1 de nov de 2010

O Presente da Amizade...




Hoje recebi um presente lindo da minha querida, bonita, meiga e verdadeira ladybug, a nossa @DocesVerdades. Um livro com uma dedicatória que me deixou mega feliz e também me fez lembrar de tantas outras emoções. Fiquei pensando em algumas pessoas que passaram pela minha vida: umas se dizendo amigas de verdade, e como outras me cobravam a amizade do jeito que elas idealizavam. Fico perguntando se sabem ou souberam, algum dia, o que é realmente a amizade. Também me pergunto se sei doar, se sei receber, mas nesse ínterim, no alto dos meus quase 37 anos, acho que aprendi os primeiros passos: o valor da confiança e o respeito ao outro!




Sempre entendi a amizade como amor, sem traços sensuais ou segundas intenções. Uma troca totalmente natural e aceitação plena do outro. No entanto, essa aceitação não pode ser confundida com a aceitação injustificada de todos os atos do outro. Amigo é saber frear também os maus passos dos que confiam em nós. Amigo é mesmo jóia rara, é chavão, dito popular, é punhal que tantas vezes machuca para estancar a dor, é carinho silencioso como a lágrima quando rola, é sorriso estampado em estridentes gargalhadas... Não há amigo perfeito porque, simplesmente, não há pessoas perfeitas. Cada ser humano é o que é, e deve ser aceito justamente por suas diferenças, pois é justamente a diferença que nos torna mais interessantes. Amigos de verdade sabem a hora de falar o que incomoda, de alertar quando o outro exagera ou simplesmente de calar e deixar que o abraço diga tudo o que é necessário num momento de dor. É essa amizade que eu devoto aos meus amigos, e é essa liberdade de ir e vir que eu quero, também, pra mim.
E aqui, com o Dona Amélia, eu tenho encontrado não só mais amigas[os], tenho reencontrado a minha fé nas pessoas, entendido que posso ser eu mesma, boba, louca e amiga de verdade, mesmo que algumas vezes tenha me partido.

A vocês, meus amigos, tão diferentes de mim, espelhos de meu reflexo, reflexo de mim, entendedores de nossas diferenças, eu só posso agradecer a confiança, o carinho e o apoio, assim como oferecer o meu amor em liberdade...  ;oD


12 Comentários:

Carol disse...

Paty, palavras profundas e totalmente verdadeiras. Amizade é assim, quando menos esperamos ela acontece, traz um pedacinho do ser amigo, leva um pedacinho de nós e assim ficamos cada vez mais completos e aprendemos que viver com outras pessoas é melhor do que vivermos sozinhos.
Você é uma pessoa especial e merece tudo de bom.
Beijos

Renata disse...

Oi Paty,
Muito bacana o que você escreveu! Tenho amigas queridas que são importantes para mim, mesmo que estejam longe, morem em outro estado. às vezes a gente pode ficar um pouco sem contato, mas a emoção e o carinho são sempre os mesmos.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Falou tudo
E viva as diferenças
Sempre com respeito,lealdade
Viva as amizades verdadeiras,tão raras mas tão necessarias
Beijo boa semana!!!

Coração da Nena disse...

Paty querida, ter amigos é um tesouro, é bencão sem medida.
O blog tem me proporcionado conhecer algumas pessoas muito especiais, com as quais tenho descoberto afinidades.
Amei a receita do frango c cenoura e com certeza vou me aventurar.
Beijos carinhosos,
Nena.

Jurubeba disse...

Paty,

Tenho meus amigos que fiz com a vida, muitos se afastaram, eu me afastei. Alguns seguiram rumos diferentes, mas estão aqui no meu coração. Por isso considero que meus primos e irmãos são meus maiores amigos, com quem posso contar de olhos fechados.
Mesmo assim, vem surgindo de repente e com uma força essa amizade que fazemos no mundo virtual. Pessoas que conhecemos pelas palavras, pelos posts, por conversas no twitter, que passam pela troca longa rs de e-mails e quem sabe um dia conhecer pessoalmente.
Loucura? Talvez! Não sei! Não penso, só sinto! E a cada dia sinto essa relação se estreitar mais e mais!

Quanto a ser amigo...envolve tudo que você descreveu tão bem, mas acredito que para uma amizade durar deve haver também confiança!

Amei as coisas que você escreveu. Ultimamente tenho lido coisas tão lindas, que também me faz ter mais fé nas pessoas!

Beijos frô! ;)

Regina Laura disse...

Que lindo Paty!!
Nem respondi ainda seu comentário lá no blog e vim correndo aqui espiar..rs
"Adorei essa frase: oferecer o meu amor em liberdade..."
Muito bonito mesmo o que escreveu.
Ótimo feriado pra vc
Beijão

Vania disse...

Amizade realmente é isso tudo e um pouco mais...
É uma linha sutil entre o amor e a solidão...depende da nossa opção...
Ultimamente ando preferindo amizades virtuais mesmo...!!!!
beijo.

Fernanda Reali disse...

Estou cada dia amando mais esta troca, porque é mais que uma troca, é um acréscimo!

E vendo a troca que temos vivido, chego na velha frase da música:

Um mais um é sempre mais que dois.

Leticia disse...

Paty
Tenho amigos de várias épocas da minha vida, mesmo que não conviva com eles de forma muito próxima. Algumas são como irmãs para mim... e foram sendo cultivadas com o tempo, com esforço e dedicação!
Descobri que no mundo virtual essas amizades também existem, podem ser cultivadas e podem crescer e florescer... isso me deixou super feliz. Descobrir que o tempo e a distância não são parâmetros para a amizade!
Beijos
lelê

Giuliana: disse...

Amada Tia Paty,

Jô é tudo de bom, né? A cartinha dela que veio junto com meu presente está aqui na mesa do pc para que eu possa ficar lendo.. ;oD

Palavras lindas as que você escreveu, tão cheias de verdade, sinceridade, amor. Sinto-me honrada por além dos amigos do meu mundo real, ter novos e estimados amigos do mundo virtual, esses que estão a cada dia ganhando seu espaço na minha vida, no meu coração, e que venho aprendendo a amar tanto.

É uma delícia ter sua amizade!

Beijos.

B. V. disse...

Cara amiga pessoas como tu são dificeis de encontrar, mereces tudo de bom.
bjs

So artes disse...

Que texto lindo Paty e pra mim amizade é assim mesmo, confianca e amor com liberdade!
Obrigada pelo carinho amiga :)
beijinhos
So

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo