7 de mar de 2011

Dieta Coletiva - Já estamos na 10ª semana

Imagem daqui


Com todas as mudanças de horários que tenho feito, principalmente por conta do trabalho, eu tenho me esforçado bastante pra  não pular o café da manhã, ainda mais por ele ser uma das minhas prioridades com relação à #dietacoletiva.
E hoje pela manhã eu tive uma constatação perfeita de que a coisa toda tem funcionado muito bem! Ontem trabalhei sozinha no PS,  plantão de 12 horas [das 6:30 às 19:00] e hoje voltei ao meu horário normal, que é o das 6:30 às 12:30, mas como estava cansada,a cabei acordando atrasada e corri feito louca pra  não perder o horário do segundo busão [Pooooooobre!] rs.
E pela pressa ia sair só com um copinho de água no estômago, coisa que sempre foi muito comum e não sentia nada. Mas hoje o estômago gritou tão alto que imaginei que fosse acordar a casa! rs
Acabei pegando um pote de iogurte, e saí tomando pela  rua mesmo. Ao chegar na Unidade tomei um café preto com um pão francês sem o miolo e um pouco de manteiga, pronto, fiquei tranquila até às 9:30!
E assim eu não tenho deixado de tomar o café, variando sempre, uma hora fatias de pão integral, um ovo, coalhada light com granola, vitamina de frutas  com linhaça entre outras  coisas.
E você é como eu era?? Não gosta e nem liga pra  tomar o café da manhã??
veja porque essa é a refeição mais importante do seu dia:

Na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.
Ficar sem comer pode provocar fraqueza, mal-estar eindisposição. Também restringe a sua capacidade de escolha. Isso mesmo: quem passa muito tempo de estômago vazio chegará perto do horário do almoço sentindo uma fome descomunal. Nessas condições, a tendência é comer o que vier pela frente, sem conseguir controlar o apetite. Uma boa alimentação pela manhã certamente ajudará você a se manter bem até escolher novamente o que deseja saborear.

Qual a atitude ideal? Variar os alimentos.
Para um café-da-manhã saudável não pode ficar de fora nenhum grupo de alimentos, só assim garante-se o aporte adequado de nutrientes. Para facilitar a sua escolha, separe os alimentos em grupos de nutrientes e escolha pelo menos um de cada:

Grupo das proteínas- encontradas no leite, no queijo, no iorgurte, nos ovos e nos frios.
Grupo dos carboidratos- presentes nos pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias .
Grupo das gorduras– encontrados na manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral.
Vitaminas e minerais– presentes nas frutas e nos sucos.

E aí, vai continuar se boicotando ou fará como eu? ;oD



8 Comentários:

Fernanda Reali disse...

Vivo sem almoçar ou sem jantar, mas não vivo sem omar café da manhã. Se tu tomas um iogurte com uma colher de amaranto, ou quinua ou aveia, uma banana, vai ficar por mais tempo mais saciada. E o que é melhor, sem culpa de comer besteira como os biscoitos recheados cheios de corantes e salgados de padaria cheios de gordura hidrogenada.

Amore, ao passar 12j no plantão, leve sempre uma banana, uma maça, senão tu vais ficar fraquinha.

beijooo

Kelly disse...

Essa também é minha briga, o café da manhã.
Nunca consigo tomar um café descente e na maioria das vezes nem tomo café em casa....beijos

Giuliana: disse...

Oie,

Tá vendo como o organismo se adapta? =) Se tem uma refeição que não consigo ficar sem é o café da manhã, primordial pra mim.

Beijos

Lola disse...

Paty, eu não funciono de manhã se um café da manhã. Não consigo! Tenho que tomar meu copo d'água, meu potinho de yakult, meu café preto e minhas duas fatias de pão integral com manteiga light, senão não tem acordo para o dia! Vc faz bem não pulando essa principal refeição!

Bjs

BECA disse...

Há uns anos atrás eu tbem nao dava a mínima pro café da manha, fazia dieta e nao comia quando acordava, ate q acordei atrasada um dia, saí correndo pra pegar o bus e desmaiei nele. depois daquilo eu levo a dieta a sério e descobri q comendo bem nesta refeição, vc acaba comendo menos nas outras refeições. Tbém trabalhava 06 hs na época e chegava em casa ou na hora do lanche na empresa comia muita besteira, trassava tudo, agora não faço mais isso.
bj,

Juliana disse...

O café da manhã é mega importante mesmo! Eu não abro mão! Parabéns por ter implementado este hábito no teu dia a dia... Depois que a gente se acostuma, não dá pra ficar sem né? Beijão, Ju

welze disse...

feliz nosso dia. muitas bênçãos nesse dia da mulher e sempre.

Carol disse...

Paty, te desejo um lindo e feliz dia internacional da mulher.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo