9 de jun de 2011

Qual o melhor tipo de Fogão pra sua cozinha

Imagem daqui




Se você acha que fogão é tudo a mesma coisa, está enganado. Há diversos modelos disponíveis no mercado com os mais variáveis tamanhos, preços, funções, acabamentos, etc. Se você está pensando em comprar um fogão, atente a detalhes como espaço disponível na sua casa, se o material usado no acabamento será fácil de limpar e manter limpo, número de bocas e tamanho do forno.

Conheça um pouco mais sobre fogões e faça a melhor escolha.

Quais são os tipos de fogão?

Fogão de Piso - Tradicionais e versáteis

É o modelo convencional que pode ser colocado em qualquer lugar, sem precisar de instalação. O funcionamento é a gás, tem um forno (ou dois nos modelos mais modernos) e opção de quatro, cinco ou seis bocas.


Fogão de Embutir - Planejados e elegantes

Assim como os convencionais, esse modelo tem forno (um ou dois) e quatro ou seis bocas. Seu diferencial é que pode ser embutido em pias ou armários, ficando suspenso nesses móveis. É importante que tenha ventilação tangencial de resfriamento, que impede o aquecimento das paredes e móveis com os quais tenha contato.
Facilita a limpeza da cozinha já que não é preciso ficar arrastando-o para limpar o chão e atrás dele, porém não permite que você o mude de lugar sem passar por reformas.

Fogão de Mesa (Cooktop e Dominó) - Charme e desing diferenciado

Os modelos cooktop e dominó têm apenas as bocas superiores numa base que pode ser instalada em pias, móveis, mesas, etc. São bonitos, modernos e eficazes principalmente para casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas. Vale lembrar que estes modelos não têm forno, por isso costumam ser instalados em áreas de lazer, próximos a churrasqueiras, fornos de pizza e em coberturas.

O que é e para que serve a válvula de segurança?

É um sistema de segurança que corta a passagem de gás quando a chama s e apaga ou um botão é pressionado acidentalmente. O sistema foi tão bem aceito, que todos os fogões domésticos fabricados no Brasil deverão obrigatoriamente contê-lo. Os mais novos já tem.

Como escolher um fogão?

O fogão tem características que abrangem todos os modelos, mas podem variar quanto a alguns recursos. Confira algumas funcionalidades que o fogão pode ou não apresentar e pense no que será mais útil para o seu dia-a-dia.
  • Porta - as portas do fogão podem ter vidro duplo ou triplo, isso mantém a temperatura interna alta, mas não deixa o exterior quente, evitando queimaduras caso crianças esbarrem no fogão.
  • Trava - recurso útil para casas com crianças. A trava pode ser na porta, impedindo a abertura do forno, ou também nos botões, evitando que o gás seja ligado na ausência de adultos.
  • Válvula de Segurança / Corta-gás - interrompe a passagem de gás quando não há chama. É item obrigatório.
  • Grill - função do forno que permite grelhar e dourar os alimentos. O fogão 4 bocas Brastemp XY460B possui forno com grill elétrico e capacidade para 84L, painel digital com timer e relógio, trava de segurança e porta com vidro triplo.
  • Capacidade do Forno - deve estar de acordo com as receitas que você pretende fazer e com o tamanho da sua família.
  • Forno Duplo - os fornos podem ser duplos, o que possibilita o preparo de dois pratos diferentes ao mesmo tempo. O fogão com forno duplo Electrolux Celebrate 56dxsba089 possui válvula de segurança corta-gás, prateleira deslizante, porta e tampa removíveis, grill elétrico, timer e mesa sem furação.
  • Forno Elétrico - alguns fogões apresentam forno elétrico, com funções distintas para descongelar, assar, gratinar etc.
  • Forno Autolimpante - queima as gorduras das paredes do forno. O fogão de embutir Mabe FGMB004ETGDA1BR tem forno autolimpante, timer, grades deslizantes, porta e vidro removíveis.
  • Grades Individuais - uma grade para cada queimador (boca), facilita a limpeza.
  • Mesa sem Furos - impede que a sujeira fique concentrada nos buracos e impede que os líquidos entrem no fogão.
  • Porta e vidro removíveis - facilidade para limpar. O fogão de 5 bocas Electrolux Celebrate 76TB tem a porta do forno e a tampa de vidro removíveis, mesa sem furação, timer, prateleiras deslizantes e grill elétrico.
  • Queimadores - você pode escolher o número de bocas e também entre potências distintas. Um fogão que reúne queimadores de diferentes capacidades torna possível o preparo de pratos variados, simultaneamente.
  • Timer - programa o funcionamento do fogão por um período determinado e interrompe automaticamente ou emite um sinal sonoro, quando o tempo de preparo é atingido.
  • Prateleiras Deslizantes - facilitam a retirada de alimentos do forno.
  • Estufa - parte inferior do fogão que permite manter a temperatura dos alimentos armazenados.
  • Níveis de Temperatura - os fornos podem oferecer vários níveis de temperatura, permitindo maior controle no preparo dos pratos.
  • Ventilação Tangencial - não deixa o calor atingir os móveis e paredes próximos ao fogão.
  • Termostato - mantém a temperatura do forno constante.

Como escolher um cooktop?


O cooktop é boa pedida quando se tem pouco espaço ou para os gourmets que preferem adotar um forno elétrico de embutir, no lugar do fogão tradicional. Um cooktop e um forno de embutir, juntos, não ficam devendo nada a um fogão de chão. Além disso, os cooktops conferem charme e elegância à cozinha e são fáceis de limpar.

Para escolher um cooktop, você pode usar muitos critérios comuns à escolha de um fogão como quantidade e potência de queimadores. Outros recursos interessantes para avaliação são:

  • Material de Acabamento - variam entre acabamento em inox, vidro e vitrocerâmico. Os dois últimos são extremamente fáceis de limpar. O fogão Continental Cooktop 5 bocas CIT75740BD tem acabamento em vidro temperado preto e botões removíveis com trava de segurança.
  • Funcionamento - a gás, elétrico ou por indução. Os cooktops que funcionam por indução eletromagnética costumam exigir panelas magnéticas e geram calor apenas na panela, não aquecendo o restante da superfície. O fogão cooktop Brastemp BDJ60E simmering que esquenta sem deixar atingir a ebulição, ideal para molhos e cremes e para manter os alimentos aquecidos. funciona por indução, vem com teclas pré-programadas em seu painel eletrônico, sistema antiderramamento e função
  • Painel - pode ser eletrônico e vir com funções pré-programas, o que traz praticidade ao preparo de alimentos.
  • Sensor - há Cooktops com um sensor que detecta a presença da panela, se ela não estiver bem-posicionada, um sinal sonoro é emitido. Alguns modelos desligam automaticamente após um intervalo sem que a panela seja posicionada.
  • Iluminação Residual - assim como o sensor que detecta a panela, este é um recurso de segurança. Com a iluminação residual, você sabe quando a superfície do cooktop está em alta temperatura pela presença da luz. O fogão cooktop Fischer 2703 oferece esse recurso e vem com 4 queimadores, sendo que dois são super-rápidos. O acabamento é vitrocerâmico, fácil de limpar.
  • Sistema Antiderramamento - essa função desliga o cooktop quando o líquido derrama sobre o painel.

Dicas de Segurança no Uso de Fogões

  • Mangueira e Regulador de Pressão- devem ser trocados a cada cinco anos.
  • Panelas e Frigideiras - não devem ficar com os cabos virados para fora, para evitar acidentes. Panelas com fundo deformado também podem cair e causar acidentes. Prefira panelas com fundo largo que aproveitam melhor o calor.
  • Alimentos Líquidos - procure prepará-los nos queimadores de trás, para não ter riscos de ferverem e atingirem alguém.
  • Fósforo - acenda primeiro o fósforo e só depois ligue o gás.
  • Tomada - use uma tomada exclusiva para o fogão, sem mais nenhum outro aparelho conectado.
  • Chamas - quando houver ruídos ou alteração na cor das chamas, consulte um técnico.
  • Luvas - use luvas térmicas ao retirar os alimentos do forno.
  • Estufa - retire os alimentos e objetos da estufa antes de ligar o forno.
  • Embalagens - abra as embalagens ao esquentar os alimentos, para evitar explosões.
  • Fogo - em caso de acidentes, desligue os botões e abafe o fogo com uma tampa de panela ou pano molhado.
  • Vazamento de Gás - ao perceber o vazamento, não acione interruptores elétricos e não acenda qualquer tipo de chama. Abra as janelas e portas e feche o regulador de pressão no botijão de gás. Consulte um técnico para verificar o problema.
  • Instalação - instale o fogão longe de panos, cortinas, portas e janelas e não utilize prateleiras sob o fogão. Opte por um local sem muita ventilação e mantenha distância mínima de 85 cm de teto e armários e 5 cm de móveis e paredes.

Como limpar o fogão?

Tire o fogão da tomada e passe um pano com água e sabão, sem arranhar. Enxugue com um pano seco. Nunca utilize palha de aço nem jogue água enquanto a superfície do fogão estiver quente. Procure limpar o fogão sempre que usá-lo para não acumular sujeira.


Quando li esse post no blog Moça Prendada!,  fiquei imaginando como deveria tê-lo lido antes. E com certeza sei que será de muita valia pras "Amélias"  que , como eu, são de primeira viagem... ;oD

Ando sumida de novo, pois a gripe se encostou em mim e tá querendo ficar mais do que deveria.

7 Comentários:

JOANA CAMPOS disse...

Hum amo esse da primeira imagem....
e me apaixonei em um VINTAGE que a Brastemp lançou, mas sabe por quanto eu o encontrei? 3.999,oo pelo menos agora não é pra mim não amiga... mas preciso muito trocar o meu.

Ó tá rolando sorteio no bloguito, CONVIDE SEUS SEGUIDORES, é vai lá participar!

beijos

Maria Tereza Maranhão Stoco disse...

Oi querida! Espero que vc esteja melhor da gripe que te pegou!! Adorei seu post sobre fogões, super útil, muito explicadinho...enfim ÓTIMO!! Meu sonho é ter um cooktop e um forninho separados mas por falta de vontade ($$$) ainda não fiz isso... Fiquei babando aqui com essas fotinhas! rs

Tou sempre por aqui te visitando, adoro seu blog !!

Beijos

Tereza - Cozinha Perfumada

Luci Cardinelli disse...

eu queroooooooo o fogão da primeira foto \o/

beijosss

Iliane disse...

o da primeira foto é lindo..mas..o meu?é o dea segunda foto..e..amo..adorei a materia..bjus

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi Paty
Menina eu não sabia que existia tanta diversidade em matéria de fogão! vc deu uma aula, adorei Ah mais o primeiro é uma paixão mesmo, lindo demais!!!
O meu tava caidaço mas restaurei ele com fita adesiva decorada e ficou novo de novo, marido deu uma limpeza nele por dentro agora tá tinindo
Então flor eu pintei por dentro com tinta branca também mas não decoupei não, só pelos lados de fora na frente e atrás
Ficou fofo
Beijo Paty que bom que vc está voltando, não some não tá? beijooo

Giuliana: disse...

Preciso me atentar a essas dicas agora, né? Mas de imediato não vou comprar algo super sofisticado e caro, preciso de um que socorra, depois quando for ter a minha casa própria quero um bemmmm bonito..rs

Beijos

Ps.: Melhoras! Se cuida direitinho para sarar rápido.

Cinária Mendes disse...

Paty,
Gostei muito dos esclarecimentos.
Vou passar para minha filha que quer casar...rsrsrs...
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo