15 de dez de 2011

Bolo de mirtilos



São muitas as coisas que eu sempre achei que não fosse dar conta de fazer, uma delas são os bolos.
Mas desde que me dispus a continuar tentado tem dado muito certo, e agora em companhia da Bio [minha cunhada], que é uma boleira por excelência, tenho aprendido ainda mais.
E na quarta-feira aprendi com ela a fazer esse bolo de mirtilos ou de frutas vermelhas. Esse foi ela quem fez e ficou uma delícia! E você, se preferir ainda pode trocar os mirtilos por frutas vermelhas, como amoras e framboesas!


Olha só a receita:


Ingredientes:
1/2 xícara [chá] de manteiga
1 xícara [chá] de açúcar
1 col. [sopa] de casca de limão ralada
2 ovos grandes
2 xícaras [chá] de farinha de trigo
1 col. [chá] de fermento
1 col. [chá] de bicarbonato de sódio
4 col. [sopa] de iogurte natural
1 xícara [chá] de mirtilos limpos e frescos [ou as frutas vermelhas]


Modo de fazer:
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte a casca de limão e os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato, alternando com o iogurte. Pare de bater e coloque a fruta. Divida a massa em duas formas de bolo inglês untada. Leve ao forno, preaquecido, em temperatura média, por cerca de 20 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme quando estiverem mornos.


Fica uma delícia acompanhado um chá! ;oD

5 Comentários:

arte da sadhia disse...

que delicia amei sua receita ..sabe tenho uma amiga que faz pães divinos ..mas nos bolos ...ela não se dá muito bem...vai ver isso que acontece com vc né??? eu sou muito boa nos doces mas nos salgados affff agora tem gente que tem mão de ouro né se dá bem com qualquer coisa né ,,,kkkk mas estou isistindo nos salgados ..sou brasileira não desisto nunca ..kkk
bjokas adorei seu post querida fiz cupcakes para o natal corre lá e pega o seu ..bjokas sadhia

Adriana Balreira disse...

Paty,
Aqui em Fortaleza quase não encontro Mirtilos (blueberrys). Mas deve ficar uma delicia mesmo. A carinha do bolo me lembrou dos bolos de blueberries que comi em San Antonio onde meu irmão mora. No trabalho dele tem um local para os professores cheio de guloseimas, e um desses era um bolo desses. Me acabava de comer! Qdo encontrar blueberries aqui em Fortaleza já sei a receita que irei fazer!
Beijos
Adriana

Caroline disse...

Muito fofos!
Beijinhos,
Carol

Mutante disse...

humm, acabei de copiar a receita, parece ótimo! eu não gosto de bolos muito doces, esse deve ser no ponto que gosto :)
se eu fizer te conto!
beijinhos

corpsecake disse...

Deixei 20 minutos no forno (e estava douradinho) mas ficou todo cru no meio (mas as pontas estavam gostosas). Chorando aqui. ;_;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo