Sal x Vida saudável
Marcadores: Bem Saudável, Conversa fiada
![]() |
Imagem daqui |
Ninguém dispensa o sabor que o sal trás aos alimentos, todo mundo sabe que o seu excesso é prejudicial à saúde, mas são poucas ainda as pessoas que se preocupam realmente em diminuir o seu consumo. Sabemos que o principal benefício do sal é o iodo. Ele é importante para prevenir doenças como o bócio (aumento da glândula tireóde, também conhecido como papo), além de problemas, principalmente em crianças, como complicações psicológicas e motoras e redução na capacidade de aprendizado. Mas o seu excesso leva a várias doenças entre elas a hipertensão arterial e doenças que, normalmente, têm como sintomas a retenção de água, caso da insuficiência renal, cardíaca e hepática.
Mas porque estou falando tudo isso?
Bom, há algum tempo que venho reduzido o uso de sal na minha alimentação, por recomendação médica, já que tenho problemas com retenção de líquido e outros que não vêm ao caso. Em casa sempre tenho optado por temperos frescos, evitado os " caldos knorr's" da vida, ainda mais porque, aprendi com a Fernanada Reali, são gatilhos pra minha enxaqueca. Assim aprendi a dosar o sal na preparação dos alimentos com colher de chá e de sobremesa.
Mas essa semana acabei comendo um sanduíche [coisa rara de eu fazer e quando faço prefiro os mais leves da rede Subway] que cunhada comprou pra mim e, jéeeeeeeeesuiiisss!!!! como passei mal! Nele havia bacon, que amo, mas sinceramente? Retirei o dito do sanduíche e mesmo assim não desceu! Pra mim a quantidade de sal estava excessiva, a cunhada experimentou e disse que não, que estava normal, mas mesmo assim, passei mal horrores!
Mesmo tendo sentindo todo esse mal estar eu fiquei feliz, pois percebi na prática que estou no caminho certo, e não poderia deixar de compartilhar isso com vocês.
Temperar frango com sal é coisa rara que faço, pois pra mim um suco de limão e pimenta- do-reino dão conta do recado legal, mas como também gosto de shoyu, que já é salgado pra dedéu, vou eliminando ainda mais.
E fica aqui a dica: usem mais alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho, e diminua o sal, você também verá o quanto sairá ganhando com essas substituições aparentemente bobas! ;oD
Ótima postagem, aqui em casa também coloco pouco sal nos alimentos, para que minhas filhas já se acostumem desde cedo,meu marido uma vez teve uma crise de hipertensão e após a mudanças na quantidade de sal, exercícios e tal, nunca mais graças a Deus.
Adorei seu blog.
Está acontecendo sorteio Mococa no meu blog.Participe!
www.mundodosabor.blogspot.com
Eu dou sempre preferência pros temperos naturais, tenho os industrializados p/ uma emergência. Desde que casei minha comida leva pouco sal e isso não diminuiu o sabor dos alimentos, qdo meu marido come comida de outra pessoa logo acha que está salgada, como foi seu caso c/ o sanduíche. Todos nós sabemos dos malefícios do sal, mas é sempre algo fazer um alerta de vez em qdo.
Bjs♥
Oi Coração,
Essas substituições do sal por outros temperos são essenciais, como minha mãe é hipertensa já me acostumei com comida sem sal e pouco tempero, um pouco a mais de sal já sinto a diferença e não me cai bem.
O organismo agradece a redução de sal!
Beijos
Olá!!!!
Aqui em casa usamos pouquíssimo sal. Desde pequena meus pais já usavam pouco e eu herdei esse hábito. Aliás, acho que comida salgada fica horrível, estraga!
Bom mesmo é temperinho, com alho e ouras coisinhas ;)
Beijinhos
Jô
Eu já tive épocas que colocava Sazon, knor, meu tempero em tudo...depois que comecei a trabalhar nas UBS, tive palestras sobre hipertensão e o que o excesso de sódio pode causar, ai parei, só uso o sal para realçar um pouco mais o sabor...adoro usar alho, cebola e outros temperos...
Bjão
Perfeito - é isso que faço tb! O mais difícil é convencer a filha a não colocar sal...! Abs. Marion
Também tenho dimunuído cada vez mais. Obrigada pelo carinho lá no blog velho com cara de nobo. Beijocas!
Olá querida,
Amei a visita, volte sempre que quiser.
Que bom que gostou do meu novo layout, eu amei também.
Bjs
Oi Amélia.
Gostei do seu post,muito bom.
O pior é que tenho mania de sal e muito tempero.
Vivo me recomendando diminuir e quando vejo está tudo na panela,rsrsrs.
Qualquer dia aprendeo.
Acho que vou colocar um post em cima do fogão.
Bom fim de semana para voce.
bjtos.Nile.
Postar um comentário