9 de dez de 2011

Talharim com salsicha e balsâmico



Nessa correria de fim de ano eu fico ainda mais sem tempo, e dessa vez nem é por falta de saber administrar meu tempo não, é sim pelo acúmulo de coisas e funções que tenho que fazer e desempenhar. E quando chego faminta  em casa não consigo pensar em nada muito elaborado ou demorado, por isso vou mesmo macarrão. Agora improvisar, no fim do mês [o que significa início de mês e o salário ainda não deu as caras na conta! rs] nem sempre é tão fácil, mas até que dei uma embromada bem gostosinha hoje e lancei mão do que tinha pra fazer esse talharim com salsicha e vinagre balsâmico!

Usei as salsichas de cachorro quente cortadas em tiras, cebolas cortadas à julienne, um pouco de pimenta calabresa e pimenta-do-reino branca, vinagre balsâmico e shoyu.
Cozinhei o talharim por 8 min., escorri e dei um banho de água fria em seguida, para parar o cozimento, do contrário ele não ficaria al dente. Cortei as salsinhas ao meio e fatiei fino, acreditei que ficariam melhor nesse formato para o talharim, e as cebolas. Levei ao fogo uma panela com azeite e adicionei primeiro a cebola e deixei ficar um pouco transparente, acrescentei as salsichas, o balsâmico [cerca de 2 col. de sopa] shoyu e as pimentas e deixei refogar bem. Depois foi só acrescentar o macarrão, mexer bem e pronto!
Corri pro abraço e matei a fome que estava me matando! ;oD
Ficou bem gostosinho, mas marido só reclamou um pouco da pimenta, que, segundo ele, carreguei na mão! rs

Ah, uma dica básica pra  cortar cebolas sem choro nem vela: descasque-as e deixe de molho em água com gelo por ceca de 45 minutos, isso diminui a atividade da enzima responsável por pela defesa das moléculas da cebola, e retira de todas as moléculas voláteis a energia de que precisam para se lançarem ao ar!

4 Comentários:

Tereza Ramos disse...

Humm me deu uma fome agora... adoro macarrão!!!
Eu rachei com seu comentário...é sempre muito bom te receber por lá teraartes.blogspot.com - obrigada pela companhia!
Bom final de semana
bjOO
Tereza

Pepa disse...

Eita que tá apetitoso hein ??
Mas os melhores pratos acabam saindo quando a gente não sabe o que fazer ou não tem muita opção.
Nhan, deu fominha, rsrsrs

Bjus 1000 frô

Casa da Rê etc e tal... disse...

Olá, obrigada pela visita, nossa! meu deu até vontade de comer esse macarrão (eu adoroooooooo) kkkkk
cada coisa deliciosa hein! mas temo tentar experimentar fazer pois não sou muito habilidosa na cozinha não...
bjão!!!!
Renata

Ana Paula disse...

Oi Paty que saudade, hoje estou visitando seu blog depois de tanto tempo e tenho uma novidade, estou grávida. Estou muito feliz.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo