20 de jan de 2011

Amigas do Livro - 1º livro da corrente literária




Já ouvi e li muita  gente  falando que não gosta do Twitter, que ele acabou virando uma espécie de MSN público e blá blá blá blá!
Mas eu o tenho visto, a cada dia mais, como um manancial de boas  idéias, e dentre as muitas  que já vi nascer ali, como a Dieta Coletiva, a Rifa Solidária, nasceu também o clube Amigas do Livro.

Nove amigas, apaixonadas por livros, resolveram fazer uma troca entre si do livro que mais marcou a cada  uma, sejam por quais forem os motivos. E junto a ele uma cartinha dizendo os motivos do livro ter sido tão marcante. Criando, com isso, além da  troca de cultura, um canal pra que nos conheçamos ainda mais, abrindo as portas pra muito mais interação.

Depois de definidas as participantes, foi criado uma tabela de envio, com uma sequência certa de quem sempre estará enviando pra  quem, até que todas tenham lido todos os livros e receba o seu de volta.

Nossa tabela segue essa sequência:


Seguindo a sequência disposta, sempre receberei os livros da Jô, a @DocesVerdades e sempre enviarei para a @Fernandareali e assim por diante.

E se quiser saber e melhor sobre esse nosso clube, veja o post explicativo da Lola, ficou muito bem explicado pra quem quiser seguir o exemplo e também criar o seu próprio clube, mas não aconselhamos mais do que 10 ou 12 participantes pra não virar bagunça e passar a ser algo inviável! ;oD

E, de acordo com o combinado, todo dia 20 do mês subsequente, escreveremos sobre o livro que lemos, e aqui vou eu:





Augusto Jorge Cury é médico psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista. Atualmente dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais, e seus livros são usados em pesquisas nas mais diversas áreas das Ciências Humanas Cury é auto de várias obras dentre elas Treinando a Emoção pra Ser Feliz, Você é Insubstituível, 12 Semanas para Mudar uma Vida. Mestre dos Mestres dentre outras, Cury já vendeu mais de 1,5 milhões de livros ele é o escritor que mais vende no Brasil. Tem os seus livros publicados em mais de 40 países.


Com mais de um milhão de livros vendidos sobre temas como crescimento pessoal, inteligência e qualidade de vida, o psiquiatra Augusto Cury debruça-se neste livro sobre nossa capacidade de sonhar e o quanto ela é fundamental na realização de nossos projetos de vida. Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas. Analisando a trajetória vitoriosa de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraão Lincoln e Martin Luther King, Cury nos faz repensar nossa vida e nos inspira a não deixar nossos sonhos morrerem.





Sempre tive um certo preconceito com relação aos livros denominados de "auto-ajuda", achava que, por serem "auto", era eu e pronto, não tinha que ter ajuda externa, estava com a faca e o queijo nas mãos. Muita pretensão, não é mesmo? Ainda bem que as pessoas mudam. rs
Ainda mais porque esquecemos, com uma frequência maior do que imaginamos as  coisas  simples e óbvias da vida, e o melhor é termos, sim, alguém que possa nos fazer voltar a rever tudo o que sabemos em nosso íntimo e voltar a ter ânimo pra  recomeçar.

Ao receber esse livro da @DocesVerdades, tive, mais uma vez, a certeza de que na vida não há acasos e muito menos coincidências. Pois o recebi numa fase não muito fácil da  vida, onde me via parada a frente de um abismo, sem saber se desistia de tudo ou se voltava e continuava a lutar.
Com ele reforcei ainda mais meu "complexo de Poliana", como alguns dizem, mas que encaro como otimismo e renovei minha capacidade de sonhar cada vez mais alto, porque não podemos confundir sonhos com ambição desmedida.


Augusto Cury faz uma análise de quatro personagens: Jesus Cristo, Abraham Lincoln,  Martin Luther King, e o 4º , ele mesmo. 

- Jesus Cristo. 
A análise que o autor faz deste personagem não é do ponto de vista religioso, e sim, social. Um líder que tinha um sonho e para realizá-lo chamou 12  homens desacreditados - a maioria sem estudo e sem perspectiva de vida - e acreditou neles. 

- Abraham Lincoln. 
Um homem que colecionou inúmeras derrotas. Tentou o comércio e faliu. Ingressou na política e só colecionou derrotas. A cada derrota as pessoas pensavam que ele não teria forças para tentar outra eleição, e ele corrigia os erros das campanhas anteriores e começava uma nova campanha confiando que sairia vencedor. Foi assim para: Deputado Estadual, Federal, Senador, Vice-Presidente e Presidente, onde venceu, sendo reeleito depois e tornando-se um dos maiores presidentes dos EUA. 

- Martin Luther King. 
Qual era o sonho deste homem? O de liberdade, igualdade social e fim da discriminação racial. É dele um dos mais belos discursos cujo título é: "I have a Dream" (eu tenho um sonho). Foi perseguido, maltratado. Queimaram sua casa na tentativa de fazê-lo parar. Mas ele não desistiu do sonho. Na sua luta foi vitorioso. Somente a morte o fez parar. Foi 
assassinado por aqueles que eram contrários ao seu sonho.

- Augusto Cury. 
Por fim, o autor conta sua experiência. Tinha o sonho de publicar sua teoria sobre a psicologia moderna. Foi humilhado. A sua teoria foi desprezada por todos, mas ele não desistiu. Depois de muito trabalho, derrotas e frustrações teve seu trabalho reconhecido, e hoje é chamado para dar palestras em renomadas universidades inclusive a que o rejeitou.


Com essa leitura eu aprendi a fazer de cada fracasso alimento poderoso pra meus sonhos!


Agora  não deixe de ler também o que cada uma das meninas falaram do livro que leram. Com exceção da querida @adrianabalreira que, ainda, não tem blog:

@giu_lopes, a minha fofa sobrinha do Espaço da Giu leu A Lição Final.
@casadecatarina, Lelê do blog Casa de Catarinha leu Contos de Tolstói.
@lolaspfc, do blog Entrei nos Enta leu As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu.


PS: à medida que as frôs forem postando, vou atualizando também com os links de cada uma! ;oD


12 Comentários:

Karen, viagens e outras coisitas más ... disse...

Achei muito legal essa idéia, quria ter um clube assim, rs.
Toda terça posto no meu blog um livro que li e achei interessane.
Beijos.

Giuliana: disse...

Paty,

Essa nossa "brincadeira" está sendo muito gostosa, para nos conhecermos melhor e ainda mais por nos proporcionar cultura e interação.

Em uma outra oportunidade li este livro, mas terei prazer em reler, pois se tratando de sonhos, essa leitura só me faz ter ainda mais convicção dos meus e força para lutar por eles.

São 4 grandes lições de vida, né?

Belo post! =]

Beijos

Lola disse...

Oi Pati!

Nossa! Eu também tenho um mega preconceito com esses livros de auto-ajuda, mas a sinopse que vc fez desse me deu vontade de ler sim! Quem sabe eu também mudo a minha visão né?

Bjs
Tô adorando essa nossa corrente! Uhu!

Fernanda Reali disse...

Estou louca para ler todos os posts sobre os livros! O meu post sai amanhã sobre A Tenda Vermelha. Que brincadeira boaaaa!

beijoooo

welze disse...

que ideia fascinante. adorável mesmo. boas trocas e um grande abraço

Kelly disse...

Augusto Cury dispensa comentários, adoro tudo que ele escreve, beijos

Susi karin disse...

oi PATY, gostei tb muito dessa idéia, que legal!!!
um abraço pra vc!
obrigadaaaaa sempre!

Monica disse...

Paty, que idéia legal, amiga! Adorei.
A leitura é um dos meus "vicios", digo virtude, rsss. Não consigo ficar sem um livro na cabeceira, mas atualmente por causa de Sophia quase não tenho conseguido ler.
Uma das minhas ultimas aquisições foi a coleção "A análise da inteligência de cristo", do autor que vc sitou no post. Nem comecei a ler ainda. Mas, agora vc me animou.
Parabéns pela iniciativa.

Santinha disse...

Mas eu simplesmente adoreiiiiiiiiii
Vou com certeza criar um grupo, aliás, quem quiser aviso que estou dentro.
como vc, tb.nunca fui muito fã de livros de auto ajuda. Mas como tenho revisto inúmeros conceitos estou aberta para experimentar universos desconhecidos por mim.
Quanto mais eu vivo, mais eu vejo que não sei nada.
Amei a iniciativa, parabéns!
Vou lá ver as amigas do clube.
bjus
yvone

Cora disse...

Adoro este autor, o descobri através do meu amor!Eu também era meio assim com livros de auto ajuda...como você disse, ainda bem que mudamos!
A ideia do clube é boa!!*))

beijos.

Nárriman disse...

Que ótima ideia vocês tiveram!!! Concordo com vc sobre achar coisas boas nesse universo que é a net. Como em todo lugar, temos que utilizar nosso "filtro"e aproveitar as coisas boas que a modernidade nos oferece.
Bjs!!!

Jurubeba disse...

Paty,

Como você sabe e a Lelê também, eu não terminei o livro dela, decidi te enviar, por isso não farei post.
Ela vai me emprestar o livro novamente assim que o ciclo terminar.

Que bom que o livro te ajudou, ele me ajudou muito numa época difícil que enfrentei, e sabia que serviria para todas as amigas do livros.

Eu estou amando essa troca! E ainda mais nossa "panelinha" rs #mimimi

Beijos ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo