31 de jan de 2011

Dieta Coletiva - 5 Semanas

Imagem daqui




Mesmo não tendo postado nada  na quarta semana, eu não aprei a dieta e nem deixei de me policiar quanto à minha alimentação.
Continuo firme e forte no projeto café da manhã, me esforçando a preparar algo no almoço, já que tenho estado, na maioria dos dias, sozinha e algumas vezes deixo de lado por não gostar de preparar só pra mim!
Mas pra  mim o que tem sido mesmo mais difícil é o comer noturno. Posso fazer todas as refeições, mas à noite começa a bater a compulsão. Procuro segurar com uma cenoura crua, e tomando sopas, nada pesado, mas tem sido complicado não inventar uns belisquetes a mais.
E pesquisando decobri mais sobre a Síndrome do Comer Noturno, onde não me encaixo mas ainda assim   divido com vocês sse artigo, pra que possamos enteder melhor o que se passa conosco:

A Síndrome do Comer Noturno leva ao aumento de peso


Assaltar a geladeira compulsivamente durante à noite e só conseguir dormir depois de comer um docinho, é um transtorno alimentar conhecido com Síndrome do Comer Noturno (SCN). Em geral, mais de 50% das calorias consumidas no dia são ingeridas entre 20h e 6h. Em muitos casos, as pessoas acordam na madrugada para comer e não se lembram no dia seguinte. Durante o dia não sentem fome e questionam por que engordam.
Adriano Segal, diretor de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO) e autor do livro "Obesidade não tem cura, mas tem tratamento", revela que o Comer Noturno ocorre em 1,5% da população de obesos, sendo 10% em pacientes acima do peso e 27% da população de obesos mórbidos.
Os alimentos consumidos à noite na maioria das vezes são ricos em carboidratos e gorduras, ingeridos praticamente sem mastigar e às escondidas. Nem sempre quem sofre com a SCN come por compulsão, pois a quantidade ingerida não é grande, mas porque tem a necessidade de comer alguma coisa para voltar para a cama. Se não fizer isso, aparece a insônia.
O Comer Noturno geralmente está associado a quadros depressivos. "A pessoa não consegue controlar o impulso e se culpa por um pacote de biscoitos ser mais forte, irresistível", conta Paula Melin, presidente do Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade (Nuttra). "Todo transtorno causa prejuízos, é sempre sinônimo de sofrimento e angústia", explica.
Muitas vezes o comer noturno acontece durante o sono, numa espécie de sonambulismo ou parassonia. No dia seguinte, é comum o paciente não se lembrar de que comeu. A cabeça desliga o fato porque o "comer demais faz mal". Muitos negam que tenham comido e só descobrem o que aconteceu quando encontram um pacote de bolacha na cama ou a cozinha em desordem.
Pela manhã é comum a falta de apetite e fica fácil seguir uma dieta. Como a alimentação é pobre, ocorre fraqueza, mudanças de humor e ansiedade ao longo do dia. "Isto acontece devido a alterações no equilíbrio dos ciclos de várias substâncias, como a melatonina (substância que regula o sono), o cortisol (hormônio do estresse), a leptina (hormônio do tecido adiposo), entre outras", esclarece Segal. Ao longo do tempo, torna-se um padrão de comportamento e a pessoa pode praticamente jejuar durante o dia, enquanto à noite faz um verdadeiro banquete.
Sintomas e tratamento da SCN
Segundo Segal, pessoas com a Síndrome do Comer Noturno já têm excesso de peso significativo, o que pode causar problemas como o aumento do colesterol ruim (devido ao consumo de alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar), depressão e outros transtornos psiquiátricos. "Também pode ocorrer alterações no trânsito intestinal, já que a digestão fica mais lenta, a pessoa come e volta a dormir", lembra Paula.
Os sintomas na maioria dos casos estão associados e podem ser:
  • Insônia inicial (dificuldade para conciliar o sono);
  • Fome noturna (entre 20h e 6h);
  • Ingestão de mais de 50% do total de calorias à noite;
  • Anorexia matinal (falta de apetite durante o dia);
  • Fraqueza;
  • Mudanças de humor;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Depressão.
O tratamento inclui psicoterapia cognitivo-comportamental, com visitas ao psicólogo, orientação nutricional e, em alguns casos, o uso de medicamentos. A família pode contribuir com o tratamento, não culpando ou julgando a atitude, mas questionando a maneira de ajudar. "Nem sempre deixar de comprar as guloseimas de que o paciente gosta pode ser uma solução", finaliza Paula.


Publicado em 18/01/2007 no site: obesidade.com.br




E ficou curiosa porque eu escolhi as  sopas pro jantar? veja porque:

Dependendo da receita, ela vale por uma refeição leve e completa. E pode saciar mais que um grelhado com salada - dupla consagrada nas dietas de emagrecimento. Servida quentinha, ainda tem a vantagem de despertar o paladar, as papilas gustativas e o sistema nervoso central antes mesmo de você levar a primeira colherada à boca. Isso facilita a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Aproveite!

P. A sopa sempre pode substituir uma refeição?
R. Uma sopa ralinha, tipo caldo, feita apenas com uma verdura e um legume, vale como lanche ou entrada (aliás, essa é uma ótima estratégia para sossegar o apetite). Para substituir o almoço e o jantar, ela deve conter uma fonte de proteína (carne magra ou frango) e outra de carboidrato (arroz ou macarrão integral), além de vitaminas e minerais (folhas e legumes).

P. Posso comer vários pratos?
R. Dependendo dos ingredientes, ela pode ser bem calórica. Aí, se você abusar, vai comprometer a dieta. O ideal é comer um prato fundo e, se ainda sentir fome, complementar com uma proteína, como um ovo cozido fatiado ou dois rolinhos de peito de peru. Mesmo se a sopa tiver baixo teor calórico, não deve ser consumida em excesso - dois pratos está de bom tamanho.

P. Sopa com creme de leite engorda?

R. O creme de leite deixa-a deliciosamente cremosa, mas acrescenta muitas calorias. Uma única colher de sopa (15 g) soma 40 calorias ao prato. Uma maneira de torná-la cremosa sem apelar para o creme de leite é engrossá-la com aveia ou batata cozida passada na peneira, ingredientes não tão magros mas infinitamente mais leves do que o gorduroso creme. Lembre-se, no entanto, de que as feitas com legumes batidos são naturalmente mais consistentes.

P. Posso combinar sopa com pão?
R. Se você se controlar e comer só uma fatia de pão integral ou alguns croûtons, tudo bem. Evite, porém, o pão francês. E cuidado com as torradas e biscoistos cream crackers - sequinhos, dão a falsa sensação de que não engordam, mas cada biscoito tem entre 20 e 30 calorias. Agora, se a receita já tiver carboidrato, como feijão, mandioquinha ou arroz, é melhor esquecer o pão.

P. Como escolher uma sopa de pacotinho saudável?
R. Prefira as sopas que contêm grãos e vegetais desidratados, como ervilha, feijão, lentilha e cenoura. Outras boas opções são as receitas à base de aveia ou quinua. Prefira as opções com menos gordura e cuidado com a quantidade de sódio, que não deve ultrapassar 200 miligramas por 100 gramas. E dispense as sopas que têm gordura trans.


Fonte: Revista Boa Forma


E claro que não terminar sem dicas se sopas bem lights, né! ;oD
Basta seguir os links clicando no nome da receita!

Sopa verde
Sopa Creme de Espinafre Light
Caldo Verde Light
Sopa Creme de Aspargos

Sopa branca
Creme de Palmito
Sopa de Cebola Light

Sopa Amarela
Sopa Laranja
Sopa de Milho Verde Light

Sopa vermelha
Creme de Tomate com Queijo
Creme de Beterraba Light

Sopa colorida
Sopa Florestal
Sopa de Escarola

Atenção!!

As sopas propostas nesta matéria são recomendadas para você consumir uma porção (conforme foram calculadas). Embora a sopa seja, em geral, uma "\\\'preparação leve", pois contém legumes e verduras, cabem algumas dicas:


  • Tenha moderação ao servir-se de queijo ralado, pois ele é muito calórico. Cada colher de sopa (9 g) fornece 36kcal, prefira, portanto, uma colher de café (2 g) que é responsável por apenas 8kcal a mais para a sua sopa;


  • Evite respingar azeite no prato de sopa pronto, pois este alimento aumenta o valor calórico: cada colher de chá (2 g) fornece 21kcal a esta preparação;


  • Pense duas vezes antes de escolher o sabor da sua sopa. Certifique-se de que ela não contém ingredientes calóricos como leite integral, creme de leite, manteiga, bacon, toucinho, lingüiça e ovos;


  • Retire sempre a gordura aparente das carnes antes de utilizá-las em caldos e sopas, pois isto reduz a quantidade final de gorduras saturadas da receita, que são prejudiciais a sua saúde, além de diminuir as calorias consumidas.




  • E pessoal, vamos continuar  ajudando a Ingrid, que no domingo recebeu a visita da  Fátima do blog Gamela Presentes, que nos informou que ela está bem, mas que ainda precisa muito da  nossa ajuda, ainda mais em se tratando do seu material de trabalho, pois perdeu tudo! Vamos continuar as  doações  em dinheiro e também enviando material de artesanato, como tecidos, fitas, sianinhas, linhas, para que ela tenha sua renda do mês que vem garantida e sua dignidade e auto-estima prontamente restabelecidas!


    17 Comentários:

    @llacerdaa disse...

    e eu sinto muito mais vontade de comer a noite =o

    Amanda disse...

    Menina eu só tenho esse comer noturno na casa do bofe, ele "me faz" comer xtudo, amendoim com cervejinha, batata frita, tudo depois das 22h! Tô lascada! E a sopa da minha mãe não tem pra ninguém, maravilhosa, mas não tem nada de light kkkk
    bjokas

    Bell disse...

    Minha fomeeeeeee vem depois das 18. Se vou dormir muito tarde, to perdidaaaaaaaaa pq ataco a geladeira mesmo.

    Beijos
    Bell
    WWW.TUDODENOSTODOS.BLOGSPOT.COM

    Patricia Daltro disse...

    Mais um post excelente de utilidade pública. ALém de ter um monte de receitas ótimas de sopa.
    Mas, confesso que não consigo pensar em sopa com esse calor duzinfernos que tá fazendo. rs
    Não estou conseguindo seguir a dieta coletiva não. Ainda bem que não me comprometi, senão estaria bem frustrada agora.
    Boa sorte e que você consiga alcançar seu objetivo!

    ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

    Ñ CONSIGO DORMIR SEM JANTAR NEM QUE SEJA UM POUQUINHO!
    SABE DE UMA COISA??! FAZER DIETA É UM SACO!!!
    BEIJO

    Kelly disse...

    Comecei a dieta há 2 semanas e se eu contar o resultado você nem acredita pois nem eu acredito!!! 6 kg a menos.
    Não to passando fome mas sofrendo para controlar a compulsão....força ai bj

    Amanda Luna disse...

    Adorei o post, se bem que eu não tenho esse problema de comer a noite, alias tenho que me policiar para não pular a janta...
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    Lola disse...

    Oi Pati!

    Eu tmb sofria desse mal...mas sabe o que eu fiz para driblar a fome noturna? Uma pequena ceia (bem pequena mesmo) antes de dormir, tipo um punhadinho de amêndoas ou um copo pequeno de iogurte desnatado. Engana sabe?

    Bjs

    Andreia Lica disse...

    Paty,

    Adorei as dicas, mas não desanime, não encare a dieta de forma tão rígida, pois seu corpo se manifesta pedindo beliscos. Tente reeducar sua forma de se alimentar.

    Bjão

    Pepa disse...

    Eu sinto muita fome de manhã, rrsrs

    Mas as dicas das sopas são ótimas... apesar de odiar sopas, rsrrs

    Frô, conheci Beloni hoje, ô, delícia, não queria mais desgrudar, rsrsrsr


    Bjus 1000

    Ale Quejinho disse...

    Primeira vez por aqui e estou amando, parabens pelo blog.
    Depois passa lá no meu bloguito, ficarei feliz.
    Ale
    http:// alequejo.blogspot.com

    Paty disse...

    É isso aí Paty! Quando começamos a ver os primeiros resultados nos animamos e muito... Beijos Paty!

    Fernanda de Oliveira disse...

    Ai amiga, ta complicadinho, tô me sentindo desmotivada e, assim, não há dieta que aguente né... vai pro beleléu na certa! rsrs

    Preciso recuperar o ânimo das 2 primeiras semanas, mas não sei onde foi parar rsrs

    Vamos ver esta semana como vai ser, quem sabe melhora né!

    Obrigada pelas dicas, vc é um amor ♥

    A FADA DAS AGULHAS disse...

    É verdade Paty,tem pessoas que ataca a geladeira tarde da noite,e isso é ruim mesmo.Adoro sopinhas,só que nesse calor estou fora..rs.
    Ótimo post,adorei!
    Beijão querida!

    Simone Souza

    welze disse...

    postagem absoluta e imperdível. um abraço

    Giuliana: disse...

    Paty,

    Acredita que quase não tomo sopas? Sei lá, talvez por querer coisas mais rápidas e que não me faça ir para a cozinha..rs. Erro meu, eu sei, mas um dia melhorarei.

    Beijos.

    Ju Ramalho disse...

    Eu sou uma pessoa noturna, portanto como a noite, trabalho a noite, leio a noite, e me estresso a noite rsss

    Eu tomo sopas que bato no liquidificador mas só de legumes e sem batata, nada de proteína, faço um prato fundo e repito algumas vezes se der fome...

    Uso folhas verdes que eu tiver, aipo, chuchu, cneoura, tomate,beterraba e salpico cheiro verde por cima... mas coloco sim algumas gotinhas de azeite, senão não como sopa sem rsss

    òtimoooo post informativoooo amei as receitas....bjks

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

    Template by Dicas Blogger | Topo