13 de dez de 2011

Risoto de funghi secchi


Não me recordo se já comentei aqui que sempre fui preconceituosa com relação a risotos. Achava que "aquela coisa emplastada" não me cairia bem. Por puro preconceito nem me permitia experimentar. Tolinha eu, né?
Pois bem, esse ano comecei a ver com outros olhos um bocado de coisas, como a cor verde e os risotos!
Me muni de "coragem" e lá fui eu! Me joguei num risoto de funghi, com um peito de frango grelhado e...  CAÍ DE AMORES!!! ;oD
Tava tão bom, mas  tão bom que quase me esqueço de fotografar, e para piorar a máquina tava sem bateria, daí tive que apelar pro celular e tudo bem rapidinho, porque a gula aqui nem falou alto, berrou!! ;oD

Espia a receita delícia:

Ingredientes
20g de funghi secchi
1/2 cebola média picadinha
1 xíc. (chá) de arroz para risoto
3 xíc. (chá) de caldo de carne fervente (aproximadamente)
1/2 xíc. (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Trinta minutos antes de iniciar o risoto, lave muito bem os funghi, retirando o máximo possível de terra. Coloque-os em uma tigela pequena e cubra com 1/2 xícara (chá) de água. Deixe repousar por 30 minutos. Ao final do tempo, retire os pedaços de cogumelo hidratados do líquido, que deverá também ser reservado. Corte os cogumelos em pedaços e reserve. Em uma panela média, aqueça 1 colher (sopa) da manteiga e junte a cebola. Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente os pedacinhos de funghi e cozinhe por 1 minuto. Junte o arroz, misture bem, e deixe no fogo por 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar um pouco. Junte o líquido de repouso dos funghi e deixe evaporar. Concha a concha e na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz, adicione o caldo à panela, mexendo constantemente. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Desligue o fogo, acrescente o restante de manteiga, misture bem e junte o parmesão. Sirva imediatamente.

Rende duas porções bem generosas, mas se quiser cometer gula acompanhada, como eu, dobre a receita, tá!! ;oD


5 Comentários:

Maria Lúcia Marangon disse...

Risoto é um dos pratos que eu mais gosto. Sou apaixonada mesmo. Eu adoro suas receitas! Beijos!

JOANA CAMPOS disse...

Nossa amiga, risoto é tudo de bom!

ôxe! como assim vc não gostava?

beijos

Iliane disse...

eu sempre amei risoto..e..cada vez que vejo um..dá vontade de fazer..amei o seu..e..que bom que gostou..bjus

Rosana Remor disse...

HUM...PARECE DELICIOSO!!BJS!!

Adriana Balreira disse...

Paty,
Acreditas que nunca fiz risoto! Morro de vontade mas cadê coragem! Mas que esse seu ficou com uma carinha boa ficou...rsrs... Vou anotar para tentar fazer. Adoro funghi!
Beijos
Adriana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo