimentação. A farinha de linhaça é muito boa. Também gosto da tal da "Ração Humana". Valeu a dica! bjs e um super final de semana, com feriado na segunada-feira (Oba!!!) pra vc!!!Zazá

Pepa disse...

Eu nem sei mais o que fazer, rsrsrs
Já comi todas essas e agora vou testar farinha de gergelim, dizem que arruma o intestino (eu preciso, rsrsrs)

Bjus 1000 e lindão finde !!

Leticia disse...

Paty
Eu tomo farinha de linhaça (quando lembro) com yogurt...
mas as outras não experimentei não...
Granola, já me faz mal, muito mal (vulgo me dá prisão de ventre... pode?)
Beijos
lelê

Giuliana: disse...

Paty,

Que post ótimo! =]

Eu uso diariamente a linhaça, quando falho no uso por dias, sinto a conseqüência, prisão de ventre na certa. Mas gosto de usá-la apenas em bebidas frias, como leite gelado, iogurte, porque tenho a sensação que quando em contato com algo quente ela solta um óleo, e meu estômago rejeita.

Já usei farinha de feijão branco, mas estou dando um tempo, meu organismo enjoa muito fácil de farinhas e chás, chega um tempo meu estômago não aceita. Mas vou voltar a tomar.

Agora, quero muito fazer e usar a farinha de maracujá e beringela. De banana nem pensar! =]

Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo