6 de nov. de 2011

Dicas espertas pra não errar no preparo de bolos

Foto do site Revista Casa e Comida.

Sempre achei que tivesse o"dedo podre" pra  fazer bolos. 
É sério e não há exageros nessa minha declaração. Todo bolo que eu fazia desandava de um jeito ou de outro. Até os de caixinha viravam farofa, de tão fofo que ficavam. A minha primeira e única tentativa de fazer um bolo de niver pra mamys, foi há uns nem sei mais quantos anos atrás.... tsc tsc tsc, só me lembro do fiasco: um bolo todo cheio de relevos e crateras, não sabia ao certo se era algo comestível ou um pedaço da lua na minha cozinha! Quase pedi socorro ao meu pai, que é topógrafo, pra tentar nivelar a coitada da massa!
Depois que me casei e criei o blog é que veio de novo a vontade de me aventurar novamente com os fofinhos.


Me arrisquei num dos meus bolos preferidos, o Bolo Formigueiro. Mas acabei levando ao pé da letra a quantidade de açúcar da receita e ficou doce demais.
Foi aqui que tive a minha primeira dica para bolos, e foi a de mamys, diminuir um pouco o açúcar do bolo, ainda mais quando esse levar outros ingredientes doces.
Mas na verdade fui aprendendo que bolos e doces pedem medidas exatas, certinhas, não são como as salgadas que a gente pode dar um driblada num ou noutro ingrediente.
Ainda estou engatinhando no preparo deles, me arrisco sempre no trio? Formigueiro, fubá e cenoura, mas lendo essas dicas, acho que será mais difícil de errar novamente:


1. Guarde o fermento fora do refrigerador e preste atenção na data de validade. Conservado na geladeira, ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer, ele deve ser o último ingrediente adicionado à massa.

2. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica. Procure peneirar este ingrediente para se certificar de que não há nenhum resíduo e para deixá-lo aerado.

3. Prefira ovos frescos e procure mantê-los em um local arejado. Você pode deixá-los na geladeira, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente. Outra dica importante: antes de acrescentá-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado.

4. Procure bater a massa em velocidade baixa e alternar os ingredientes secos e líquidos. Se a receita indicar o uso das claras em neve, adicione-as por último. Você precisa misturá-las delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa.

5. Na hora de assar, preaqueça o forno por dez minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita.


6. Ao tirar o bolo do forno, não deixe que ele encoste em uma superfície fria. Se a massa quente esfriar muito rapidamente, murcha. Também não coloque o bolo sobre o fogão. Ele vai demorar para esfriar e a massa pode ressecar.

7. Depois de untar uma forma com manteiga e farinha, coloque-a na geladeira por 5 minutos para hidratar melhor a farinha. Assim, o bolo vai desgrudar mais facilmente.

8. Unte apenas o fundo das assadeiras baixas. A massa crescerá por igual, grudando nas laterais, o que deixa o bolo retinho. Depois desgrude as laterais com a ajuda de uma faca.

Essas dicas foram dadas pela especialista Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes, para a Revista Casa e Comida de outubro/novembro 2011.
E eu me agarrei a elas como um a um bote salva-vidas, assim, nunca mais deixarei uma receita ir parar no lixo! ;oD
E você? tem mais alguma? Me manda porque quanto mais eu souber, mais me arrisco! ;oD



10 Comentários:

Carol disse...

Essa de untar só o fundo das formas baixas eu não conhecia e agora não esqueço mais.
Tenha uma ótima semana.
Beijos

Dani Pivatelli disse...

Essa de pôr a fôrma untada na geladeira é demais!

Minha sogra tb diz q tem q 1º pôr o fogo alto pro 10 min e dps abaixar o forno.

Dani Pivatelli disse...

Só untar o fundo... To pensando nessa ainda...

Mi disse...

que dica massa, adorei!
otima semana, beijinhos

Rosana Remor disse...

AMIGA,ARRASOU!!NUNCA MAIS ERRO UM BOLO!!BJS!

Karina Monteiro disse...

Ótimas dicas, meus bolos também não ficavam fofos, mas descobri há poucos dias que era porque eu sempre colocava a manteiga dura e gelada.
Boa semana.

Calíope Corrêa disse...

Que dicas maravilhosas!!

Bjus
@OMundoDeCaliope

Karina Mendes disse...

oi docinho!

Minha mãe sempre dizia que depois de adicionar o fermento não pode bater muito, só misturar bem e já mandar o bolo pro forno. Eu também costumo seguir a dica dos ovos em temperatura ambiente, o bolo "quase" sempre dá certo... Exceto às vezes, rs
beijos e linda semana!

Débora Rossi disse...

Adorei as dicas!!! sou boa com receitas..mas por motivos misteriosos minhas massas de bolo não ficam boas!! só meus cupcakes é que ficam bons! usarei todas as dicas! Obrigada

Ramon disse...

Boas dicas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo