15 de nov de 2010

Importância do café da manhã



Se há uma coisa que eu quero muito conseguir mudar, com relação à minha alimentação, é a minha relação com o café da manhã. Eu simplesmente só tomo meio copo de água quando acordo! E sei o quanto isso é prejudicial. Ultimamente tenho me obrigado a comer pelo menos uma fruta assim que levanto, no máximo uma vitamina de banana, com isso procuro ir reeducando meu organismo pra aceitar bem a refeição, já que se como mais do que isso passo mal.

Você age da mesma forma que eu? Então vamos mudar por N fatores , ó:

Tomar um bom café da manhã  é fundamental, afinal o dia não começa bem sem você se alimentar depois de horas de jejum. ”Quando bem feita, a primeira refeição do dia melhora a disposição, a atenção e a concentração”, afirma a nutricionista Andréa Andrade. “Pular o desjejum prejudica o rendimento físico e intelectual e ainda estimula o consumo de alimentos menos saudáveis ao longo do dia.” Essa orientação foi comprovada por uma pesquisa realizada na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, com cerca de 500 voluntários. A conclusão foi que o risco de engordar é quatro vezes maior entre os que não têm o hábito de comer pela manhã. Dá para entender o motivo: os níveis de açúcar despencam durante a noite, quando o organismo em descanso fica sem receber uma gota de glicose.

A cada hora de sono, são consumidas aproximadamente 80 calorias para o corpo manter suas funções vitais, como a respiração, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Esse gasto não será reposto apenas com aquela xícara de cafezinho preto. Com o nível de açúcar baixo, corpo e cérebro se ressentem e a pessoa fica desanimada durante todo o dia, além de ter dificuldade de concentração. Isso sem falar em outros incômodos, como dor de cabeça, por exemplo. Para evitar tudo isso, basta repor depressa o estoque de energia fornecida pelos carboidratos. Portanto, nunca deve faltar no cardápio matinal um pãozinho ou uma fatia fina de bolo ou, ainda, dois a quatro biscoitos.

Esses alimentos vão compensar seu organismo do jejum noturno e mandar glicose rapidamente para o cérebro. Para quem tem preocupação com a balança, vale lembrar que o problema não é a primeira refeição, mas o excesso. Não dá para comer todas as porções de carboidratos exigidas durante as 24 horas do dia logo no café da manhã. Uma dica é dar espaço para alimentos ricos no nutriente, mas na versão integral. Isso garante a presença de substâncias protetoras, como as fibras. São elas que ajudam o aparelho digestivo a funcionar, afastando a ameaça da prisão de ventre, e garantem maior saciedade. Dessa forma, há menos risco de comer de forma exagerada na próxima refeição.


Uma sugestão para o desjejum:
- Uma fonte de alimento energético, caso dos pães (uma unidade), biscoitos (de duas a quatro unidades) ou cereais, de preferência, integrais (uma ou duas colheres de sopa)
- Um regulador, como as frutas (uma unidade)
- Um construtor, como leite (uma xícara de chá) e derivados magros, se possível. Assim, além de garantir uma boa dose de energia, você ingere cálcio, que previne problemas ósseos; fibras, que melhoram o funcionamento do intestino; e vitaminas e minerais, que combatem doenças e envelhecimento precoce.


fonte: Trigo é Saúde


8 Comentários:

Clau Finotti disse...

Oi querida!

Eu hj me acabei no café da manhã de rainha....rs... comi até demais, já que nos dias úteis é só pão, manteiga e café no trabalho. Hj tinha papaia, bolo de milho, bolo de queijo, pão, biscoito, peito de peru, queijo, e assim por diante... mas não é todo dia que faço essa graça, viu? rs.... ah, sem esquecer o café mesmo, que amo e pelo menos uso adoçante... hehehe

Bjocas e ótemo feriado.

Clau

Carla Farinazzi disse...

Dona Amélia,

Estou me esforçando no quesito café da manhã... Pelo menos um pãozinho integral com margarina e um pouco de suco de uva. Não gosto muito de comer de manhã, mas me esforço justamente por causa dos benefícios que você descreveu.
Ótimas dicas!

Beijo

Carla

Santinha disse...

Se tem uma refeição do dia que não abro mão é o café da manha.
Preciso que tenha um pão integral ou de grãos, um suco, uma fatia de queijo branco e o cafézinho coado na hora!!!
Hum só ai estou pronta para começar o dia.
adorei o post
bjus

Veronica Kraemer disse...

Paty minha flor, eu amo café da manhã, mas nada de frescuras, é pão com requeijão e café. Estou tentando me educar para gostar mais de frutas, sabe?
Adorei o post, ótimo!!!
Beijossssssssssssss pra ti
Vero

JOANA CAMPOS disse...

Como assim frô?

Eu não existo sem café da manhã! quando estou em hotel então nem se fala....amo os cafés da manhã de hoteis...

Beijos

Joana Campos

Amanda Luna disse...

Oii o café da manhã eu nunca pulo, o meu maior problema é com o almoço... as vezs tô conzinhando e beliscando, aí perco a fome... estou tentando me policiar... mas é dificil mudar jhábitos né?
beijão
ww.sermulhereomaximo.com.br

Roberta M. disse...

Amo café da manha sabia Pat?? Já acordo pensando no meu café, pao integral, queijo cottage e geléia de morango!! Ah, meu mamaozinho claro!! É sem dúvida a minha refeiçao favorita!! Beijocas

Giuliana: disse...

Não consigo ficar sem tomar café da manhã, pode ter certeza que reina o mal humor..rs

Desde pequena tenho costume de não pular essa refeição, porém ainda tem o que reeducar. Geralmente, é pão e leite e pronto.

Gostei demais desse post.

Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo