Medalhões de Ricotas por Fernanda Giuliani
Marcadores: Bem Saudável, Receitas de Desejos, Receitas Vegetarianas
Eu devo confessar que, ao contrário de muita gente que conheço, eu AMO ricota! E esse fato já era o suficiente pra gostar de qualquer receita com esse ingrediente, né? Mas no dia em que vi a receita que a Fernanda fez e postou no blog É Mamão com Açúcar eu surtei. Separei de cara pra fazer na mesma semana, só que pra variar, acabei deixando passar! ;o(
Essa é uma das muitas receitas da Rita Lobo, lá do Panelinha, e a Fernanda pegou a receita no livro (Eu Quero!!) "A conversa chegou à cozinha". O nome da receita é "medalhões de ricota". Ela fez algumas adaptações à receita original, mas siga aqui a receita, e tenho certeza de que você, assim como eu, vai se derreter de vontade de experimentar esse prato bem leve e saudável! ;oD
Serve 6 pessoas ( 6 unidades grandes ou 12 pequenas)
- Ingredientes:
- 1 xícara de chá de trigo para kibe
- 1 xícara de chá de ricota
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 1 colher de sopa de hortelã picada
- 2 gemas
- 1 colher de sopa de cebola picadinha
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- noz-moscada a gosto
- sal a gosto

2. Passe a ricota por uma peneira - ela fica beeem fininha. Ou amasse bem com um garfo.
3. Misture a ricota com trigo hidratado. Junte também o parmesão ralado, a salsinha, hortelã, gemas, cebola e tempere com a noz-moscada e sal (Foi aqui que ela juntou também a cebolinha e pimenta-do-reino).
* Pode caprichar nos temperos, pois ricota é dureza para pegar gosto.
4. Com as mãos, divida a massa em 6 bolotas iguais e modele os medalhões. Cubra com papel filme e leve para geladeira até o momento de fazer).Fernanda deixou uns 30 minutos.
5. Pré-aqueça o forno, 180 graus (ele será usado apenas para manter aquecido os medalhões que você fez, enquanto prepara os outros). Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e doure os medalhões dos dois lados. (* coloque eles em uma assadeira e leve ao forno para eles não esfriarem. ;)
Para o molho de cogumelos:
- Ingredientes:
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 xícara de chá de cogumelos paris frescos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de chá de vinho branco (Pode-se usar a cachaça)
- 1 xícara de chá de creme de leite fresco
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
- noz-moscada a gosto
Modo de fazer:
Pique bem a cebola o alho e os cogumelos. Leve uma panelinha ao fogo médio e derreta a manteiga. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o dente de alho e os cogumelos, misture bem sem deixar dourar. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Junte o vinho (ou a cachaça) e deixe ferver até evaporar metade do volume. Junte o creme de leite e abaixe o fogo. Cozinhe até engrossar um pouquinho. Ajuste o sabor com sal, pimenta e a noz-moscada.

Olha só pra essas fotos e venham cá, sente do meu ladinho e me diga se não dá vontade de se esbaldar com uma refeição dessas hem? Sirva com uma salada caprichada de folhas ou ainda pode acompanhar com purê de abóbora japonesa e ervilha torta ao alho e óleo.
Pois é, meninas, enquanto o tempo pra cozinha continua agarrado por aqui, vou listando os meus desejos culinários e ainda dando essas dicas maravilhosas pra que vocês também não percam! ;oD
Mas olha só, não deixe de comentar, dizendo se estão gostando tá, eu adoro os recadinhos de vocês e mais ainda todas as dicas que sempre recebo! ;oD
Hummm..eu também gosto de ricota,e essa receitinha me parece bem legal,vou anotar!
Uma ótima quarta-feira amada!
Beijocas!
Menina, isso deve ficar muito bom mesmo!!! arquivado!
beijos e ótimo feriadão!
Amiga, que visão é essa...já copiei!
Só pela descrição dos medalhões já suspirei, quando vi que era molho de cogumelos, daí fechou mesmo!
Ficou linda sua apresentação!
Bjuss!!!
Que delícia!
Abraços.
Silmara
casaefogao.blogspot.com
fundoseatelie.blogspot.com
Olá! Vim retribuir a tua visita ao meu blog! Que bom que gostou. Menina, que blog mais querido este seu! O nome já é ótimo, este verdinho que adoro e as postagens escritas com o coração me pegaram. Já li várias coisas....rssss. Bjos
VOU ADORAR EXPERIMENTAR ESSA DELICIA!
BEIJO
BOM FERIADO!
Passando para deixar um beijo Paty :)
Hummm que delícia! Também adoro ricota...
Ai que delícia!!! Também amo ricota!!!
Postar um comentário