2 de dez de 2010

Entendendo a diferença entre Diet e Light

Imagem daqui

Não foi uma nem duas  vezes que me vi sem saber da diferença e me perguntando sobre ela. E é claro que não sou e nem fui a única.
Diet ou light? O que , afinal, difere um produto do outro?

Diet: de acordo com a legislação, o termo pode ser utilizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou que sofrem de doenças específicas. Nesses casos podem ser incluídos  alimentos indicados para as dietas com restrição dos nutrientes carboidrato, gordura, proteínas e sódio, alimentos exclusivamente empregados para controle de peso e  alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcar. Ou seja, dizer que o alimento é diet não significa dizer que ele é sem açúcar. É fundam,ental ler o rótulo do produto para se certificar que esteja escrito “sem adição de açúcar ou zero açúcar’, para que diabéticos possam fazer uso do mesmo.

Light: o termo pode ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico e/ou os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. Na maioria das vezes, os alimentos light têm menor valor calórico se comparados ao produto tradicional, mas essa informação deve ser verificada na tabela nutricional para confirmar se a redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet ou light.

Vale lembrar que se no rótulo vier escrito Light/sem adição de açúcar esse produto é também indicado para diabéticos.
Não deixe de ler TODAS as informações contidas no rótulo do produto, pois elas são fundamentais para a escolha do produto correto.




Fonte: Flávia Morais, nutricionista Mundo Verde Franquia



8 Comentários:

Ju Ramalho disse...

Assisti recentemente um doc na GNT sobre os light e diet engraçado que no Brasil as reportagens veiculadas como no Globo Reporter por exemplo não especificam minuciosamente o que há por trás dos ligth diet... acho que até por ter vínculos de propaganda que a gente sabe, mas voltando o que eu queria dizer é que na reportagem que assisti lá eles esmiuçaram o conceito de light que carregam alguns alimentos altos indices de sódio... no nosso caso aqui a Cola light e outros ...
No caso do Diet exemplo: um sorvete diet, provavelmente não terá nada de açúcar em sua composição, mas poderá ter mais gordura que o tradicional, então para quem não é diabético e apenas deseja emagrecer não vale a pena o Diet e sim moderar os Light mas sempre prestando atenção nos rótulos...

Bom post, Beijos pra vc e tenha uma ótima tarde!( Vim roubar uma receita pra noite rápida e fácil hehhe)

Ju Ramalho

Roberta M. disse...

muita gente confunde tudo, que ótima explicaçao!! Beijosss

Silvana Fabbri disse...

Oi queridona, tenho por príncípios não comprar nada Light ou Diet ... não acredito em nada disso kkkkk, principalmente nos refri Light ou ZERO, isso tudo para mim é balela ... uma vez uma nutricionista me ensinou que um ovo de páscoa light é um verdadeiro veneno para quem quer perder peso ... tô fora kkkk o melhor mesmo é se alimentar corretamente com frutas, verguras e legumes, carnes magras e muita água.
Beijokas
meumundocordeabóbora

Adriana Alencar disse...

É muito esclarecedor o seu post, pois as pessoas não sabem a diferença e acham que tudo é igual e, pior, consomem indiscriminadamente para emagrecer...
Bj
Adri

Betty Gaeta disse...

Oi Paty,
Estava com saudade de vc e saudade de vir aqui.
Ótimas explicações, pois meu marido é diabético e sempre me confundo.
Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Carla Farinazzi disse...

Oi, Dona Amélia,

Sempre nos passando informações pra lá de úteis, hein!

Minha mãe já virou fã do seu blog também... Vai até fazer umas receitinhas, pra nós, eba!!

Ah, embora eu não tenha comentado, adorei o post sobre as cores dos alimentos! Simplesmente fantástico, adoro quando meu prato fica todo colorido.

Beijos

Carla

Giuliana: disse...

Excelente post para nos atentarmos nessas diferenças na hora de ir ao supermercado fazer as compras e querer algo mais leve e indicado a cada caso.

Beijos.

Cintia Branco disse...

Paty,

Adorei! As dicas são quentes, realmente não é por ser diet que significa não ter adição de açúcar. Geralmente, ao ler os rótulos descubro outras substância que produzem o mesmo efeito do açúcar. O negócio é ler tudo, saber o que quer e o que pode e fazer dos produtos disponíveis, malabarismo.

Uma coisa importante de ser lembrada é que os produtos diets, em sua maioria, são mais calóricos, portanto engordam, rs.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo