31 de mai de 2011

Nhoque de batata com molho bolonhesa



A semana passada eu fiz bastante coisa nova na cozinha, mas acabei perdendo pontos, pois não me toquei de tirar fotos, é, a cabeça não andou permitindo certas rotinas, infelizmente.
Mas como aqui em casa já tinha gente me pedindo nhoque há algum tempo, resolvi fazer. Já fiz outras vezes, com massas diferentes aqui e aqui.
Só que dessa vez testei mais uma receita do livro Panelinha - Receitas que Funcionam, e ficou divino, foi a que mais me apeteceu, na verdade. A massa fica numa consistência macia, quase mole e nada de gosto de farinha.
Vejam só o passo a passo:


Nhoque de Batata

Ingredientes1 kg de batatas grandes
1 gema levemente batida
1 xícara (chá) de farinha de trigo
sal a gosto

Modo de Preparo
1. Descasque as batatas e corte em pedaços grandes. Em seguida, passe-as rapidamente sob água corrente para retirar algum resíduo de casca. 

2. Transfira os pedaços de batata para uma panela grande com água salgada e fria. Leve ao fogo alto e, quando ferver, comece a checar o ponto da batata. Ela deve ser facilmente perfurada com a ponta de uma faca. Geralmente, 10 minutos é o suficiente.

3. Escorra e passe-as por um espremedor de batatas. A seguir, deixe as batatas espremidas por alguns minutos sobre a superfície de trabalho para que o excesso de água evapore.

4. Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para deixá-la homogênea.

5. Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços na diagonal (cada um deverá ter 2,5 cm em média). Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar.

6. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

7. Sirva com manteiga e sálvia ou com o molho de sua preferência. Eu fiz o meu bolonhesa que é facílimo:

Molho:
1 colher [sopa] de azeite de oliva
250 gramas de carne moída [tempero com um pouco de shoyu e uma pitada bem pequena de canela em pó]
orégano, manjericão, alho e cebola a gosto
4 tomates

Modo de fazer:
Cozinhar os tomates, com pele, junto com a cebola, o alho, e as ervas. Depois de cozido, bater tudo no liquidificador e passar por uma peneira. Colocar no fogo, novamente para ferver. Se criar uma espuma na superfície, retirar com uma colher. Pegar a carne moída, temperar à gosto e refogar no azeite. Acrescentar o molho de tomate, misturar bem e deixar ferver. Servir sobre o nhoque e salpicar com queijo parmesão ralado.

Eu sempre levo ao forno pra dar uma boa gratinada no queijo, fica um sonho!
Experimente você também, é lamber os dedos!! ;oD


E se você ainda não está participando do sorteio do kit da @vaquinhamococa, cooorre, ainda dá tempo, o sorteio será amanhã! ;oD
Clica aqui, frô, e cruze os dedos! ;oD



1 Comentário:

Ana Carla Benet disse...

Minha perdição são as massas. Amo muito mais que os doces. Aff.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo