1 de mai de 2011

Dos meus dilemas culinários...



Quando pensei em criar um blog que falaria, entre outros assuntos, de culinária, fiquei um tanto que apreensiva, porque se a gente reparar bem, hoje o que não falta são blogs excelentes e que falam de receitas maravilhosas. Mas me decidi a fazer um blog onde colocaria receitas reais, ao menos pra mim, que fizessem parte da minha realidade, não só receitas maravilhosas, que me enchessem o olhar e a boca de vontade de prová-las.


E, por isso,  muitas vezes via o nome um pouco mais glamouroso de uma receita e já nem lia, ou então passava longe de um livro de receitas francesas ou italiana, por exemplo, e nem espiava, já dizia logo que não me era acessível.


No decorrer de um ano de blog, eu tive tempo e meios de rever todos esses meus pré-conceitos. Há muita receita glamourosa, deliciosa e totalmente acessível! Há ingredientes que são mais difíceis de serem encontrados por aqui, mas isso também não quer dizer que o são por serem os olhos da cara.
Mas queria que o Dona Amélia tivesse como identidade própria, o fato de que todos os pratos postados tivessem sido feitos por mim. Então tudo sempre foi muito caseiro, mais tradicionais e voltados pro que a minha família também quer e gosta.
Minha casa é simples, e minha comida também segue o mesmo padrão.


Mas isso não me impediu de me aventurar em receitas mais caprichadas, ou mais "chic's". 
Ao contrário! Passar mais tempo na cozinha, lendo mais livros de culinária me fez entender e conhecer muito desse mundo mágico por qual me apaixonei irremediavelmente.
E se hoje tenho estado mais ausente, é que não tem me sobrado tempo pra cozinhar, justamente pelo horário que chego em casa do trabalho [chego em casa às 14:00 todo dia e mamys é quem prepara lanche pro jantar].


Sendo assim, de hoje em diante, vou mudar  um pouco a dinâmica do blog.
Como já tenho um marcador  de Receitas dos Sonhos, passarei a usá-lo mais, postando receitas que vou encontrando e deixando registrada pra  fazer nas oportunidades que tiver e com isso, dando mais dicas pra vocês, que curtem vir aqui e experimentar o que indico. 


Mas pra não passar em branco e mostrar que ainda cozinho alguma coisa em casa, rs, o menu do sábado foi bem caseiro e simples, mas uma delícia:


Arroz e feijão
Salada quente de batatas com bacon e alecrim
Bananas grelhadas
Bife bem acebolado


Então, meninas, não sumam daqui, certo? Porque as novidades continuarão aparecendo, sejam pela minha cozinha ou não! ;oD







17 Comentários:

Leticia disse...

Paty
Acho que tudo faz parte, sabe? Eu resolvi encarar como uma forma de aprender a cozinhar... sejam receitas fáceis do dia a dia ou difíceis! Eu tenho vontade, vou atrás e faço...
Até tirei foto de erros meus (to pra postar... fiz um pão e não cresceu... não sei se não tenho mão pra isso). O que me fez admirar o seu blog foi realmente a simplicidade e ver que é possível aprender a cozinhar... vc bem lembra que antes de casar eu não fazia nada! Hoje me divirto com as panelas e vi que muito do nervoso do dia a dia, desconto lá (e na comida! uiiii).
Você foi um exemplo para mim de que é possível sim aprender a cozinhar, gostar e fazer coisas gostosas!
Fora que isso tudo é questão de gosto... ninguém vai pensar ou fazer igual!
Opa! Quero ver novidades!
Beijos
lelê

PS> acredita que a primeira receita que tentei do livro deu errado? Foi o tal do pão... ontem fiz suflê de camarão, mas a minha batedeira me deixou na mão, tive que fazer as claras em neve no garfo!!!!!!

Un Fiori di Panno disse...

Oi Paty,

Gosto muito maneira com vc coloca as receitas, sempre que posso sigo alguma.
Adoro bananas e essa foto me encheu a boca de água.
Enfim....sou sua fã.
bj,

Stela.

Giuliana: disse...

Oi Coração,

Temos que adaptar tudo ao nosso ritmo, né? Mas o mais gostoso é que a gente sabe o quanto você ama cozinhar, e compartilhar suas receitas. E eu adoro vir aqui conferir. Você inspira muitas pessoas, não vou dizer apenas meninas, pode ter alguns meninos por aí também.

Comecei a ver a cozinha com um olhar diferente, mesmo não sendo fã número um ainda, depois que comecei a frequentar aqui e ver as experiências da Lelê.

Você é nossa musa inspiradora! Será uma delícia acompanhar as receitas dos seus sonhos, elas podem se tornar nossos sonhos também. ;oD

Beijos.

Ps.1: Do menu de sábado, dispenso a banana...ahaha

Ps.2: Comprei o livro Dona Benta...rs

Viviane Alves disse...

Olá, passei por aqui e amei!
Te convido a conhecer meus cantinhos www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com e www.viviass.blogspot.com
Seja bem vinda e participe dos sorteios.
Bjs e ótima semana

welze disse...

simples ou requintado, aqui é puro charme. boa semana

Adriana Balreira disse...

Paty,
Também prefiro comidas caseiras. Sou super simples para comer, como de tudo mas sem muitas frescuras. Eu adoro comer com banana, mas crua mesmo. Frita eu gosto com açucar e canela. Ontem mesmo eu fritei bananas e queijo coalho e fiz uma Cartola, sobremesa tipica do Nordeste.
Beijos
Adriana

Grazi disse...

Hum...aqui em casa a comidinha preferiada é como essa q vc fez...bem simples mas deliciosa!!!!
Imagino q a sua ficou boa demais!!!

Bibia Bueno disse...

Eu sou uma negação na cozinha, mas vivo pedindo pro marido fazer receitas que vejo nos blogs... O blog é seu, você é livre para testar ou não as receitas que divide conosco! Ai, adoro banana na comida! :)

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Humm que delicia
Adoro comidinhas simples sem muitas complicações...
Beijo flor!!!
Excelente semana pra vc!!!

Roberta M. disse...

Patty, eu amooo suas comidas reais!! Fico possessa qdo vejo aquelas coisas magnificas e totalmente fora da minha real possibilidade!! Quer coisa melhor que esse cardápio??? Adorei, beijocasss

Susi karin disse...

humm.. me ensina fazer essa banana????

Sandra disse...

Paty, sumir daqui é impossível!
Seus pratos são ótimos e já salvaram minha vida (já te contei meu drama!), mas seus posts são sempre ótimos, seja do que for!
Beijos

Sandra disse...

Paty, sumir daqui é impossível!
Seus pratos são ótimos e já salvaram minha vida (já te contei meu drama!), mas seus posts são sempre ótimos, seja do que for!
Beijos

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

ai ai ai que esse pratão deu fome! parece delicioso.

quer saber? faz tudo o que der na cabeça, o mundo que se lasque. conta o que deu certo, o que vc gostou, o que não deu certo, arrisca de um tudo e conta pra gente. e a gente agradece, pq aprende a fazer coisas novas na cozinha.

boa semana!

Bia Jubiart disse...

Bom dia Paty!!!

Amo, tanto cozinhar quanto comer rsrsrs, estou pensando também em colocar uma marcador com COMIDINHAS, sem grandes pretensões. cozinha para mim é alquimia, energia e história, o resto é balela!

Vou aguardar as novidades...

Beijooooooos e uma linda semana!

Fabiana Tardochi disse...

Paty!
Adoro cozinhar e inventar na cozinha, por isso acho que os pratos saem simples.
Mas seja o prato chique ou simples, se não feito com amor não rola. Ou não dá certo ou fica uma lástima, então para qualquer comidinha sair de lamber os beiços, o melhor ingediente ainda é o amor.
Gosto de adaptar receitas chiques ao meu bolso também, fica ai a dica:)
Beijos e uma ótima semana

Renata Neris disse...

Hummm, deu fome!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo