5 de mar de 2011

Enfrentando a folia do carnaval com saúde e muito pique

Imagem daqui

Na folia do Carnaval é muito comum e fácil a gente se distrair e descuidar da saúde. Mas é preciso cuidado, pois os efeitos colaterais desse descuido podem durar muitos dias depois que a folia acaba. Veja as dicas da nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais:

- Qualquer atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode causar danos à sua saúde. Para acompanhar o ritmo frenético, é preciso cuidar da alimentação de perto, afinal, ela é quem fornece a energia necessária para ser gasta nos dias de folia. A primeira recomendação é realizar de cinco a seis refeições ao dia, evitando permanecer mais de três horas sem se alimentar.  Antes ou depois da festa,prefira alimentos fontes de carboidratos, como pães, massas com molhos leves, batata, arroz, cereais integrais. Além de carregar as baterias, os cereais integrais são fonte  de fibras, que dão a sensação de saciedade.

Quem está procurando disposição também deve evitar alimentos gordurosos, como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces, pois, além de calóricos, têm digestão lenta e difícil. O ideal é trocar por frutas que, além de fácil digestão, são ricas em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.  Outra boa opção é abusar de verduras e legumes, principalmente crus. Este tipo de alimento fornece nutrientes importantes e ajudam na reposição de água e sais minerais perdidos pela transpiração.

Além de se alimentar bem, para suportar o desgaste físico, onão esqueça de beber bastante líquido. Água de coco e sucos de frutas naturais bem gelados são opções para refrescar e repor os principais sais minerais perdidos. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois são calóricas e facilitam a diurese. O álcool em excesso provoca ressaca, sede, dor de cabeça e náuseas, além de outras consequências mais sérias, acarretando prejuízos no estômago, fígado, hipertensão, etc. O álcool também provoca efeito diurético, que pode se agravar com o aumento da sudorese.

Uma opção é aderir aos sucos naturais como os de clorofila, que além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais, ajudam a desintoxicar o organismo. O suco de uva orgânico com polpa de clorofila além de antioxidantes repõe minerais, vitaminas e aminoácidos necessários para combater o desgaste físico.

A nutricionista também dá uma dica para relaxar o corpo:
“Ao chegar em casa, os pés também requerem cuidados especiais. Um escalda-pés de argila com sal grosso e ervas pode aliviar o inchaço e ajudar a relaxar”.






4 Comentários:

A FADA DAS AGULHAS disse...

Paty,muito bom o post.Nesse carnaval eu quero uma rede preguiçosa pra deitar...haha.

Beijosss minha querida!

Simone Souza

Roberta M. disse...

Ai Patty, eu mais falo que faço, meu carnaval é dos mais quietos!! Mas já fui boa nisso rss, ótimas dicas !! Beijocas e bom descanso

Fernanda Reali disse...

Ué, post da dieta coletiva no sábado??? Cadê azzzunhaaa? ahaha
beijoooo

Giuliana: disse...

Oie Coração!

Ótimas dicas! Podemos adaptar algumas coisas para quem curte carnaval só em casa..rs

Não quero pensar em me pesar semana que vem...haha

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo