16 de dez de 2010

Alimentos que prolongam o bronzeado

Imagem: Guto Oliveira

Chegou o verão, e com isso a vontade de ficar lagarteando ao sol é quase um senso comum, certo?
E com ele vem, também,  a ditadura da pele bronzeada, mas todos nós sabemos [sabemos né? peloamordeus!!] que a exposição solar acelera o envelhecimento. O sol é o principal produtor de radicais livres, moléculas que ‘enferrujam’ as células; os radicais livres rompem as fibras elásticas e alteram o colágeno, envelhecendo a pele, formando rugas e causando flacidez. Para se bronzear de forma correta, manter esse bronzeado e prevenir o envelhecimento precoce da pele, é fundamental o uso de filtro solar, chapéu e seguir uma dieta rica em alimentos antioxidantes, pois o  organismo tem um mecanismo de defesa contra os radicais livres. Caso contrário, a gente envelheceria ainda mais rápido. Para que esse mecanismo funcione, ele precisa de vitaminas, presentes nas frutas, legumes e verduras.

Então vejamos o que é legal comer pra ficar 1100% no verão:

As vitaminas C e E têm ação antioxidante. A primeira está nas frutas cítricas, como acerola, limão e laranja. Gérmen de trigo, óleos vegetais, gordura do leite, gema de ovo, nozes e avelã, por sua vez, são ricos em vitamina E.

A vitamina A neutraliza os radicais livres e auxilia a reprodução das células da pele. Inclua em sua alimentação laticínios, ovo, fígado, salsa, agrião, frutas de cor laranja e amarela e vegetais de cores verde, amarela e laranja ricos em A.

A vitamina P tem ação semelhante à vitamina A e é encontrada no chá verde, vinho tinto e casca de uva.

O hábito popular de comer uma cenoura antes de ir à praia é válido. Não só pela função antioxidante do betacaroteno, presente nos vegetais amarelos e laranjas, mas porque sua ingestão dá um tom amarelado à pele. A cenoura não acelera o bronzeamento, como se costuma dizer, mas a coloração amarelada que dá à pele confere alguma proteção contra os raios ultravioleta.

Tá vendo como é fácil ser lagartixa com saúde? rs


Fonte: Site M de Mulher


5 Comentários:

Giuliana: disse...

Lagartixa com saúde..haha Estou tão transparente quanto uma delas..=]

Mas gostei de conher um pouco mais do que podemos inserir à alimentação caso tenhamos vontades de ficarmos que nem aquelas mulatas lindas de escolas de samba.

Vou começar a comer uma cenoura e expor minha figura ao sol, de vez em quando, pois não ando suportanto o calor..rs

Beijos

welze disse...

importantes e oportunas dicas. valeu linda.

Ly Mello disse...

Ameiiiiiiiiiiii!!!
Como minhas férias começam amanhã, espero poder tirar essa cor amarela e aproveitar pra comer coisas saudáveis e se me emagrecerem e me deixarem com o bronzeado mais bonito, vixi, melhor ainda!

Beijocas.

Roberta M. disse...

Opaaa ,tá tranquilo ficar bronze comendo essas comidinhas!! Adorei a dica!! EStou de volta, amém rss, beijocas

Dori DLua disse...

Opa! Dicas importantes!!!! Eu ultimamente se voltar da praia com uma corzinha é milagre... por dois motivos: 1 - fico poucos dias (antes ficava 15... sinto falta rs); 2 - uso protetor solar 30 e 50 (no rosto) o tempo todo!!
Mas agora já sei como me cuidar pra pegar uma corzinha... Anotei as dicas, claro!!
Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo