3 de mar de 2011

Amigas do Livro - 2º livro da corrente literária




E mais um mês se passou e com ele mais um livro lido na ciranda deliciosa que é o nosso Clube de leitura. 

Opa, chegou agora por aqui e não sabe do que estou falando? Então espia nesse post, e daí entenderá tudinho! ;oD

Então, dando sequência à nossa "brincadeira literária", o 2º livro que chegou à mim pelas mãos da Joana a nossa querida @DocesVerdades  [sempre receberei dela os livros do Clube] foi: 



Prata do Tempo - da Letícia Wierzchowski

E ele é a indicação da nossa querida Lelê, do blog Casa de Catarina.

Vejam a sinopse do livro:

Publicado originalmente em 1999 [essa é a edição que a Letícia nos enviou!], este romance tem como personagem principal uma casa construída à beira-mar e à beira do delírio. Uma casa que, na sua falta de lógica, lembra um labirinto. Ao circular por todos esses corredores, ao se perder nos muitos aposentos, o leitor visitará quase um século da hsitória da família Serrat.


Mas  gostei muito do que está escrito no post da Lelê sobre o livro:




“Muitas histórias de amor, tendo como cenário uma casa.
A história dessa casa: antes e durante sua construção, e seus muitos anos de depois….
Uma casa de amores, de dores, de lágrimas, de beijos e ausências.
Uma casa-labirinto.
É sobre essa casa que Leticia Wierzchowski {autora, ente outros, de A Casa das Sete Mulheres} escreve em Prata do Tempo. Os personagens fortes, característica marcante de sua literatura, estão presentes, e muito bem representados pelo avô, por Leontina, Augusto Serrat, Alice, a francesinha Eleanor, Inácio, Theo, Ariana bela, O Sonhador, e tantos outros, contados pela narradora-personagem Laila.
Há amor em cada página. O amor entre corações, entre almas, entre vidas. O amor aceito e o negado. O amor da vida e o da morte.
Prata do Tempo é, como a casa que é seu cenário, um labirinto, onde vale a pena se perder para encontrar a boa escrita de Leticia Wierzchowski.” (Visão Arte)


Eu sou suspeitíssima  pra  falar de romances, porque simplesmente amo!
E com esse não foi diferente: adorei desde a primeira página até a última! Emocionei-me ao ponto de chorar, mais de uma vez, dentro do ônibus à caminho do trabalho, na volta pra  casa, no quarto e na sala!

Ele tem, como pano fundo, amores intensos que resvalam por toda a eternidade, é todo sublinhado pela magia que só o fantástico tem. E nesse ponto me lembrou e muito as letras de outra escritora que amo, que é a Isabel Allende, que encanta a todos com um realismo fantástico cheio de poesia.
E em seu  livro, a Letícia soube trabalhar, com maestria, o realismo fantástico e a prosa poética, que transforma os amores do livro numa realidade quase que palpável! ;oD

Bom, será que preciso dizer mais alguma coisa? rs
Acho que todo mundo entendeu que eu amei e que recomendo muito a leitura  desse livro, pra adoçar a alma com amores e sorrisos, mesmo que algumas muitas  lágrimas nos saltem aos olhos!  




Leia mais no Blog da Lelê: http://blog.casadecatarina.com.br/prata-do-tempo-por-leticia-leticia-wierzchowski/#ixzz1FUr9q2Th




7 Comentários:

Giuliana: disse...

Paty,

Delícia esse nosso Clube do Livro. Li o seu e adorei! Tenho a leve impressão que irei gostar bastante deste da Lelê...já que tem romances e romances..rs

Beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

VIM AGRADECER O CARINHO FIQUEI FELIZ DEMAIS!
OBRIGADO
BEIJO

Cíntia disse...

Olá Paty!Pelo que li do livro aqui,acho que ele tem um "que" do livro que acabei de ler:Cem anos de solidão, um livro tbm do gênero realismo-fantástico e que tbm conta as aventuras e desventuras da família Buendía por exatamente um século.
Boa leitura!Beijokass

Jurubeba disse...

Paty,

Quando li o post da Lelê eu fiquei com vontade de ler este livro, até que no Clube da Leitura, eu o recebi.
Fiquei muito sentida de não ter conseguido ler, ainda mais ao ver seu post cheio de emoção.
Penso que "Prata do Tempo" irá me conquistar como te conquistou, mas vou ter que aguardar até ele chegar novamente às mãos da Lelê.

;) Beijos

Renata disse...

Oi Paty!
Muito boa essa idéia da Ciranda de Livros!
Passei pra te desejar bom feriado e dizer que tem selinho pra você lá no blog.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Amanda Luna disse...

Adoro romances, ainda não li este, ams parece lindo!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Fernanda Reali disse...

Paty, doidinha, não fui eu que te enviou Prata do tempo, não! Tu envias o livro pra mim (como enviou o do Augusto Cury) e eu enviou para a Giu, este é o caminho...
Tá mal dormida, né? Saindo cedo par ao novo trabalho...

beijoooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo