22 de mar de 2012

Carne de panela e polenta


Umas das melhores coisas de quando o clima se torna mais ameno, a temperatura cai um pouco, é sem sombras de dúvida a sensação de aconchego que vem junto. E com isso dá pra abusar de receitas mais quentinhas, se bem que pra mim todo tempo é tempo! rs
E como hoje Uberlândia amanheceu, assim, com carinha de chuva [que acabou de desabar] e uma brisa fresca, resolvi dar repeteco numa das minhas receitas que mais gosto e que já publiquei aqui, a carne de panela com cebolas.
Só que dessa vez, além de acrescentar as cenouras, coloquei também um pouco de mostarda l'Ancienne e fiz uma polenta delícia com leite!

Olha a receita de novo da carne:

Ingredientes:
700g de acém picado medianamente
3 batatas médias picadas [se quiser pode colocar cenoura picada também]
2 dentes de alho amassados
2 cebolas grandes em rodelas não muito grossas
3 col. [sopa] de azeite
1 col. [sopa] de aceto balsâmico
1 col. [sopa] de shoyu
3 col. [sopa] de vinho tinto seco
Cominho, tempero árabe a gosto
Sal


Modo de fazer:
Tempere a carne com o cominho, tempero árabe, sal alho, o aceto, shoyu, vinho e e reserve por 20 min, no mínimo.
Corte as cebolas em rodelas, separe os anéis e cubra o fundo da panela de pressão com elas, regue com azeite e coloque a carne. Tampe e deixe cozinhar por 30 min. depois que pegar pressão. Não é necessário colocar água, a cebola e a carne têm o suficiente para o cozimento. Depois dos 30 mim. , retire a pressão e veja a textura da carne, corrija o sal se for preciso. Se precisar de mais tempo, tampe novamente. Se a carne já estiver macia, coloque as batatas picadas, tampe e deixe por mais 5 min. Abra e deixe cozinhar mais um pouco destampada pra apurar o molho.
Se preferir, pique cebolinha verde e cubra ao final do cozimento.

Fica um sonho de bom! ;oD

5 Comentários:

Lylia disse...

Olá,
Uma combinação perfeita: carne de panela e polenta.
Bj e boa quinta,
Lylia

Cantinho da Zazá disse...

Oi Paty!
Nossa! Agora vc me pegou... eu adoro carne de panela e adoro polenta! Os 2 juntos então nem se fala!!!
Vou te contar uma coisa (e ao mesmo tempo tentar me desculpar pela ausência) ... com este post eu percebí que tava com saudade de vc!!!
Bjs,
Zazá

Gabriela disse...

Olá já estou seguindo seu blog, porém só hoje consegui um tempinho para conhecê-lo melhor e comentar. Amei o blog bjus e bom fim de semana

Renata disse...

Oi Paty!

Uma das coisas que mais gosto nesse tempo mais fresco (graças a Deus!) é justamente o fato de conseguir comer essas delícias com mais vontade.
Faço carne como a sua volta e meia, pois além de gostosa, ela rende, pois o namorado é muito bom de garfo!
Polenta eu nunca fiz, só angu, que não é muito diferente, né?

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

rose japan disse...

adorei seu cantinho
rose jp

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo