28 de ago de 2012

Um pouco das comidas cearenses

Bolinha de carne

Ah, não dá pra deixar de falar das  comidas que experimentei nessas férias né. 
E falo pra vocês que não foi pouca novidade, porque não foi, comi muito e muito bem! rs
Mas devo deixar claro que deixarei muitas com vontade de ler a receita de alguns pratos por aqui, mas é que eu não fiz nenhum prato por lá, aliás, até fiz, mas de duas  receitas já batidas por aqui, então vou aproveitar pra só mostrar as novidades da terrinha amada! ;oD

Bolinha de carne empanada
Bolinha de carne empanada! Com certeza essa é uma das iguarias que eu mais adoro! Como por pura gula e nem remorso sinto! rs E é pedida obrigatória por lá seja em festas, almoços especiais e petiscos.

Baião de dois
Baião de dois já é um dos pratos famosos da culinária cearense, e esse foi o meu primeiro almoço por lá. Ah, pense nessa delícia com feijão verde e queijo de coalho bem quentinho... Hummm, de comer rezando pra não acabar! rs

Peixe frito
Nada acompanha melhor uma cervejinha gelada na beira do açude do que esse belo peixe [esqueci qual é!!] frito! bem sequinho, nem de longe exarcado e com tempero no ponto certo... Ô saudade!!!

Buchada de Bode
Outro prato típico é a Buchada de bode! Essa iguaria é uma verdadeira delícia pra se comer com um arroz branquinho e uma bela farofa de cuscuz! Mas não é muita gente que a topa não, e nem só porque é um prato extremamente forte, mas é que muita gente faz o maior mimimi por conta dos ingredientes! rs

Buchada de bode com sangue
Outra buchada deliciosa! Pra essa usaram também o sangue como tempero!

Guiné
A galinha-d'Angola, nativa da África, também é conhecida no Brasil como galinhola, angolinha, pintada ou guiné é outro prato delicioso que é feito por lá e já tem se tornado um prato mais especial, oferecido mesmo quando se quer agradar o convidado, bem como a buchada!

Peixe recheado e assado no bafo
Esse peixe foi temperado pelo meu Tio Murilo, e ficou simplesmente divino!! E como se não bastasse só o peixe, ele e mamys o rechearam com uma farofinha úmida que ficou um sonho, quase um pirão!! E pra acompanhar ainda teve uma bela salada de folhas, tomate, azeitona e batatas!!!


Mungunzá
Essa é uma delícia que só aprendi a comer depois de adulta! Também é um prato forte. É como se fosse uma feijoada, só que feita com feijão e milho... Ai ai, a boca enche d'água só de lembrar... huuuummmm


E é claro que comi muito mais coisas, como muita galinha caipira, farofa de cuscuz, camarão, lagostim e piri pororó, mas quis deixar registrado mesmo um pouco mais do que é realmente a comida "da terra"!
Mas ainda não acabou viu, depois volto com mais algumas fotos de algumas idas aos mercados! ;oD

Xerinhos!!!







4 Comentários:

Flor de Sal disse...

Adorei tudo ... bem a Buchada de bode acho ke não é para mim! Adorei a sua cozinha e vou voltar!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Muita coisa boa junta em um lugar só! Adorei!
Bjs, uma boa noite e ótima sexta-feira!
CamomilaRosa

Ana Paula Jerônimo disse...

Menina, tô conhecendo seu blog agora e essa página me chamou a atenção de tanta coisa gostosa. Sou filha de nordestinos, então daqui já dá pra você saber né? Eu não viro a cara pra nada. Buchada de bode então, acho que se destaca nos meus preferidos.

Adorei sua cozinha depois eu volto aqui viu!
http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

bjuuuu!!!

Tétis de sereia disse...

Esse peixe da foto, aqui em Fortaleza, todos o conhecem por cará, mas seu nome mesmo é tilápia, realmente ele frito e sequinho é uma delicia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Dona Amélia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo