15 de abr de 2011

Como armazenar os alimentos com segurança


Foto Dreamstime
do Blog da Karlinha

Os cuidados com os alimentos devem ser observados desde o momento da compra até o seu consumo. Pensando nisso, a etapa de armazenamento é de extrema importância para que sejam garantidas a qualidade e a segurança dos alimentos a serem consumidos.
O contato de um alimento cru com outro já cozido, por exemplo, pode causar a contaminação cruzada, que ocorre quando o item cru transfere sua carga de bactérias para o que já passou pelo processo de cocção, um inibidor da ação de organismos que comprometem a saúde.

A especialista em qualidade dos alimentos, Dafna Kann, dá algumas dicas sobre como acondicionar os alimentos de maneira apropriada:

- Frutas, verduras e legumes devem ser guardados na parte inferior da geladeira, de preferência embalados em sacos plásticos limpos dentro das gavetas.
- No caso de produtos armazenados em temperatura ambiente, deve-se respeitar as indicações da embalagem. Geralmente os produtores recomendam que o local seja seco, fresco e sem incidência de luz, para evitar alterações nas características dos alimentos. É muito importante atentar para o modo de conservação e validade do produtos após abertos.
- A mesma regra vale para os itens acondicionados em refrigerador ou congelador, como os iogurtes e sorvetes. Observe sempre as orientações dos fabricantes.
- Independentemente do local e da temperatura de armazenamento, mantenha sempre todos os alimentos bem embalados, deixando um espaço para circulação de ar entre eles.
- A maior parte dos itens pode ser mantida em sua embalagem original, exceto aqueles comprados em caixas de papelão. Os produtos enlatados, após abertos, também devem ser transferidos para outros recipientes.

Onde guardar?
Os potes plásticos são os materiais mais utilizados para guardar alimentos e, de maneira geral, possuem vedação adequada. O ponto fraco é que muitos acabam acumulando odor e sabor das preparações. “O vidro tem grande vantagem por manter melhor as características sensoriais dos produtos e por não acumular resíduos de itens armazenados anteriormente. Além disso, é um material quase 100% reciclável”, diz Dafna.
As sobras de alimentos também podem ser armazenadas de forma segura. “Caso tenham permanecido pouco tempo expostas à temperatura ambiente (cerca de 30 minutos) e a temperatura da geladeira permaneça por volta de 4 °C, pode-se considerar os seguintes prazos de validade: 4 dias para arroz, feijão e massas sem recheios; 3 dias para saladas; 4 a 5 dias para verduras cozidas; 3 dias para carne cozida; 1 dia para peixe”, ensina a especialista.

Cuidados com a geladeira
A manutenção do refrigerador e do congelador também fazem a diferença. A geladeira deve ser limpa periodicamente e as portas devem permanecer bem fechadas, com a vedação intacta.



fonte: Dafna Kann é nutricionista, especialista em qualidade dos alimentos e diretora da Qualinut.

8 Comentários:

Giuliana: disse...

Ótimas dicas! Vou me lembrar delas quando tiver meu lar. ;oD Adoro recipientes de vidro, além da conservação, são lindos e dão um charme à cozinha. rs

Beijos

Carol disse...

Oi Paty! Como você está?
Passando pra te desejar um ótimo final de semana.
Beijos

Amanda Luna disse...

imas dicas, afinal se o alimento não for bem armazenado aca estragando né?
beijuu e como você está flor?
www.sermulhereomaximo.com.br

Telma Maciel disse...

Óia, q ótimas dicas!!! Eu passei a fazer um bocado dessas coisas depois q comecei a perder frutas, uns legumes e umas folhas... Me dava uma raiva!!! rs Daí saquei como podia fazer pra durarem um pouco mais.
Bjks

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse...

Oi Paty!

Nossa, que tudo esse post! Eu sou completamente neurótica com esse negócio de 'comida estragada na geladeira'... se está guardado direitinho, se o pote tem frestas, fissuras, se está molhado antes de guardar o alimento... vixiii, essa sou eu!

Adorei os toques!

Passando tb pra agradecer a visitinha carinhosa lá no Petit, os coments. meigos (vindos de vc, fiquei toda boba... faz tanta coisa criativa e caprichada!)
E tb pra desejar um ótimo fds!

Bjukas =]

Rita Vieira disse...

Amore! Passei rápido pra te dar um beijo e agradecer o seu carinho!

Beijo-na moça-do-pezinho-pequeno! rs

Deborah - Delicias1001 disse...

Dicas boas como essas são sempre bem-vindas.
Adorei saber mais sobre o assunto.
Venha me visitar tb.
Bj

Mundo do Artesanato disse...

AMEI AS DICAS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo