3 de jan de 2011

Pernil suíno com cenouras e cebolas



Início de mês em início de ano não é nada diferente do outros meses, ou seja, a geladeira e a dispensa estão um deserto só! E vasculhando pelas minhas raras opções resolvi fazer um pernil de porco que tinha no freezer e pra  acompanhar purê de batatas.
Mas  vem cá, Paty, tu não está participando da Dieta Coletiva? Sim sim, sei que é essa a pergunta na cabeça de algumas muitas rs.
Mas  explico, não cozinho apenas pra mim e em casa não é a vontade de todos entrar em dieta agora.  Mas tenho procurado fazer as  coisas  de forma mais magra.

O purê é um exemplo: cozinho as batatas em água e caldo de legumes e, depois,  amasso com um garfo, coloco uma colher [chá] de manteiga e outra [sopa] de leite, só mesmo pra  dar liga e pronto! E não pensem que fica sem graça, sem gosto, porque não fica!!
Experimentem, e fica mais magro, porque não vai ovo e nem queijo!

E agora vejam como fiz o Pernil suíno com cenouras e cebolas

Ingredientes:
1/2kg de pernil suíno picado e temperado com limão, sal, pimenta-do-reino e molho de alho [gosto de colocar shoyu também, mas detalhe: o de casa acabou !]
1 cebola grande cortado em 4 e desfolhada
1 cenoura picada em tiras
1/2 pimentão verde em tiras
Alecrim fresco

Modo de fazer:
Coloque um pouco de azeite extravirgem na panela e despeje a carne temperada e deixe refogar. Deixe fritar até agarrar um pouco na panela, pra dar cor, caso esteja sem shoyu, como eu. Depois de frito, coloque um pouco d'água pra amolecer. Quando começar a querer fritar novamente, acrescente a cenoura , pimentão e a cebola, mexa e tampe. Deixe refogar até que a cenoura esteja macia, mas ainda crocante. Se achar necessário pode colocar um pouco mais de água e só acrescente o alecrim um pouco antes de desligar.

Fica uma delícia!



E claro, minha primeira refeição depois de aderir à Dieta Coletiva foi assim: purê de batatas e o Pernil suíno. Antes comi uma saladinha de alface e tomate [não mostro nem que a vaca  tussa! Afinal, é fim de mêsss!!!!!!]
E resolvi voltar a um antigo e saudável hábito: tomar  uma taça de vinho tinto por dia. Seja na hora do almoço ou no jantar. E hoje foi no almoço.

E se quiser saber mais sobre os benefícios do vinho pra saúde,  confira o artigo disponível em: http://www.news.med.br/p/medicaljournal/850/vinho+e+saude+confira+artigo+sobre.html/


Momento eu confesso:
Não é desculpa, e não a uso como tal, mas como estou na fase de ovulação, acabo semrpe ficando com uma certa vontade  de doce e não resisti e comi uma colherzinha de beijinho! rs


O brigadeiro ficou pro Marido, que é a formiga assumida de casa! ;oD


13 Comentários:

Eliane M. disse...

Paty, me parece tão apetitoso, hum, delícia!!
Este reveillon eu me apaixonei por costelinha, rsrs nunca tinha feito e ficaram tão boas.
Mas hj, foi muito atum, saladas e arrozinho mesmo.
Eu sempre amei vinho, acho que é um dos meus pecados, mas... sabemos que faz bem então to lá sempre com 1 tacinha no jantar rsrs.
Bj

Mamãe pela 2ª vez disse...

Vim conhecer o blog através do blog Caixinha da Adri.
O mais engraçado é que acabei de fazer uma panela de beijinhos(to ansiosa) ai vi seu post e tive que comentar rs.
Adorei o blog volto mais vezes.
bjus

Giuliana: disse...

Paty,

Ficou lindo o prato, mas eu não sou fã de carne de porco, mal como carne vermelha..=]

Aiii, é de cair em tentação esses docinhos, nem vou ficar olhando.

Fui! ahaha

Beijos

Fernanda Reali disse...

Beijinho só em diagonais!!! hehe

Priscila Beneducci disse...

Adorei a ovolução. Eu que nem sei que desculpa dar.

Tem brigadeiro congelado constantemente no freezer. Eu pego congelado (que é macio ainda) mando todo o dia pra dentro.

Fora que rola receita com brigadeiro praticamente toda a semana, por causa de encomenda, se não é de docinho o trem faz parte do bolo.
Ahn que legal!

Feliz 2011 para voce.
Vai ser um ano muito legal para nos blogueiras com certeza. A gente aproveita mais e mais esses cantinhos gostosos, com nossas sinceridades.

Beijos Priscila

Denise Lopes disse...

Frô...nunca escutei na minha vida a desculpa da evolução, estou rindo até agora kkkkkkkkkkkkk uma colher de beijinho em virtude da ovulação...Frozinha acho que vc quer outro beijinho...beijos querida e ótima terça...

Deusa disse...

kkkkkkk...adorei o NÃO MOSTRO NEM QUE A VACA TUSSA...kkkkkk.Eu sou masoquista...só pode...adoro um regimezinho...não da em nadissimamente nada porque saboto tudo,mas adoro...nunca engordei mais de quatro(terriveis)kilos a mais(fora a gestação,claro),então sou uma falsa magra....mas tô dentro...rsrsrs.
Deusa
vasinhos coloridos

Amanda Luna disse...

Eu sou vegetariana então fico com a parte do beijinho e do brigadeiro!!! hummm delicia!!!
Beijão
www.sermuhereomaximo.com.br

Susi karin disse...

NOSSA MAS QUE DELÍCIA HEIM! PERNIL PURE BRIGADEIRO E BEIJINHO HUMMMM! QUE FIM DE MÊS BOOOOMMM KKKKK

Lauisa Sousa disse...

adorei o pernil magro..o purê tá muito apetitoso..se faço magro tb mpre faço..coloco leite desnatado e depois de pronto um colherzinha de margarina becel...até de magro fica gostoso tb...aliás adorooo purê de batatas..então sou suspeita para falar..beijosss

Adriana Alencar disse...

Deve ter ficado uma delícia! Eu faço uma carne parecida e uso alecrim também, mas complemento com uma xícara de vinho branco, experimente e me conte!
Bj
Adri

Kelly disse...

Dieta não é passar fome, você está certíssima. beijos

Guilherme disse...

Belo prato. Certamente há muito sabor. Vou fazê-lo.

Parabéns.

Guilherme

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo