10 de dez de 2010

Carinho de Mamys é com Galinha caipira e farofa de cuscuz




Sabem que eu já andava com saudades de uma boa comidinha de mãe, daquelas que só a minha Mamys sabe que adoro e faz com aquele carinho único de mãe? 
Pois é, e outro dia foi esse carinho que ela me fez, claro, me cobrando ajuda no que eu nunca  tinha feito e argumentando que era pra  eu colocar o blog com muito mais propriedade. rs Mãe é mãe, né não? rs

E assim o menu dos meus sonhos, foi uma galinha caipira [ou orgânica, como alguns gostam de modernizar!] refogada, arroz branquinho e farofa de cuscuz.

Esse cuscuz que mamys faz e me ensinou direitinho, não é o mesmo dos paulistas, mas é o nordestino.
Vou deixar a receita pra  vocês, claro, mas daí incrementam  a farofa como quiser. ;oD

Ingredientes:
- 500 g de milharina
- 300 ml de água temperada com sal

Modo de fazer:
Numa tigela, hidrate a milharina em água temperada com sal.
Misture com as mãos até formar uma farofa úmida.
Transfira para uma cuscuzeira.
Tenha o cuidado de não apertar a massa. Leve em banho-maria por 20 minutos.
Desinforme ainda quente e sirva com molho doce ou salgado. [Aqui aproveitei para temperar com o molho do frango, cebola e cheiro verde, o malfadada coentro também entrou na dança, porque como falei, Mamys adora o mato em tudo!]

Opção se você não tiver cuscuzeira: coloque o cuscuz num prato ou
tampa da panela. Coloque um pano úmido sobre o cuscuz, envolvendo
o prato (ou tampa) e vire o prato (ou tampa) de ponta cabeça.
Segure bem as pontas do pano e amarre-o com um arame ou faça um
nó no pano.
Coloque o prato ou tampa (com o cuscuz e pano) de ponta cabeça
sobre uma panela com a boca do mesmo tamanho do prato. A panela
deve ter um pouco de água para cozinhar o cuscuz a vapor. Coloque
a panela no fogo e deixe o cuscuz cozinhando por 20 minutos. [Já vi minha Mamys fazer dessa forma muitas  vezes e não tem nada de complicado, viu!]

Um almoço super simples, mas que é uma delícia!
E sabe do que mais? Sabe aquele bom e velho feijão tropeiro? Pois é, você pode trocar a farinha de mandioca pelo cuscuz, fica  um sonho daqueles que não se tem, nunca, vontade de acordar! ;oD


E pessoal, muito obrigada pela participação no 1º sorteio aqui do blog viu. Tô muito feliz!
E claro, não se esqueçam de deixar os comentários com nome e e-mail somente no post do sorteio, eu e a Mococa Agradecemos. ;oD



8 Comentários:

Eliane M. disse...

Ai que delícia, nem almocei ainda rsrs.
Também amo comidinha de mãe, não tem nada melhor, até arroz e feijão com ovo é mais gostoso quando é nossa mãe que faz.
Bjs

Eliane
acasinhaencantada

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Adoro essa farofa de couscuz sempre faço aqui em casa e tá com uma cara ótima esse frango!
parabéns para mamys!
beijo

Andreia Lica disse...

Paty...assim não vale, nem almocei ainda e estou vendo as delicias preparadas pela sua mamys...eu quero!!!!!!rsrsrsr

Bjão

Giuliana: disse...

Hummmmmm!!!

Mãe é mãe, e comida de mãe é inesquecível e incomparável! =]

Sua mãe caprichou heim? Af, que vontade de comer essa comida linda!

Beijos.

Fla disse...

Nada mais gostoso que comidinha de mãe!
=)
Bjs

Vania disse...

Então...será que vc me empresta a sua mãe?
Porque minhas amiguinhas amebinhas (não tenho é brincadeirinha) querem estas delícias feitas pela TUA MÃE...
Ah empresta vai...só um pouquinho, empresta ...empresta... !!
Deve ter ficado uma loucura de deliciosa...parabéns prá ela tá?
beijo.

Vania disse...

A Eliane tem toda razão em dizer que qualquer comidinha feita pela nossa mãe fica mais gostosa.
Huuummmmmm bom mesmo !!
beijo.

ANGELA disse...

show de bola!!!!!! ameiii, bjuu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo