29 de jul de 2011

8 erros na cozinha, segundo o Dr. Bactéria

 
Imagem daqui
Há algum tempo eu recebi um e-mail com essas  informações e já vi em alguns utros blogs também, mas acho que não custa nada ler de novo e relembrar de muitas  coisas que, no dia a dia, a gente acaba esquecendo!


1° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira.

Primeiro, você perde nutrientes e a  carne fica esbranquiçada.
Segundo, a contaminação que existe vai aumentar porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.

A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.

2° erro:
Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.

O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja.

Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente.

O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.

Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.

3° erro:
Usar tábua de carne de madeira.


Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.

4° erro:
Sobre guardar comida quente na geladeira.


Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...
Não há erro em guardar comida quente na geladeira.
O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
Porém ...

5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.


O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.
Depois de duas horas você pode fechar.

6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.

 
As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias. Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro. Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira.

7° erro:
Ignorar as formigas.


Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas. Você provavelmente não se importaria se encontrasse  uma formiguinha em cima do seu bolo, não é? 
Doutor Bactéria:
E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É, né?...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata.
Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
===========================================

8° erro:
Soprar velinhas do bolo de aniversário.


Este é um péssimo mau hábito.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar
aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar. Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.
Ah...detalhe, isso serve também para as mamães que costumam assoprar a comida do bebê.
 
Roberto Figueiredo é Biomédico e o Dr. Bactéria

7 Comentários:

Telma Maciel disse...

Como a gente faz tanta coisa nojenta, né? ecat... rs
Eu já tinha ouvido falar sobre o negócio da tábua e realmente não gosto de usar. A gente vê a tábua ficando preta! Sujeira = bactérias. FATO. ECAT!!
Eu já não tinha msm costume de lavar carne. Mas não sabia q gerava isso tudo...
O resto eu não sabia mta coisa mesmo. É bom saber! ÓTimas dicas!!!
Beijo

Sandra disse...

É, acho que eu não estou tão mal...
Só exagero no detergente e sopro as velinhas! Menos mal...
Mas é sempre bom lembrar!
Beijos

Mi disse...

otimas dicas
bom fds
beijinhos

Renata disse...

Oi Paty!
Caracas, como a gente faz coisa errada! Eu já sabia de uma boa parte destes que você colocou, mas o das velinhas...nunca tinha pensado nisso!
Uma boa parte já "me consertei", mas a do leite condensado...é tão mais prático! Ainda bem que pelo menos quase nunca eu abro um!
Nunca lavei a carne de boi, mas não por causa das bactérias, mas porque tira o sabor. Mas a de frango eu lavo...
Well, terei que tomar mais cuidado.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Cíntia disse...

Oi Paty!!!Eu preciso parar de soprar velinhas, ecaaaaaaaaaa!!!
Beijoss e bom fim de semana♥

A FADA DAS AGULHAS disse...

Adorei as dicas,e ando fazendo direitinho as tarefas..rs Xô bactérias!!!!
Um final de semana de paz!
Beijoooo

Elaine Gaspareto disse...

Ahhh, eu nem ligava pras formiguinhas... eca rsrsrsrs
E tá na cara da gente e a gente nem se toca... acha que a família da barata fez o enterro... eca rsrsrsrsrs

Beijossssss, bom dia e boa semana pra você, querida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo