30 de nov de 2010

Os significados das cores dos alimentos



Sempre achei que a cromoterapia não era um assunto bobo e muito menos papo de "esotérico"!
Elas nos ajudam diariamente e em todos os sentidos, e com a nossa alimentação não seria diferente.
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos que, além de colorir, desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Por isso,  uma dieta colorida tem grandes chances de ser mais saudável.

Veja o que está por trás das cores dos alimentos

Alimentos brancos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana. Esses alimentos são as melhores fontes de cálcio e de potássio – minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, auxiliam o  funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esses alimentos são ricos em licopeno, uma substância que age como antioxidante e eficaz contra o câncer de próstata. Eles contêm ainda antocianina, que estimula a circulação.

Alimentos amarelos: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco. Ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico – substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que protege o coração.

Alimentos roxos: uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo contêm ácido elágico  — substância que retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas.

Alimentos verdes: vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas contêm clorofila e vitamina A, que desintoxicam as células, inibem os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo), têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, além de cuidar do cabelo e da pele.

Alimentos marrons: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. As fibras e vitaminas do complexo B e E encontradas nesses alimentos melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e doenças cardiovasculares.





11 Comentários:

Roberta M. disse...

Adoro esses seus posts informativos!!! Beijocas!!!!!

Janaína (Abacate) disse...

Adorei e quer saber eu gosto de tudo! Fominha ou saudável?
kkkk

Vicentina disse...

Muito boas dicas, gostei de saber de tudo isto.
Bjs

orvalho do ceu disse...

OLá, querida
Gosto muito dos alimentos marrons...
Abraços fraternos e bjs de paz.

Fabiana Tardochi disse...

Oi Paty! Sempre fui a favor da boa alimentação. Meus filhos falam que comemos bem saudável aqui em casa, e ísso é bem legal.É claro que comemos bobeiras também, mas nos importamos com a qualidade da alimentação. Sempre me preocupo em saber bastante sobre o que comemos e seu post é bem legal para isso. Bjs

Giuliana: disse...

É sempre bom estar informada sobre alimentação. E melhor ainda quando aplicamos isso no dia a dia.

Ainda quero fazer uma reeducação alimentar. E vou fazer em breve! =]

Beijos.

Jurubeba disse...

Paty,

Eu aprendi muito sobre esse assunto quando comecei um tratamento com uma médica ortomolecular. Ela sempre me dizia: Faça um prato bem colorido! Salada colorida!
E o melhor disso tudo não é só o comer melhor, é entender o benefício que cada cor nos dá.

Adorei!

Beijos ;)

Andreia Lica disse...

Paty,
Otimo post, aqui em casa não tenho problemas com os alimentos, todos comem de tudo...menos figado...eca...
Mas de resto até que somos mais saudaveis, em todas as refeições tem algum legume, ou verdura e até o gustavo que tem so 2 anos come de dar gosto.

Bjão

Carol disse...

Ah Florzinha, que bom que deu certo lá na UAI, vai demorar uns dias ainda pra você começar, por isso acho que dá tempo de nos encontrarmos.
Semana que vem ainda terei estágio, mas vou ver o que dá pra fazer, não é possível que vai passar festas e nem sentamos pra bater mais papo, né? Aliás, me deu saudades...
Beijos

Silvana Fabbri disse...

Adoro suas hiper megas e utilíssimas dicas de boa saúde, guardo tudo .....
beijokas
meumundocordeabóbora

Leticia disse...

Amiga,
Sou formada em cromoterapia e amo o assunto, mas nunca tinha lido nada sobre os alimentos. Adorei o post. Muito informativo!!! :-)
Beijos
lelê

PS> o dificil é aplicar, né? Precisaria explicar a técnica... quanto de cada cor... kkkk!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo